A verdade sobre otimização de sites para buscadores

August 31, 2015

Ter seu site listado na primeira página do Google é objetivo de 10 em cada 10 empresas que tem um web site.

 

Com seus milhões de busca realizados diariamente o Google é o lugar onde todos querem estar. Mas afinal, o que é preciso fazer para que seu site esteja listado entre os 10 mais da primeira página do buscador?

 

Em primeiro lugar já vamos adiantando que não existe mágica. É necessário técnica, tempo e trabalho sério e constante para que o Google consiga ver seu site no meio da multidão.

 

Não se iluda com o canto de sereia de empresas que prometem colocar seu site no dia seguinte na primeira página de resultados do Google. Elas podem até conseguir, mas muitas vezes utilizam técnicas totalmente obscuras e não recomendadas pelo Google. Este ao descobrir que seu site está aplicando determinadas técnicas pode e geralmente vai punir seu site, retirando-o dos resultados das pesquisas. Então em primeiro lugar, procure uma empresa de marketing digital séria que vai com tempo e dedicação aplicar técnicas lícitas e válidas pelos buscadores para conseguir um bom posicionamento.

 

Lembre-se de que é preciso analisar o nível de concorrência do seu mercado. Faça uma pesquisa. Vá até o Google e digite as palavras que você usaria para encontrar um produto ou serviço como o que você realiza. Eu fiz esse teste com as palavras-chave "painel elétrico". O Google me retornou um resultado com o total de 3.660.000 (três milhões, seiscentos e sessenta mil) resultados! Logicamente essa é uma busca ampla que envolve interesses diversos, como por exemplo: pessoas que querem comprar painel elétricos, outras que querem aprender como se monta e talvez até mesmo aquelas que procuram vagas de emprego para profissionais que saibam montar um painel elétrico.

 

A diversidade e o nível de concorrência sobre determinadas palavras-chave vai de encontro ao tamanho do seu mercado. Então, se você vende churrasqueiras em Belém do Pará tente avaliar qual o tamanho do seu mercado regional e trabalhe os textos e toda a estrutura do seu site com as palavras-chave que enfocam o seu mercado local. A concorrência será menor, mas também o público alvo. Agora, se sua empresa atua em nível nacional prepara-se para enfrentar uma concorrência ferrenha. Por certo, empresas maiores terão profissionais e até departamentos trabalhando constantemente a estrutura do site para que ele se posicione bem no Google.

 

Esse post não tem a intenção de esgotar o assunto, mas a mensagem aqui é mostrar que não existem atalhos, ou melhor, eles existem, mas você deve evita-lós. Nos da Sr. Site sempre falamos para nossos clientes que são em sua maioria pequenos empreendedores que, tempo e empenho são as melhores técnicas para um bom posicionamento. Claro que procuramos sempre partir de uma base sólida, com um site seguindo as melhores práticas SEO. Mas sempre frisamos que as boas empresas também bebem na mesma fonte, então como se diferenciar? Estruturação técnica sólida seguindo boas práticas de desenvolvimento de um site, não somente com foco em mecanismos de busca, mas baseado em uma ciência maior chamada arquitetura da informação, conteúdo relevante para seu público, estudo detalhado do mercado e do comportamento do consumidor ao fazer suas pesquisas no Google e principalmente, constância de propósito.

 

Sr. Site

www.srsite.com.br

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Marketing odontológico guia definitivo

November 14, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

November 6, 2019

Please reload

Archive
Please reload