Buscar
  • Sênior Marketing

O 3 processos fundamentais para ter uma clínica odontológica de sucesso


Não existe fórmula mágica, mas existem alguns processos básicos de gestão e marketing odontológico que quando seguidos aumentam as chances de sucesso.

É exatamente sobre esses processos, ou seja, sobre essas 3 grandes áreas que vamos explicar hoje de forma resumida, porém didática e esperamos que você que esta buscando uma melhoria dos resultados da sua clínica odontológica possa aproveitar de alguma forma.

Processos - O que é isso?

Processos são conjuntos de tarefas que juntas processam uma entrada em uma saída modificada. Quer um exemplo? O processo de atendimento clínico.

Imagine todos os passos que o paciente tem que dar ou etapas que ele deve percorrer desde o momento que entra em contato com sua clínica solicitando informações, agendando uma consulta inicial, passando pela sua primeira visita a clinica, o preenchimento do seu cadastro, o atendimento propriamente dito dentro da sala do dentista, o pagamento da consulta ou tratamento, o agendamento do retorno e sua saída da clínica.

A esse conjunto de atividades de atendimento damos o nome de processo. No caso, o processo de atendimento.

Quais são os processos que levam uma clínica a ter mais sucesso que outras? Você pode imaginar que dentro de uma clinica, ou mesmo dentro de um simples consultório com uma única cadeira existem vários processos sendo executados, ainda que você não perceba-os de forma concreta. Mas eles estão lá.

Contudo, clínicas que atingem alta lucratividade e pacientes satisfeitos e fidelizados são muito eficientes em 3 processos, a saber:

01 - Processo de captação de clientes

Envolve todas as atividade de captação de novos clientes e também de fidelização dos clientes atuais. Podemos dividir a captação em duas partes:

Passiva - Abordagem adotada pela grande maioria das clínicas, onde o processo de marketing odontológico típico é o de "esperar" a chegada do paciente.

Nesse tipo de abordagem, a captação é ancorada na indicação por outros pacientes pelos atuais pacientes e também na propaganda passiva utilizando meios offline (jornais, panfletos, rádio, etc) e online (Google, Facebook, Instagram, etc).

Ativa - Nessa modalidade a clínica "vai atrás" dos pacientes que ela deseja, no perfil mais adequado ao seu segmento. Pouco usada no Brasil, porém é a mais eficiente, uma estratégia dominada somente por empresas de elite de marketing odontológico como a Sênior Marketing.

O fato é que sem pacientes pagantes nenhum negócio vai para frente. Na verdade, não existe clínica sem pacientes. Então, não adianta ter uma excelente clínica, com ótimos profissionais se não existe a capacidade instalada de atrair, converter, reter e fidelizar pacientes.

Dessa forma, o processo número 01 e quiça o mais importante para qualquer clínica de sucesso é a sua capacidade de saber vender seus serviços para o paciente correto, aquele que tem interesse pelo seu serviço, autoridade para comprar e capacidade de pagamento.

02 - Processos Administrativos

Uma vez que o paciente chega a clínica ele não pode ser simplesmente atendido. Ele precisa ser encantado.

É preciso, portanto, entender profundamente quem é e o que faz brilhar os olhos do seu paciente alvo. O que o paciente de odontologia do seu segmento valoriza? O que faria com que ele não só paga-se o preço que você esta pedindo como advoga-se a favor da sua clínica perante familiares, amigos e conhecidos?

É preciso ter uma máquina administrativa bem azeitada. Foi-se o tempo em qualidade e atendimento eram diferenciais competitivos. Isso deveria ser padrão.

Você tem que buscar o que é valor para seu cliente e entregar esse valor. Sempre. A constância e a padronização são dois elementos fundamentais que vemos com frequência em clínicas de sucesso.

As pessoas não gostam de ser surpreendidas em clínicas odontológicas. Elas querem previsibilidade. Elas gostam de começar e terminar o tratamento com o mesmo dentista. Gostam de ser atendidas com pontualidade. Opções de pagamento são padrão e na exceção. A clínica deve estar em ponto central e de fácil acesso. Limpeza, cordialidade da equipe e respeito ao combinado são o mínimo esperado.

Parece básico, certo? Mas depois de de 18 anos atuando no mercado com gestão e marketing para dentistas podemos afirmar que o básico tem sido a exceção.

Tenha procedimentos documentados e scripts padronizados para tudo na sua clínica. Treine e retreine os seus funcionários. De a eles também algum grau de autonomia, porque exceções acontecem e nada pior do que lidar com funcionários que parecem robôs.

O segundo pilar de uma clínica de sucesso são processos administrativos bem documentados e padronizados.

03 - Processos financeiros

Não canso de ver em nossa consultoria de marketing odontológico como é amador a formação de preços, a gestão de fluxos de caixa, o gerenciamento do pagamento de dentistas em clínicas odontológicas.

Preste atenção: uma boa venda começa com uma boa compra. Como é feita a compra de material da sua clínica? Existe uma programação mensal, baseada nas necessidades de um estoque controlado por um software?

E os lançamentos financeiros? São realizados diariamente? Existe uma análise periódica (semanal, mensal, trimestral, semestral, anual) da parte financeira da clínicia?

E o que dizer das metas? Existem metas de captação? Metas de vendas? Metas de produtividade por consultório?

Gestão é isso pessoal. Da trabalho, mas quer saber? Compensa e muito!

O terceiro pilar de uma clínica de sucesso é ter um controle financeiro fino da sua clínica.

Conclusão

Muita gente acredita que ter uma clinica de sucesso é ter um faturamento alto. Mentira! Nesses 18 anos de consultoria de gestão e marketing para dentistas já vimos muita clínica literalmente falir por vender demais!

Vendas sem controle é como um barco com vela içada ao vento e sem um capitão. Ele vai rápido, só não se sabe para onde...

Se você gostou dessas informações e acredita que precisa de ajuda para organizar a gestão e marketing da sua clínica odontológica, então entre em contato conosco.

Converse diretamente com um consultor de dentistas com doutorado em administração e marketing para saúde.


Sênior Marketing

Gestão e Marketing para Dentistas


0 visualização
Senior Marketing.png