Buscar
  • Sênior Marketing

Os 5 maiores erros de marketing odontológico


Nesse artigo queremos ajudar você profissional de odontologia a evitar os 5 maiores erros de marketing odontológico que impendem você de atrair e converter os melhores pacientes para seu consultório ou clínica odontológica.

Vamos direto ao ponto:

01 - Falam de tratamentos e não de problemas

Um erro clássico que os dentistas e suas "agências de marketing odontológico" cometem repetidamente é falarem repetidamente em sua comunicação com o mercado sobre os tratamentos que eles realizam.

São posts sobre tipos de aparelhos ortodônticos, vídeos abordando técnicas modernas de implante. Mas os pacientes não estão interessados em nada disso. Eles buscam soluções de problemas.

As pessoas estão no Google buscando ativamente por problemas relacionados a odontologia. Elas não sabem, a priori, se a melhor solução para um dente amarelado por uso prolongado de cigarro é fazer um clareamento dental ou o uso de facetas de porcelana.

É você quem deve explicar que o problema "dentes amarelados" tem a solução A ou B (ou N).

Em resumo, se você descrever o problema que a pessoa tem melhor que ela mesma consegue, naturalmente essa pessoa assumirá que você é tem autoridade e conhecimento para resolver o problema dela.

02 - Imediatismo

Como a grande maioria dos profissionais de odontologia trabalham com orçamentos direcionados para marketing limitados, eles ficam ansiosos e tentam ao máximo que uma única peça ou campanha promocional produza vendas imediatas.

Serviços de odontologia são serviços de especialidade. Dificilmente uma pessoa vai passar a mão no telefone e ligar para agendar uma consulta com um dentista porque foi impacto uma única vez por uma publicidade da sua clínica, seja ela online ou offline.

O imediatismo de resultados que a grande maioria dos profissionais de odontologia atribui ao marketing é uma ilusão.

É preciso que o potencial paciente primeiro conheça sua oferta, passe a ter interesse pelo seu serviço, confie na sua proposta para somente então tomar a atitude de ligar e agendar uma consulta. Logicamente, esse ciclo tem um tempo próprio que não pode ser desrespeitado.

03 - Investimento insuficiente

Quando falamos de investimento nós referimos ao investimento financeiro e de tempo.

Influenciados por pseudo-gurus de marketing para dentistas e agências pouco sérias, tem sido vendido a imagem de que basta investir alguns poucos reais por mês na última rede social da moda para "bombar" seu consultório.

De fato, as ferramentas online proporcionam uma visibilidade sem precedentes a custo baixo, mas ainda assim existe um custo.

Some-se a esse fato, o desconhecimento da maioria dos profissionais do entendimento de que resultados de marketing estão diretamente relacionados ao investimento realizado.

Se você tem R$ 1.000,00 por mês para investimento em marketing por 3 meses não espere obter o mesmo resultado de outro profissional ou clínica que investe R$ 5.000,00 por 12 meses.

Isso não significa que quem não tem verba não deve investir em marketing. Apenas aponta que as expectativas devem ser calibradas em razão direta do investimento realizado de tempo e dinheiro em ações de marketing.

04 - Público-alvo muito amplo

Um dos principais erros que muitos profissionais de odontologia cometem é não terem uma segmentação de mercado precisa.

Alguns acreditam que segmentar um público-alvo envolve definir uma classe social. Por exemplo, sua clínica pode querer focar em pessoas da chamada Classe C.

Porém, esse tipo de segmentação é muito amplo e pobre em resultados. Entenda que dentro da chamada Classe C do exemplo, existem pessoas com a mesma faixa de renda que não dão a mínima para a saúde bucal, ao passo que outras valorizam, desejam e pagariam por seus serviços, ainda que com sacrifícios financeiros.

Segmentar o mercado é escolher. Você precisar escolher seus pacientes. Se isso soa estranho para você é porque precisa entender melhor esse conceito.

Quando você define o nível de renda, a faixa etária, a região geográfica e o comportamento social das pessoas que quer focar, está na verdade fazendo segmentação de mercado.

Direcionando seus esforços de marketing para pessoas que tem mais perfil com sua proposta de trabalho vai ser mais fácil fazer a captação de pacientes.

05 - Não demonstram resultados

Ok, o CRO não ajuda muito proibindo que você demonstre os resultados do seu trabalho de uma forma ampla.

Mas não está escrito em lugar nenhum que você não possa contar para quem interessa quais são as realizações que você já conseguiu na sua vida profissional.

Como você mostra seus resultados? Com números.

Se você é um implantodontista deveria divulgar o número de cirurgias bem sucedidas que já fez. É um ortodontista? Quantos pacientes já concluíram um tratamento com sucesso na sua clínica? Nada vende mais do que fatos.

Mostre os números certos no seu marketing. Ninguém compra anos de estudo, número de diplomas, etc. Todo mundo compra resultados. Quantas cirurgias você já fez, quantos procedimentos do tipo X já executou, quantos pacientes já fizeram consulta com você. As pessoas compram o que você faz com seus diplomas, seus anos de experiência. Simples assim.

Conclusão

Para atrair e converter novos pacientes na sua clínica é preciso investir em marketing. Marketing na odontologia envolve vários passos. Muitos profissionais cometem erros básicos que minam suas possibilidades de atrair bons pacientes.

Para evitar esses e outros erros de marketing na sua clínica odontológica conte com a nossa consultoria de marketing para dentistas. Entre em contato e fale com um consultor de dentistas!


Senior Marketing

Marketing para dentistas

+55 (11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

#marketingodontologico #captarpacientes #captaçãodepacientes #marketingnaodontologia

34 visualizações

SENIOR GESTÃO E MARKETING 

A Senior é especialista em estratégia e gestão e marketing para dentistas, médicos e demais empresas de saúde.

  Somos uma empresa focada em resultados e trazemos para nossos clientes um conjunto completo de soluções em gestão empresarial, marketing e sistemas.

Conheça : www.seniormarketing.com.br

ONDE ESTAMOS

 

Brasil: 

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 550, 4º andar, conjunto 42 |  Brooklin |  São Paulo – SP | +55 11 3254 74 51 

atendimento@seniormarketing.com.br

Portugal:

Av. da Liberdade, 110 - 1269 - Lisboa | Portugal | +351 21 145 13 70

geral@seniormarketing.pt

Horário de Funcionamento: 09:00 hs. as 17:30 hs. 

 

 

Senior Marketing.png