Buscar
  • marcioasilv3

Marketing para clinicas durante a quarentena

Marketing para clínicas durante a quarentena

A pandemia é uma realidade que impacta vidas e negócios. E o pior é que não temos uma perspectiva clara sobre quando a epidemia vai acabar e sobretudo como sera o cenário pós-pandemia.


É certo que muitas clinicas e empresas de saúde vão quebrar, outras vão se reinventar e algumas ficarão até mais fortes depois dessa crise.


Portanto, essa quarentena pode ser um bom momento de reflexão para que você que tem uma clínica repense o seu modelo de negócio, faça um apanhado geral da situação atual da sua clínica e reveja (ou crie) um plano de metas para os próximos 12 meses.


Todos os aspectos, desde a estrutura física da sua clínica, sua equipe, seu portfólio de serviços, os preços praticados e seu marketing devem ser questionados e repensados.


Nesse artigo queremos falar especificamente sobre ações de marketing que você pode realizar durante a quarentena.


Claro, nós sabemos que muitos profissionais estão mantendo suas clínicas fechadas e alguns já voltaram a trabalhar de forma limitada.


Mas não se esqueça de que são as ações de marketing que mantêm as rodas do seu negócio girando.


Pensando nisso, Vamos agora ver 3 dicas de marketing para clínicas durante a quarentena.


01 - Não coloque seu marketing em quarentena


Se você como empresário da área de saúde seguir o chamado "efeito manada", vai ter os mesmos resultados dos outros.


Nesse momento de crise a primeira atitude de proprietários de clínicas é cortar os investimentos em marketing.


Essa é uma decisão que no curto prazo pode até parecer que faz sentido, afinal a grande maioria das clínicas ainda acredita que marketing é um gasto. Não é.


Se o seu marketing entrar em quarentena também pode ser que sua clínica nunca mais se recupere.


Claro que não estamos falando em preservar todos os investimentos de marketing intactos. Não é esse o caso. É preciso mais do que nunca focar nas ações de marketing que mais fidelizam seus pacientes.


O foco agora deve ser no marketing de relacionamento com seus pacientes e no fortalecimento da autoridade da sua clínica durante a pandemia.


Veja, muitos dos seus atuais pacientes continuam dispostos a continuar o tratamento. Além disso, pessoas que já foram impactadas pela sua propaganda não mudaram de interesse (pelo menos parte delas), elas somente congelaram os investimentos no seu serviço, nesse momento.


Nossa proposta é que você não coloque seu marketing em quarentena, mas que calibre sua mensagem e direcione os seus esforços para os seus atuais pacientes, com a intenção de fideliza-lós.


02 - Use as redes sociais como um canal de comunicação


As pessoas estão em casa e com certeza aumentaram o número de vezes e o tempo que passam navegando nas redes sociais.


Esse é o momento para utilizar as redes sociais para estar mais perto dos seus pacientes. Não é hora para pensar em novas captações.


Nesse sentido você pode criar um diário de vídeos curtos com dicas de saúde no seu segmento ou mesmo fazer lives semanais, convidando seus atuais pacientes a participarem, tirarem suas dúvidas e fazendo relacionamento.


Mais do que nunca, as redes sociais da sua clínica nesse momento devem ser usadas para engajamento e fidelização da sua carteira de pacientes.


Não suma do mapa! Mantenha-se na mente e na vida dos seus pacientes como alguém que traz informações importantes, que busca passar uma mensagem positiva e que demonstre confiança. Já existe gente demais dando notícias ruins, não seja mais um.


03 - Demonstre que sua clínica esta preparada


Qual a confiança que um paciente vai ter na sua clínica se ela está fechada e isolada do mundo há um mês?


Se ninguém teve noticias da sua clínica durante a pandemia, pode ser duro reconquistar pacientes.

Colocar uma mensagem nas redes sociais dizendo que sua clínica "está fechada por tempo indeterminado conforme orientações dos órgãos de saúde" é o que 99,9% das clínicas estão fazendo.


Mas sabe o que 0,1% estão fazendo de diferente? Elas estão mantendo seu marketing ativo mostrando aos seus pacientes e demais interessados que estão se atualizando, buscando formas de cuidar da saúde dos seus pacientes, estão se engajando com sua base, sobretudo, estão bastante ativas!


Cuide da sua imagem e da sua clínica mostrando para as pessoas que você e seu negócio estão bem preparados e informados para lidar com a pandemia.

Nesse momento você deveria estar postando diariamente informações sobre como sua clínica está lidando com a pandemia, que tipo de medidas você tem tomado para que sua clínica seja um ambiente seguro e como você está se preparando para voltar a atender seus pacientes com segurança.


Você pode e deve usar seu site, suas contas em redes sociais, e-mail marketing, grupos do WhatsApp e qualquer outro canal disponível de contato com seus pacientes para efetuar essa comunicação.


Mas só tome cuidado com a frequência e intensidade dessa comunicação para não cansar sua audiência. A regra de ouro é só acionar o seu público-alvo se tiver algo de relevante para contar para eles.


Conclusão


O momento da quarentena deve ser voltado para que você repense o modelo de negócios da sua clínica.


Dentro os diversos processos (pessoas, gestão, finanças, etc.) que devem ser ajustados, o marketing da clínica e fundamental.


Colocar o marketing da sua clínica em quarentena é um risco que você deve evitar se quiser que ela continue sobrevivendo daqui a um ano.


Se você gostou dessas informações e quer receber mais conteúdo voltado para gestão, vendas e marketing de empresas de saúde, assine nossa newsletter.



Senior Marketing

Gestão, marketing e vendas para empresas de saúde

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

0 visualização
Senior Marketing.png