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Marketing odontológico guia definitivo


Se você quer saber tudo sobre marketing odontológico que nunca te ensinaram na universidade está no lugar certo.

A Senior Marketing é referência no Brasil e mais 12 países em marketing odontológico. Nossos doutores e marketing tem mais de 23 anos de experiência em marketing odontológico. Já atendemos mais de 500 clínicas de todos os portes, em todos os segmentos e regiões brasileiras.

Através das nossas filiais nos Estados Unidos e Portugal desenvolvemos consultorias em marketing odontológico em 12 países (Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, etc.).

Toda essa experiência nos credencia como a maior referência em atuação no segmento de marketing odontológico brasileiro.

Não fazemos "cursinhos online", nem vídeos motivacionais com dicas obvias. Nosso foco é sobre o marketing na odontologia de verdade, o que chamamos de marketing de resultados, o único que realmente interessa: o que traz pacientes pagantes para a sua clínica.

Agora que você já sabe quem somos, vamos ao que interessa: Aprenda tudo que você precisa saber sobre marketing odontológico!

Marketing Odontológico - O que é?

Marketing é uma ciência que visa atender, entender e superar expectativas gerando lucro.

Desse conceito da Academia Americana de Marketing nos cunhamos a nossa definição de marketing odontológico: "Marketing na odontologia visa entender, atender e superar as necessidades de um grupo específico de pessoas gerando lucro para os proprietários das clínicas odontológicas".

É como base nesse conceito que todo o trabalho de marketing odontológico que realmente funciona se desenvolve.

Nada de falar de ferramentas aqui. Aliás, essa é a primeira de muitas confusões que pseudo gurus de marketing para odontologia vendem na internet: Marketing não tem nada haver com Facebook, Instagram ou Google. Isso é somente uma pequena parte do composto de marketing, como veremos a seguir.

Marketing Odontológico - Montando uma estratégia para atrair os melhores pacientes

Veja, marketing na odontologia atua em várias camadas, que vai desde a concepção do modelo de negócios de uma clínica odontológica passando pela precificação do serviços até a estratégia de captação de pacientes.

Na verdade marketing na odontologia envolve:

Modelo de negócio - Definição de como sua clínica vai atender necessidades dos clientes e ganhar dinheiro com isso para continuar se desenvolvendo e satisfazendo cada vez mais os clientes.

Precificação dos serviços - Muito mais do que o custo dos serviços e a margem de lucro desejada, o marketing estabelece o preço estratégico. Preço estratégico é a quantia exata de valor, não somente preço, que um cliente alvo está disposto a pagar para satisfazer uma necessidade em troca da solução de um problema ou desejo.

Comunicação com o mercado - Você já deve ter lido muita coisa sobre publicidade na odontologia. Mas provavelmente nunca ouviu que publicidade é apenas um subconjunto de atividades de marketing que tem a função de divulgar, despertar o interesse e atrair os pacientes com o perfil certo da sua clínica, afastando aqueles que não podem, não querem e não vão contratar os seus serviços.

O marketing odontológico é pois, uma combinação de elementos (o serviço, o preço, a comunicação as evidências físicas) que quando combinados harmoniosamente vão atrair os pacientes certos para sua clínica.

Os problemas acontecem (falta de pacientes, pacientes que reclamam do preço, excesso de descontos, etc) quando um ou mais desses elementos não foi bem definido.

Marketing Odontológico - Como fazer na prática

Muitas clínicas odontológicas nos procuram com a mesma dúvida, sobre o mesmo tema, mas apenas com variações no nome:

  • Marketing odontológico;

  • Marketing em Odontologia;

  • Marketing na Odontologia;

  • Marketing odontológico.

Veja, existe uma desinformação total na internet sobre o que é de verdade marketing odontológico. Existem muito dentistas que por terem certo sucesso na sua clínica local acreditam que entendem o verdadeiro sentido do marketing na odontologia. Não entendem. Eles falam sobre ferramentas e no máximo sobre publicidade e propaganda.

O resultado é o caos total com dentistas do Brasil inteiro cada vez mais frustados com seus investimentos em marketing odontológico.

É que eles não estão fazendo marketing na odontologia, estão apenas usando ferramentas sem um plano de marketing odontológico, sem uma estratégia de marketing na odontologia.

Perceba que as ferramentas sozinhas, sejam elas online (Facebook, Google, Instagram, etc.) ou offline (rádio, jornal, panfleto, etc.) não fazem nada.

Elas são apenas as catalisadoras de uma estratégia de marketing odontológico. Se não existe uma estratégia, apenas ferramentas, o resultado final será baixo ou nenhum.

Para fazer marketing em odontologia que realmente funcione é preciso seguir os passos essenciais de marketing que funcionam para qualquer empresa, a saber:

A) Definir metas e objetivos;

B) Estabelecer um orçamento de marketing;

C) Estudar a situação atual e criar um marco referencial;

D) Estudar em profundidade o público-alvo;

E) Elaborar estratégias de marketing odontológico que vão atingir os objetivos;

F) Criar indicadores de gestão para medir os esforços de marketing;

G) Monitor, medir e corrigir as estratégias de marketing a fim de corrigir qualquer desvio dos objetivos.

Nós sabemos que muitos dentistas por desconhecimento, outros por comodismo, tentam buscar a rota mais fácil para suas ações de marketing odontológico.

Eles acreditam que é possível pular direto para para a publicidade na odontologia e colher os frutos. Não é possível.

Outros ainda estão na infância empresarial e acreditam que marketing na odontologia é um gasto. Não é. Marketing é um investimento. Ele se torna um gasto quando é mal feito, mal compreendido e mal executado.

Marketing Odontológico - Personas

Existem vários pontos conforme vimos acima para que o marketing odontológico funcione e traga resultados reais para sua clínica odontológica.

Entretanto, um deles merece destaque e relevância no marketing na odontologia. Trata-se do aprimoramento do entendimento de quem é o público-alvo da sua clínica.

Odontologia é um serviço de especialidade. Pessoas diferentes reagem e tem uma postura diferente em relação a importância e a relevância que sua saúde e estética bucal representam em suas vidas.

Um equivoco comum que muitas clínicas odontológicas cometem é direcionar sua publicidade odontológica para classes sociais.

Em marketing na odontologia não faz sentido nenhum trabalhar com o conceito de classes sociais, pois o correto é classificar as pessoas por comportamento social.

Uma pessoa de uma classe social menos favorecida pode ter um nível de consciência e valorização da sua saúde bucal muito maior do que alguém de uma classe social mais elevada. O contrário é claro que acontece.

O fato aqui é que público-alvo é algo muito genérico para ser utilizado no marketing odontológico. A melhor forma de entender quem é o seu paciente ideal é definir suas personas.

A persona representa um paciente com características e comportamentos típicos de um paciente que você já tem ou deseja captar na sua clínica odontológica.

A partir da definição das personas da sua clínica é possível saber onde encontrar, o que atrair e o que afasta um determinado grupo de pessoas de uma clínica odontológica.

No competitivo mercado de odontologia definir corretamente as personas da sua clínica odontológica é a melhor forma de atrair mais pacientes qualificados.

Pacientes qualificados são aqueles que tem um maior alinhamento com a proposta de trabalho da sua clínica, são menos focados em preço e mais tendenciosos a contratar o seu serviço.

Marketing odontológico - Vantagens

Veja, fazer marketing odontológico hoje em dia não é mais uma questão de Se, mas de Como.

A grande questão é que dada a crescente demanda dos dentistas pelos investimentos em marketing odontológico surgiram diversas empresas que da noite para o dia se transformaram em "especialistas em marketing odontológico".

Nesse conjunto entram desde agências de marketing digital genéricas que adaptaram suas propostas de serviços para a área de odontologia e começaram a atuar com "especialistas em marketing digital para dentistas" até os famosos dentistas que por terem uma ou duas clínicas com relativo sucesso passaram a se posicionarem como "gurus de marketing odontológico" para os colegas.

Em ambos os casos falta-lhes o mesmo: conteúdo e bagagem. As agências que migram para o mercado de odontologia não tem conhecimento de um negócio de odontologia e os dentistas que ensinam outros dentistas são limitados em visão, já que nunca experimentaram outros modelos de negócios, outros formatos (clínicas maiores / menores, outras praças, outros formatos como franquias, clínicas populares, outras especialidades, etc, etc.), além da baixíssima formação em marketing e gestão. Em uma palavra: são práticos...

Nesse contexto, se você investe em marketing odontológico sendo guiados por esse tipo de know-how raso seus resultados em marketing odontológico serão baixos ou nulos.

Entretanto, quando você dedica esforço, tempo e o dinheiro necessário em marketing profissional na odontologia as vantagens via de regra se traduzem na forma da geração de um fluxo perene de bons pacientes que tem o perfil da sua clínica, gerando lucro e satisfação para todos os envolvidos.

Marketing odontológico - Uma palavra sobre mídia

Nos últimos anos ficou popularizada a expressão marketing digital para dentistas. Isso não verdade é uma bobagem tremenda alimentada por quem deseja vender mais serviços e por gurus que não sabem o que estão falando.

Não existe marketing digital para dentistas. O que existe é marketing e pronto. E conforme vimos acima na definição de marketing odontológico, não se trata de canais de mídia, como o Facebook, o Instagram ou o Youtube.

Marketing é uma filosofia de gestão que coloca seu cliente no centro do seu negócio de odontologia.. O marketing odontológico então, precisa ser bem entendido para que você possa contratar uma agência de marketing em odontologia que possa conduzi-lo no caminho certo do marketing entregando resultados concretos e não vendendo sonhos que nunca vão se realizar.

Um conselho: Quando ler algum artigo, ver algum vídeo ou receber alguma proposta de marketing odontológico onde o foco são ferramentas (Site, redes sociais, etc.) saiba imediatamente que essa pessoa / agência não sabe nada sobre marketing em odontologia. Na verdade, fuja!

Marketing Odontológico - Conclusão

Marketing odontológico não é publicidade na odontologia. Marketing odontológico não é fazer posts no Facebook ou Instagram. Marketing odontológico não é simplesmente rodar campanhas de links patrocinados no Google. Marketing odontológico não é fazer uma logomarca.

Existem muitas e pessoas no mercado divulgando e ensinando de forma errada o que é marketing odontológico.

Entenda, que marketing odontológico é algo mais amplo e que para chegar nos resultados que você deseja (pacientes pagando pelos seus serviços) só é possível utilizando toda a disciplina e não somente publicidade na odontologia.

Se você já investe em marketing na odontologia e não está satisfeito com os resultados que sua agência de marketing entrega, se fez os cursinhos que os pseudos gurus de marketing odontológico na internet oferecem na internet e não teve os resultados que eles prometeram, entre em contato.

Nós não prometemos nada além de usar as melhore práticas de marketing odontológico profissional a favor da sua clinica. Vamos conversar?


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