Dicas para a criação de um site para a era móvel

September 16, 2015

Uma nova expressão esta muito em voga no jargão da tecnologia da informação: Design Responsivo. Mas o que é o design responsivo? Basicamente, simplificando bastante o design responsivo é um conjunto de técnicas e ferramentas que são utilizadas para tornar um site funcional em qualquer tipo de dispositivo, seja ele um tablet, uma tela de 25 polegadas ou um netbook.

 

Com a crescente participação dos tablets e smartphones no mercado de internet, as empresas passaram a perceber que tinham que permitir que seus clientes pudessem acessar seu website também por esses dispositivos. 

 

O fato é que as tecnologias utilizadas antes do aparecimento dos dispositivos móveis não estavam preparadas para permitir que um site fosse acessado via uma tela de proporções muito menores do que os computadores de mesa. Então, sites com mais de 5 anos começaram a encontrar problemas para serem acessados via um iPhone, por exemplo. Com isso, a empresa passou a perder clientes, pois simplesmente não estava disponível para o cliente que tinha um dispositivo móvel.

 

Estima-se que até o final de 2014, cerca de 1,5 bilhão de pessoas passaram a ter algum tipo de dispositivo móvel. No Brasil já temos mais de 240 milhões de celulares e smartphones habilitados. Desse total, cerca de 35¨% tem acesso a internet. E as pessoas estão cada vez mais acostumadas a acessar a internet via esses dispositivos, para pesquisar, se informar e comprar.

 

A primeira dica então é: Tenha um site com design responsivo. Ou seja, seu site deve ser capaz de abrir e se formatar corretamente em qualquer tipo de dispositivo móvel.

 

A segunda dica é procurar um framework ou ferramenta de desenvolvimento de site que tenha inerentemente a capacidade de gerar sites responsivos. Vou citar aqui o Wordpress como uma opção. 

 

A terceira dica é de que muitas vezes o trabalho de tentar fazer um site antigo rodar em um design responsivo é mais caro e trabalhoso do que "jogar seu site fora" e construir um totalmente novo. Veja se essa é uma opção válida para o seu caso.

 

Concluindo, podemos dizer que dentro de no máximo 5 anos quem não tiver um site com design responsivo vai ficar equiparado aquelas empresas que não tem um site. Simples assim. Duro? Sem dúvidas, mas assim caminham os mercados e a tecnologia.

 

Sr. Site

www.srsite.com.br

 

Please reload

Featured Posts

Marketing odontológico guia definitivo

November 14, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

November 6, 2019

Please reload

Archive