Site ou Facebook?

September 9, 2015

 

 

Nos meus trabalhos de consultoria de marketing digital, muitos clientes perguntam se é melhor ter um site ou uma página no Facebook. Minha resposta na grande maioria das vezes é: os dois!

 

Sim, um site empresarial tem a função básica de formalizar a sua presença digital na internet. Seria como se você estivesse abrindo um endereço comercial da sua empresa na internet. Um site empresarial pode ter vários propósitos: 

 

 

  • Fortalecer a imagem da empresa

  • Captar clientes
  • Efetuar vendas
  • Ser um canal de comunicação

 

 

Entenda que um mesmo site pode ter várias dessas funções dentro dos seus macro objetivos. Um site de e-commerce por exemplo, pode ser também um canal de comunicação da empresa. Enfim, ter um site empresarial significa mostrar sua empresa para o mundo, romper barreiras e se tornar uma empresa inserida no comércio global. Temos vários clientes que são microempresas instaladas em salas de 25m2 ou mesmo no quarto do empreendedor e que vendem seus produtos para outros estados e mesmo países.

 

E o Facebook? Vale a pena ter uma página empresarial nele? Essa página substitui um site empresarial? Sem dúvida alguma vale a pena ter uma página empresarial no Facebook, desde que as perguntas abaixo tenham respostas claras do empreendedor:

 

 

  • Sei para que serve o Facebook?

  • Meu público alvo esta no Facebook?
  • O que meu público alvo gostaria de ver na minha página no Facebook?
  • Quem vai publicar conteúdo no Facebook?
  • Com qual periodicidade?

 

 

Enfim, senão houver um entendimento claro do que é e para que serve o Facebook, pode ser bem complicado investir nessa mídia. Uma página no Facebook complementa a ideia de um site mas nunca o substitui. No site a mensagem é unidirecional na maioria das vezes. A empresa é a emissora e seus visitantes os receptores. Já em uma página no Facebook o canal é bidirecional. Dai a necessidade da empresa esta mais bem estruturada e preparada para atender as demandas dos clientes que com certeza virão.

 

Diria que primeiro é preciso criar um site empresarial e depois sim integra-ló a um bem trabalhada e planejada página no Facebook. É preciso seguir uma escala dentro do marketing digital e na minha opinião, pelos menos 90% das microempresas não estão preparadas para abrir uma página empresarial que traga resultados no Facebook.

 

Na dúvida converse com um consultor de marketing digital e descubra em que estágio sua empresa esta.

 

Sr. Site

www.srsite.com.br

 

Please reload

Featured Posts

Marketing odontológico guia definitivo

November 14, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

November 6, 2019

Please reload

Archive