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Marketing médico


5 ferramentas de marketing médico

Com a crescente número de formandos em medicina e a mudança no comportamento dos pacientes na busca e escolha por prestadores de serviços médicos, capitaneados pela internet, os profissionais de medicina se veem de frente a um novo desafio que é se tornarem atrativos para os seus potenciais pacientes.

Hoje em dia é inegável que boa parte das pessoas buscam por profissionais de medicina na internet e por isso cresce o interesse da classe médica por soluções de marketing digital para médicos.

Apesar de não serem a solução final de marketing médico e a resposta para todas as questões de aumento de fluxo de pacientes em clínicas e consultórios, achamos importante demonstrar para você médico que busca alternativas nesse cenário econômico conturbado para dar mais visibilidade para sua clínica ou consultório, aumentar o fluxo de pacientes e melhorar a lucratividade do negócio.

Seguem abaixo 5 ferramentas de marketing médico que você deve conhecer e como elas podem ajudar o médico a melhorar a captação e consequente geração de receita para seu consultório:

1 – Site + Blog

Vai longe o tempo em que ter um site era um diferencial. Não é mais. Ter um site é condição mínima dentro do espectro de atividade de marketing na medicina para permitir ao médico ter acesso ao jogo que se joga hoje na internet, onde o paciente que detecta uma necessidade ou problema busca ativamente na internet por alguém capaz de ajuda-ló.

Seu site deve ser responsivo, ou seja, deve abrir e funcionar perfeitamente tanto em computadores como em dispositivos móveis.

Mas não basta ter um site básico que fale somente de você e da sua equipe. As pessoas querem informações, querem ser educadas e sobretudo descobrir se você é a pessoa capaz de resolver os problemas dela.

2 – Redes Sociais

Os números associados a pessoas que acessam redes sociais no Brasil são assustadores e seria contraproducente não usar esse contingente de pessoas a seu favor.

Entretanto, como muitos profissionais de vários segmentos já estão nas principais redes como Facebook, Instagram e Youtube esta cada vez mais difícil produzir conteúdo original e útil que já não tenha sido falado a exaustão para os seus potenciais pacientes por outros profissionais do seu mercado.

Para realmente tirar proveito das redes sociais atualmente é necessário que o profissional junto com sua agência de marketing médico segmentem muito bem quem são as personas que interessam falar e dar a conhecer o serviço do profissional e principalmente gerar conteúdo que atenda, interesse e desperte o desejo para a ação do potencial paciente.

3 - Mídias Pagas

Quando você cria um site, mesmo que bem feito, é comum que ele leve um tempo para aparecer nas primeiras páginas de sites de pesquisa como o Google e o Bing.

Isso é ruim porque a grande maioria das pessoas não vai além da primeira página de resultados de pesquisa.

É importante atrair tráfego para o seu site e portanto é interessante reservar uma verba para investir em mídia paga na internet.

Esse valor que é variável de acordo com o tipo de serviço prestado, o nível de concorrência e a região onde você atua deve ser investido por pelo menos seis meses.

Não se aventure a fazer isso sozinho e nem passe esse importante trabalho para o seu “sobrinho” que entende de computador. Contrate uma agência de marketing para médicos séria e competente. Acredite, vale valer a pena.

4 – Email Marketing

Você tem um banco de dados de pacientes antigos? Provavelmente sim. Então comece por ai. Crie um boletim com dicas de informações, bastidores da sua clínica, novidades do seu segmento e claro propaganda.

Esse é um esforço de baixo custo e com retorno a médio e longo prazo, mas nunca deve ser subestimado e nem deixado para trás. Vender para um paciente que já lhe conhece é muito mais fácil e barato que captar um paciente novo.

5 – Palestras e Workshops

As pessoas adoram aprender sobre como cuidar da sua saúde ou como manter sobre controle uma patologia

Uma estratégia de marketing médico frequentemente subestimada é a de montar palestras e eventos para os seus atuais pacientes, familiares, amigos e comunidade em geral.

Esse tipo de evento sempre traz um retorno altamente positivo tanto em número de novos pacientes como de retorno de pacientes antigos.

Funciona porque pacientes educados sobre um assunto compram melhor.

Conclusão

Investir em marketing médico é cuidar da relação e do atendimento das necessidades dos seus pacientes.

Mais do que retorno em dinheiro, as ações de marketing na medicina trazem satisfação dos pacientes, qualidade de vida para os profissionais e retorno para os proprietários da clínica.

Se você gostou dessa informação compartilhe com os amigos e colegas. Se precisa de ajuda para fazer um plano de marketing médico adequado a sua clínica entre em contato conosco e converse com um especialista em marketing médico.

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