3 maneiras de perder pacientes na sua clínica

May 16, 2017

Fala-se muito sobre como captar pacientes, como melhorar a captação de pacientes, dicas de captação de pacientes. Basta navegar na internet e você vai encontrar toneladas de conteúdo, alguns bons, outros nem tanto de técnicas de captação de pacientes.

 

  Mas o que não é falado, que não é discutido abertamente é que muito do que você faz hoje, tem o efeito inverso: faz você perder pacientes.

 

Nesse artigo, quero explorar, baseado em nossa experiência em consultoria de marketing para clínicas e consultórios, práticas e atitudes que presenciamos em mais de 200 clínicas que já atendemos que fazem as clínicas e consultórios perderem pacientes. Veja se você também comete algum desses erros e corrija-o imediatamente. Se não comete, aprenda com o erro dos outros ( a melhor maneira de aprender) e evite-os:

 

1 - Promessa muito acima da entrega

 

 Sua propaganda vende um serviço premium e a entrega é padrão ou básica. Você de alguma maneira esta criando uma falsa expectativa no seu cliente em potencial.

 

  É o caso daquelas pequenas ou minusculas clínicas odontológicas que tentam ser tudo para todo mundo. Simplesmente não conseguem ser. Sabe por que? Porque não tem escala. Não geram pacientes suficientes para conseguir atender com a devida qualidade e atenção pacientes para girar uma clínica que atenda a todos os tipos de procedimentos. Mas vendem a ideia que são um "one Stop Shop". Ou seja, um local onde o paciente supostamente pode resolver todos os seus problemas odontológicos no mesmo local. Não conseguem. Falsa promessa. O resultado? Os pacientes vão embora...e falando mal.

 

2 - Não dão a devida atenção as queixas dos pacientes

 

O paciente faz uma reclamação e a coloca na bonita caixa de sugestões que fica na recepção. O que acontece? Nada. É assim na maioria das clínicas. Ninguém faz nada. Bom, alguém faz alguma coisa...o paciente. Ele geralmente vai embora e nunca mais volta. E vai falando mal da sua clínica, geralmente para 7 pessoas que ampliam esse alcance nas redes sociais e sites de reclamações.

 

3 - Massificação do atendimento

 

 Fui em um neurologista outro dia e a consulta durou 15 minutos. Ele nem colocou a mão em mim. Fiquei frustado. Claro, a clínica criou um processo do tipo "Mc Donalds", o varejo da medicina. Consultas rápidas, baratas e impessoais. E não reclame...senão vá para o SUS. Talvez fosse melhor ter ido mesmo...

 

  A internet tornou as coisas e as relações efêmeras. Mas acredite, esse tipo de comportamento não é universalmente aceito. Especialmente se você trabalha com um público alvo mais elitizado, deveria repensar seu modelo de negócios.

 

  A massificação no atendimento leva a baixa fidelização e se encaixa muito bem para negócios que são de baixo valor agregado. Você até topa pagar por um sanduíche no Mc Donalds, onde a atendente nem olha na sua cara e segue um script padronizado. Mas será que esse modelo funciona para quem procura um serviço de saúde? A minha vivência com consultoria de gestão e marketing para profissionais de saúde mostra que o caminho do sucesso vai na direção contrária.

 

Conclusão

 

 Ganhar novos pacientes é bem difícil. Mas para perde-lós é fácil, fácil. Basta seguir algumas das práticas acima.

 

  Se você quer diferenciar seu, consultório ou clínica da massa de concorrentes que existem no mercado, entre em contato conosco. Nos podemos ajudar!

 

Sr. Site / Sênior Marketing

Marketing de Resultados

 

 

Please reload

Featured Posts

Marketing odontológico guia definitivo

November 14, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

November 6, 2019

Please reload

Archive
Please reload