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Marketing odontológico para clínicas novas


Se você está abrindo uma nova clínica odontológica com certeza tem muita coisa para pensar: Comprar ou alugar um imóvel;

  • Reformar e decorar esse imóvel;

  • Comprar equipamentos;

  • Formar uma equipe;

  • Precificar seus serviços;

  • Etc.

Mas de todas as tarefas a serem realizadas em uma nova clínica odontológica de longe a mais desafiadora é: como captar pacientes?

E é exatamente pensando em você profissional que está abrindo uma nova clínica odontológica que criamos esse artigo objetivo e com dicas práticas de marketing odontológico.

Como sempre dissemos marketing na odontologia é entender, atender e superar expectativas de um grupo de pessoas.

De fato, se você quer bombar sua clínica odontológica e lotar sua agenda vai precisar investir em 3 elementos:

  1. Planejamento;

  2. Tempo

  3. Recursos

Vemos por ai amadores "ensinando" os profissionais de odontologia a "bombar sua agenda" com ações de publicidade e propaganda o que passa bem longe da realidade.

Que fique claro: o primeiro ano de qualquer nova clínica é difícil. O segundo é mais ainda.

Por que? Simples: um novo negócio não é conhecido, tem muito gastos e despesas e precisa ganhar tração para que o seu desenvolvimento aconteça.

É exatamente por isso que você que está abrindo uma nova clínica odontológica precisa fazer um planejamento de marketing.

O planejamento de marketing na odontologia

O marketing é uma ciência e se aplica a todos os aspectos da gestão da sua clínica. Ele envolve três aspectos fundamentais, a saber:

01 - Quem são os pacientes ideais para a sua clínica?

O perfil social, demográfico e comportamental. O que eles valorizam? O que procuram na odontologia? Quanto estão dispostos a pagar? Como se comportam? Eles procuram um dentista somente quando estão com dor ou preventivamente? São mais focados em preço ou em qualidade, tecnologia ou outro aspecto qualquer? Qual a quantidade de pessoas que teriam interesse em um serviço como o que você oferece?

02 - Qual o seu posicionamento de mercado?

Uma vez que você conheça as pessoas que vai atender, precisa descobrir um posicionamento forte de mercado pelo qual todos os potenciais pacientes vão lhe identificar de forma inequívoca.

Por exemplo, o Mc Donalds é sinônimo de Fast Food, ao passo L'entrecôte de Paris é sinônimo de comida refinada.

Quando as pessoas pensarem na sua clínica a qual adjetivo elas vão se lembrar? Barato, caro, refinado, exclusivo, popular, etc.

Quem não tem um posicionamento claro acaba atendendo a qualquer um. E quem atende a qualquer um compete por preço. Geralmente o preço mais baixo.

03 - Onde seus pacientes estão?

No final das contas você tem que saber como falar com as pessoas do seu mercado. Pessoas diferentes usam canais diferentes para se informar e comprar.

Não caia na vala de comum de achar que "todo mundo está na internet". Ainda que seja verdade,nem todo mundo está lá para comprar.

Determine nesse fase do seu plano de marketing odontológico onde seus clientes estão, quais canais de comunicação eles usam para buscar informações e tenha um plano para convence-lós de que você é a melhor opção do seu mercado.

Quanto investir em marketing odontológico

Aqui existe um divisor de águas para quem está abrindo uma nova clínica odontológica.

Dificilmente você vai instalar uma clínica odontológica em algum local que já não exista um dentista explorando o mercado. E se não existir, rapidamente os concorrentes chegarão. Pode ter certeza!

Em um mercado já formado, o novato será você. Sua clínica é que terá que mostrar para todo mundo que você é a melhor opção do mercado.

Você precisará passar pelas 3 fases até a venda que são:

01 - Mostrar que existe;

02 - Apresentar sua proposta para potenciais interessados (consultas);

03 - Vender;

Esse funil custa dinheiro. Dinheiro com o que? Com publicidade e propaganda (site, redes sociais, anúncios patrocinados, revistas, jornais, panfletos, não importa...) e estrutura, afinal você precisará manter profissionais à disposição para atender as pré-consultas sem ainda ter faturamento.

No seu plano de marketing odontológico valide uma previsão de faturamento mensal por no mínimo 36 meses a frente e preveja entre 5% a 10% do seu faturamento previsto bruto mensal para investimentos em marketing, especialmente publicidade e propaganda.

Ou seja, negócios nascentes necessitam investir mais em publicidade e propaganda para ganharem visibilidade, atrair pacientes e gerarem mais consultas.

A medida que seu faturamento aumentar e suas estratégias de marketing de relacionamento fizerem com que os próprios pacientes retornem e gerem indicações esse montante de investimento pode diminuir, com acréscimos pontuais de investimento em campanhas sazonais de captação de pacientes.

Conclusão

Nesse breve artigo queremos mostrar para você que está abrindo uma nova clínica odontológica que as chances de sucesso são maximizadas se for realizado um investimento em um plano de marketing odontológico.

Mas entenda, não existe mágica, como alguns "gurus de ajuda" de marketing para dentistas tentam vender em cursinhos enlatados na internet.

Para o sucesso de qualquer negócio é preciso investir tempo, esforço e dinheiro. Com certeza.

Se você quer aumentar as chances de sucesso da sua clínica, se quer assessoria para abrir uma nova clínica, entre em contato conosco.


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