Como converter mais e melhores pacientes com um plano de comunicação para sua clínica odontológica

March 26, 2018

 Depois de 20 anos no mercado de saúde, constatei que existem duas verdades absolutas:

 

01 - Todo profissional de saúde acho que tem algo especial;

02 - A maioria dos pacientes não consegue enxergar esse "algo especial".

 

 A comunicação e o marketing são hoje o grande diferencial que define se sua clínica vai ficar cheia de bons pacientes ou se não vai ter ninguém na recepção. Por que? Porque os demais aspectos estão muito equilibrados: tecnologia, conhecimento, espaço físico e equipamentos estão muito nivelados.

 

  Então, a pergunta que fica é: como comunicar os benefícios da sua clínica odontológica? Para uma boa comunicação da sua clínica você precisa cumprir os 3 passos a seguir:

 

01- Conheça seu público

 

 O primeiro passo para uma boa comunicação é definir quem são os receptores da sua mensagem. E aqui não vale aquele definição preguiçosa que encontramos muito nas nossas consultorias de marketing odontológico: "homens e mulheres da classe C".

 

 Isso é extremamente genérico. Você precisa conhecer seu público alvo a nível de detalhe. Quem eles são? Onde moram? O que eles dentro de casa? Em que eles trabalham? O que fazem nas horas vagas? Como gastam seu dinheiro? 

 

 Onde encontrar esses dados? Muitas vezes junto aos seus próprios pacientes atuais. Outras vezes, pesquisando, e muito. Bases de dados do IBGE, PNAD, dados de pesquisas públicas, prefeituras, etc.

 

Complicou? Coloque esse trabalho nas mãos de uma empresa de marketing para dentistas. Acredite, o investimento vai valer a pena.

 

02 - Defina o que você quer ser para seu público alvo

 

 Uma vez que você sabe quem você quer atender, é necessário definir claramente a sua mensagem.

 

Que mensagem? O que você tem bom para oferecer e que seja realmente atrativo para o seu público alvo. Se você fez tudo certo no passo 01, você já sabe o que seu paciente alvo valoriza, o que ele esta disposto a pagar ou não.

 

  Agora é preparar a mensagem certa para atrair o seu público alvo, e a mesmo tempo espantar quem você não quer atender. Isso mesmo. Sua mensagem tem que ser tão eficiente para atrair quanto para repelir as pessoas que você não deseja atender.

 

  Aqui entra em cena uma parte importante do marketing odontológico e que 99% das clínicas falham por delegarem essa importante tarefa que é a redação de textos e anúncios para empresas de marketing odontológico que não tem a capacidade de escrever textos que convertem.

 

  Novamente, escolha uma boa empresa de marketing para dentistas e você verá que o investimento vai retornar. Garantido.

 

03 - Escolha os canais certos para levar sua mensagem ao seu público alvo

 

  Agora é a hora de colocar a mão na massa e criar o seu super kit de atração e conversão de clientes. 

 

  De acordo com o perfil do seu público alvo definido lá no passo 01, você vai usar um outro tipo de mídia, digital ou analógico, inclusive mesclando os dois.

 

  Mas o que mais importa é que os canais sejam aqueles que os seus pacientes alvo usam para se informar, educar e se divertir.

 

  De posse da sua mensagem redigida com técnicas de copywiriting adequadas, usando os canais certos, a atração de bons clientes é certa.

 

 O passo final é converter seu paciente dentro do seu consultório, onde um candidato a paciente mais qualificado que buscou seus serviços porque viu valor, exatamente aquela proposta que você construiu tão bem por conhecer seu paciente ideal a fundo.

 

Conclusão

 

 Para converter mais e melhores pacientes usando um plano de comunicação você deve seguir as 3 etapas acima que são: entender a fundo o perfil do paciente alvo, montar uma mensagem de valor com técnicas de redação de texto que convertem e usar os canais de mídia mais adequados para posicionar sua mensagem na mente do seu cliente.

 

 Quer ajuda para montar o seu plano de comunicação para sua clínica odontológica? Conte com a ajuda da Sênior Marketing. Uma pequena consultoria premium global de marketing odontológico presente em São Paulo, New York e Lisboa. Conhecimento e know-how internacional ao seu alcance. Ligue e fale com um consultor ou mande sua mensagem agora!!

 

Sênior Marketing

 

 

 

   

 

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