Torne o seu cliente seu maior vendedor

September 15, 2015

 

 

As mídias sociais, os sites, blogs e outras ferramentas digitais vieram para descentralizar e popularizar o acesso à informação.

 

Atualmente, os grandes grupos editoriais penam para se manter de pé. De fato, eu não preciso mais esperar a edição impressa semanal da maior revista de circulação nacional. Os dados estão ali na internet, produzidos por milhões de pessoas que contribuem com informações em tempo real, diretamente de onde elas acontecem.

 

Hoje, o consumidor virou também um produtor de conteúdo. Na medida em que ele tem acesso a sites como o Reclame Aqui, o consumidor passa a ser também um produtor de informações. Na era da internet, as empresas que quiserem transformar seus clientes em vendedores da sua marca devem prestar um excelente serviço e ao mesmo tempo permitir que seus clientes contem a todos os outros sobre essa sua boa experiência.

 

Não vou focar aqui no ponto que é obvio, deixando claro que o mesmo canal que permite transformar um cliente satisfeito em advogado e vendedor da marca, também possibilita que alguém insatisfeito com um serviço ou produto recebido possa advogar totalmente contra a marca. A qualidade é premissa básica no atual mercado consumidor. Sem ela, não existem estratégias ou atalhos para o sucesso. A qualidade da prestação do serviço é condição básica para subsistência da empresa no mundo moderno.

 

Por tudo o que foi dito acima é fundamental que as empresas permitam que o seu consumidor fale abertamente a respeito da sua empresa em um maior número possíveis de canais. Para tal, sua empresa pode:

 

 

  • Ter um website que permita que o consumidor compartilhe a página de um produto ou serviço em redes sociais.

  • Ter um página no Facebook estimulando diariamente o exercício do diálogo e aprendizagem junto ao seus consumidores.
  • Ter uma conta no Twitter onde sua empresa possa ter um canal de atendimento em tempo real dos seus clientes para tirar dúvidas e resolver problemas.
  • Ter um conta no Youtube e postar vídeos de demonstração de produtos, casos de sucesso, tutoriais, etc.
  • Ter um blog que permite comentários dos clientes e incentive a troca de informações.

 

 

Independentemente da estratégia adotada, o que importa é que seus consumidores vão dar testemunhos a respeito da sua empresa. A chamada prova social tem muito maior credibilidade perante os consumidores do que a propaganda tradicional em que as empresas falam e falam sobre si mesmas.

 

Prepare sua empresa para oferecer a melhor experiência de consumo ao seu cliente e torne-o advogado e vendedor da sua marca.

 

Sr. Site

www.srsite.com.br

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