Entrega no e-commerce - Você tem um plano B

August 31, 2015

É sabido por todos que um dos gargalos do e-commerce, especialmente no caso brasileiro é a logística. Claro, com estradas esburacadas, frete nas alturas e portos abarrotados, entregar uma mercadoria pode ser um suplício.

 

Acontece que é na entrega que acontece a maior parte da fidelização de clientes. De fato, ter uma loja bonita e bem formatada, um preço atraente e boas condições de pagamento, aliada a uma propaganda e promoção primorosa contribui e muito para o sucesso de vendas em uma loja virtual. Entretanto, é no momento da entrega que o cliente avalia se todo aquele "charme" da loja virtual valeu a pena. Afinal, prometer e não entregar pode ser mortal para uma operação comercial.

 

A maioria das pequenas empresas brasileiras se apoia nos Correios para fazer suas entregas. Sem dúvida os  Correios são um player de logística com ampla penetração no território brasileiro com grande rede de postos de coleta e retirada de mercadorias. Suas tarifas não são baratas mas estão dentro do patamar praticado no Brasil.

 

A maioria das lojas virtuais já vem preparadas para integração com a tabela de fretes dos Correios. Acontece que todo o trâmite é feito online no momento da venda e muitas vezes o servidor dos Correios que calcula esse frete esta fora do ar. Como consequência a transação no seu site pode não ser completada.

 

Em uma situação ideal, como contingência, no mínimo cada lojista deveria ter um contrato com um outro operador logístico em paralelo aos Correios. Existem várias empresas especializadas em transporte de cargas pequenas ou fracionadas com custo muito semelhante aos Correios. Eles poderiam ser acionados no momento em que os Correios falassem.

 

Vale lembrar que em entrevista recente de um diretor dos Correios, a instituição esta investindo fortemente em infra-estrutura visando minimizar qualquer tipo de falha em seus sistemas de informação.

 

Concluindo, mantenha um plano de contingência bem estabelecido, pois o pior que pode acontecer é você não vender e não conseguir entregar.

 

Sr. Site

www.srsite.com.br

 

Please reload

Featured Posts

Marketing odontológico guia definitivo

November 14, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

November 6, 2019

Please reload

Archive
Please reload