Buscar
  • Sênior Marketing

O que é e como implantar o fluxo de caixa na sua clínica


A organização financeira é fundamental para o bom andamento do dia a dia das clínicas médicas e odontológicas.

Um instrumento básico e necessário para o controle financeiro de clínicas médicas e odontológicas é o fluxo de caixa.

O objetivo fundamental dessa ferramenta é a apuração e a projeção do saldo disponível para que a clínica sempre tenha capital de giro disponível para bancar os gastos diários e eventuais investimentos.

Para que o fluxo de caixa funcione como uma ferramenta de apoio a tomada de decisão na sua clínica é preciso que sejam registradas todas a movimentação financeira da clínica diariamente (pagamentos de duplicatas, recebimentos de cheques, cartão de crédito, etc.).

A grande vantagem da ferramenta de fluxo de caixa é que ela dá ao gestor da clínica uma visão ampla do momento presente e futuro das finanças do negócio.

É uma excelente ferramenta para avaliar a liquidez e disponibilidade de caixa da clínica em qualquer momento ao longo do tempo.

Sabendo quanto tem a receber e a pagar o gestor da clínica pode tomar decisões de investimento, busca de crédito, expansão ou de marketing suportado por números reais e não por mera suposição.

É possível, por exemplo, prever a falta de capital em determinado momento no futuro e tomar decisões de redução de custos, renegociação de dívidas e até a solicitação de empréstimos bancários.

Como fazer o gerenciamento de fluxo de caixa

O fluxo de caixa final nada mais é que uma fotografia do saldo em dinheiro no caixa e em contas bancárias da sua clínica em um determinado momento.

Esse saldo é apurado pela diferença entre o valor total de recebimentos realizados em um período menos o valor total de pagamentos efetivados no mesmo horizonte de tempo.

O início do processo se dá pelo lançamento das contas a pagar e receber que sua clínica já assumiu como fixos, ou seja aqueles que são recorrentes.

Por exemplo, todo mês você vai ter que pagar o seu contador, então é fácil fazer um lançamento do valor previsto em um horizonte de tempo (digamos o tempo do contrato com o seu contador) no fluxo de caixa.

Da mesma forma, se você tem recebimentos de mensalidades de serviços recorrentes aos pacientes, como no caso de clínicas odontológicas que vendem tratamentos parcelados por longos períodos (ortodontia, por exemplo), basta fazer a projeção de parcelas a receber por paciente no seu fluxo de caixa.

A partir dai comece a lançar diariamente todas as entradas e saídas de dinheiro no seu fluxo de caixa.

Nesse momento você deve estar se perguntando: onde faço os lançamentos? Apesar de uma planilha do Excel resolver bem a situação, recomendamos fortemente que você utilize um software de gestão financeira para clínicas médicas e odontológicas, pela simplicidade, praticidade e facilidade de recuperação das informações. Existem várias opções no mercado. Pesquise e escolha o mais adequado para o perfil da sua clínica.

Um ponto muito importante a ser frisado é a montagem do seu plano de contas. O plano de contas nada mais é que uma categorização de toda despesa e receita na sua clínica.

Pegando uma clínica odontológica como exemplo, você poderia ter as seguintes categorias de contas:

Contas a pagar:

Água, luz, telefone, contabilidade, internet, protético, dental, seguros, comissões etc.

Contas a receber:

Tratamento de ortodontia, tratamento de implantes, tratamento de endodontia, etc;

A categorização facilitará a recuperação das informações. Assim, com uma boa categorização e um software de controle gerencial você poderá saber, por exemplo, qual o percentual que cada tipo de tratamento retorna no faturamento geral da sua clínica, assim como, onde estão os maiores gastos.

Conclusão

Fazer a gestão financeira da sua clínica é fundamental e a ferramenta de fluxo de caixa é um primeiro importante passo para isso.

Se você gostou dessa informação repasse para alguém que possa utiliza-lá. Se precisa de uma consultoria financeira para a sua clínica, entre em contato pelos canais abaixo:

Senior Marketing

Gestão financeira para clínicas médicas e odontológicas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

#gestãofinanceiraparadentistas #gestãofinanceiraparamedicos #fluxodecaixaodontologia #fluxodecaixaclinica

6 visualizações
(11) 3254-7451
Senior Marketing.png