Como montar uma loja virtual de eletrônicos

September 14, 2015

O empreendedorismo digital esta em alta no Brasil. Enquanto os números do varejo de rua padece com taxas cada vez menores de crescimento, o comércio virtual segue em sentido contrário com taxas de crescimento de dois dígitos anualmente.

 

Embalados por esse crescimento muitos empreendedores que já tem seu negócio online ou aqueles estão começando um novo negócio procuram na internet um novo canal de vendas.

 

A internet é sem dúvida alguma um excelente canal de vendas. Com uma boa loja virtual e uma campanha de promoção e propaganda bem pensada, especialmente ancorada em divulgação no Google que hoje responde por mais de 90% das pesquisas no Brasil, as chances de sucesso são reais.

 

Um dos mercados mais populares na internet é o setor de eletrônicos. De fato, durante muito tempo, eletrônicos e livros eram os campeões de vendas na internet. Nos últimos dois anos esse segmento vem perdendo terreno para os segmentos de moda e acessórios. Mas montar uma loja virtual de eletrônicos esta longe de ser um negócio ruim.

 

A grande questão aqui não é se o mercado é bom ou ruim. No atual competitivo mercado online de eletrônicos ou você se diferencia por preço ou se diferencia por atendimento e qualidade. Disputar por preço com grandes redes que já tem presença maciça na internet é uma tarefa árdua. Afinal, por serem varejistas que tem também uma presença forte no varejo tradicional com vários canais de distribuição tem muito mais condições de barganhar preços e condições de pagamento que um pequeno empreendedor não tem.

 

Entretanto, o pequeno empreendedor tem a vantagem da agilidade e do atendimento personalizado. Um bom segmento dentro do mercado de eletrônicos é o de modelos de alta gama ou top de linha. Se você investir nesse segmento vai encontrar um público com alto poder aquisitivo e ávido por consumir novidades. Geralmente esse público não é bem atendido por redes maiores que focam em produtos mais "populares" ou genéricos, deixando uma lacuna para o pequeno empreendedor.

 

Essa segmentação, ou seja, focar em um pequeno grupo de consumidores em um grande mercado pode trazer muitas vantagens. Primeiro, as margens de lucro são superiores a do tradicional varejo de eletrônicos. As margens do varejo de eletrônicos que os grandes varejistas trabalham são pequenas e eles só conseguem obter grandes lucros devido ao seu porte e volume de vendas. Então, para o pequeno empreendedor abrir uma loja virtual de eletrônicos de um nicho específico faz muito sentido.

 

Um ponto fundamental no sentido de montar uma loja segmentada é a seleção e escolha de parceiros e fornecedores que possam abastecer a loja com novidades. Hoje com a internet e uma pouco de domínio da língua inglesas é possível descobrir fornecedores no mundo todo. Visitar feiras do segmento também é um boa estratégia para encontrar bons fornecedores.

 

Montar um plano de negócios é uma boa prática, entretanto, deve-se entender que o plano de negócios é apenas um guia e não uma garantia de que tudo vai funcionar conforme planejado. Os americanos gostam de usam um conceito genericamente chamado de "fail fast" (ou erre rápido numa tradução livre). Eu particularmente gosto desse conceito. É melhor você planejar um pouco, pesquisar um pouco e testar, testar e testar de novo. Se o mercado existe e você tem uma boa ideia não se atenha a planos ferrenhos e que levam meses para ficar prontos. Ai o mercado já pode ter mudado e você perderá a oportunidade.

 

Enfim, para montar uma loja virtual de eletrônicos, selecione um nicho, verifique (rapidamente) se o mercado realmente tem volume suficiente para sustentar seu negócio, procure e selecione bons fornecedores e teste sua ideia montando uma loja virtual.

 

Sr. Site

www.srsite.com.br

 

 

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