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  • marcioasilv3

Qual tipo de marketing fazer para atrair mais pacientes

Atualizado: Set 18


Que tipo de ação de marketing atrai mais pacientes?

Toda clínica precisa ter um fluxo constante de atração e captação de pacientes. Afinal, seja sua clínica focada em consultas ou consultas + procedimentos, é fato de que sua agenda precisa de renovação e sua carteira de pacientes precisa ser incrementada constantemente.


A despeito das ações de marketing de relacionamento que devem ser implementadas na sua clínica para fidelizar e aumentar o tempo médio de vida e o valor médio que cada paciente captado investe na sua clínica, hoje queremos focar em 5 ações de marketing para atrair pacientes.


Nós sabemos que existem muitas dúvidas entre os profissionais de saúde se marketing na odontologia e se o marketing na medicina de fato funcionam.


Para começo de conversa, vamos nivelar alguns conceitos sobre alguns tipos de marketing e o que você deve fazer na sua clínica.


Existem ações de marketing que uma empresa faz que fortalece a sua imagem, sua marca. São as ações de marketing relacionadas a Branding.


Ações de branding como um site institucional, postagens em redes sociais, material gráfico bem feito e até mesmo matérias informativas em jornais, revistas e portais são todas ações de branding.


As ações de branding não tem a finalidade direta de gerar vendas. A função desse tipo de ação é tonar sua marca conhecida, memorável e até desejada em algumas situações.


Mas, não existe um compromisso direto entre ações de branding e captação de pacientes. Esses pacientes podem (e devem vir) ao longo do tempo pós ações de branding em virtude do reconhecimento da marca.


Você já deve imaginar que esse tipo de ação demora mais tempo para dar resultados em termos de captação de pacientes e exige altos investimentos, sendo também difícil mensurar os resultados (como você garante que um paciente veio pelo outdoor que ele viu na rua?).


Por outro lado existem as ações de marketing de performance. Essas, tem o objetivo claro e declarado de captar pacientes, gerar vendas, aumentar o fluxo de caixa.


O resultado dessas ações pode ser medido claramente. Ou houve um conversão ou não. São exemplos claros desse tipo de ação: Campanhas de captação de leads com impulsionamento de links patrocinados no Google, cujo resultado final é o preenchimento de um formulário de agendamento de consulta.


As ações de performance estabelecem uma relação clara entre total de dinheiro investido em determinado período de tempo (Exemplo: R$ 10.000,00 em um mês) e o retorno desse investimento (Exemplo: R$ 30.000,00 em um mês).


As ferramentas digitais facilitam bastante a apuração dos resultados, mas mesmo canais offline podem ser medidos, como número de ligações, atendimento inloco, calls de venda, etc.


Qual tipo de marketing fazer para atrair mais pacientes


Acredito que se você chegou até aqui já sabe que o marketing que sua clínica deve investir é o marketing de performance.


De fato, branding é muito importante quando sua clínica já tem um faturamento sólido, uma base de dados de clientes relevante e um conteúdo consistente para compartilhar.


Se sua clínica ainda não está nesse ponto, acredite, invista cada real que tiver em marketing de performance.

Esqueça essas propostas mirabolantes de pseudo gurus de marketing para médicos e dentistas que dizem para você fazer postagens no Facebook, no Instagram, vídeos bem legais no Youtube, etc, etc.


Se sua clínica precisa (e quem não precisa?) gerar caixa, faturamento, lucro, o único marketing que interessa é o que coloca pacientes particulares pagantes no seu consultório.


São exemplos clássicos de ações de marketing voltados a branding (institucional)

  • Site

  • Papelaria

  • Gerenciamento de rede sociais

  • Marketing de conteúdo



São exemplos claros de ações de marketing de performance voltados a captar pacientes e gerar vendas diretas:

  • Campanhas de links patrocinados no Google direcionados a conversão

  • Campanhas de vídeos impulsionados nos stories do Instagram direcionados a conversão

  • Lives no Instagram com Call to Action claros para conversão

  • Campanha de captação ativa de pacientes em empresas

  • Campanha de captação ativa de pacientes em eventos

  • Parcerias comerciais com trade shows e live days de exposição de serviços

  • Etc.


Lembre-se, o objetivo final de investir em marketing é a captação de pacientes particulares pagantes que vão alimentar a sua agenda diariamente, movimentando sua clínica e tornando a clinica sustentável. Todo o resto é colateral.


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