Buscar
  • Sênior Marketing

Marketing digital para dentistas


Solução dos seus problemas, ou mais um nome bonito para vender?

Diariamente nos recebemos solicitações de dentistas e proprietários de clínicas odontológicas com uma série de dúvidas semelhantes:

- “Quero investir em marketing digital na minha clínica para captar mais pacientes. Vocês criam um site?”

- “O Facebook ainda é um bom canal de divulgação para uma clínica odontológica?”

- “Tenho uma conta no Instagram mas apesar de ter muito seguidores não vejo resultados concretos no meu consultório. O que estou fazendo de errado?”

Esse tipo de dúvida é recorrente e demonstra o que nos denominamos aqui durante nossa consultoria de marketing odontológico como miopia de marketing.

Veja bem, existe uma indústria faturamento horrores com a venda do chamado “marketing digital para dentistas”.

Essa indústria é formada por profissionais independentes que se auto denominam “consultores de marketing digital”, agência de marketing digital para dentistas, fornecedores de ferramentas e metodologias (inbound marketing, email marketing, páginas de captura de leads, etc) além das próprias criadoras das ferramentas digitais, que são os canais de mídia digitais como o Facebook, Instagram, Twitter, etc, etc.

O que vem primeiro? O ovo ou a galinha?

Esse artigo não é para agências de marketing, ele é para você dentista que está procurando entender se vale a pena ou não investir no chamado marketing digital para dentistas e suas variáveis como Facebook para dentistas e Instagram para dentistas ou para você que já investe e não tem esses resultados todos que essa grande indústria propaga por ai.

Vamos para algumas obviedades: com milhões e milhões de pessoas conectadas a internet no Brasil todos os dias, estar fora da internet não é uma opção a ser considerada. Isso é ponto pacífico e ninguém está a discutir isso.

Ter um site da sua clínica, presença em redes sociais como Facebook e Instagram e até mesmo investir em estratégias de inbound marketing com produção de conteúdo (artigos, vídeos, podcasts, etc) para educação do seu público é básico.

Isso não te diferencia de ninguém. Só te coloca no jogo. Pois as pessoas hoje em dia tem duas formas primordiais de contratar um prestador de serviço:

A – Indicação = Elas conhecem alguém que indicam o seu nome e ai a conversão é questão de acertos entre o indicado e você.

B – Busca ativa na internet = Se a pessoa não conhece um prestador de serviços, então ela ira a internet (no Brasil = Google) e procurará por um prestador de serviços de determinada categoria (Ortodontista, periodontista, implantodontista, etc).

Acontece que esse pacote Site + Redes Sociais + Google + Conteúdo educativo já esta extremamente batido como estratégia de captação de pacientes.

Você coloca um vídeo no seu canal no Youtube sobre “Os tipos de aparelhos ortodônticos” e existem pelo menos mais 50. O paciente em potencial vê o seu e mais 15. O poder da informação que geraria autoridade (base da estratégia de inbound) se perde.

Você publica um e-book sobre “As vantagens dos implantes dentários”. O potencial paciente baixa o seu e mais 5. Acabou a diferenciação.

O que não é claro e que quase ninguém conta aos dentistas é que existe um inversão de prioridades nesse mecanismo de apostar em marketing digital para dentistas.

Em nenhuma estratégia de marketing que funcione o canal (digital ou não) vem antes de dois outros passos primordiais:

A – Definição do mercado (segmentação)

B – Escolha da mensagem (posicionamento)

Acontece que é muito fácil (hoje em dia) para qualquer um com meio cérebro criar um site, fazer um fan page, utilizar ferramentas que angariam seguidores, criar artigos e vídeos para alimentar um blog, mas quer saber:

O marketing digital para dentistas como fim em si mesmo não resolve o problema de captação de pacientes.

Se fosse verdade nos não receberíamos todos os dias dezenas de pedidos de ajuda de profissionais de odontologia que já tem e já investem em:

  • Site

  • Google

  • Facebook

  • Instagram

  • Blog

  • Email Marketing

  • WhatsApp Marketing

Não funciona porque as agências que eles contrataram são simples executores de compra de espaço em mídia e configuração de ferramentas.

Elas segmentam o mercado no limite do que as ferramentas permitem. Se você disser que atende pessoas de 25 a 45 anos, prioritariamente mulheres e com renda média de R$ 5.000,00 eles irão fazer exatamente essa segmentação nos canais digitais e sabe o que vai acontecer? Você vai começar a ter volume de pacientes que não podem pagar pelo seu serviço.

É que o comportamento social, o principal item a ser considerado na segmentação de mercado para finalidades de marketing na saúde não é facilmente configurado nas ferramentas de internet.

Mas quando você contrata uma agência de marketing digital para dentistas a única coisa que eles conhecem é o canal digital.

O canal digital é importante sim nos dia de hoje, mas não para que ele funcione corretamente é fundamental que sejam aplicados inicialmente os dois passos anteriores de segmentação de mercado, ou seja, entender quem são as pessoas que você que atender e o que elas desejam encontrar em uma clínica odontológica.

E em segundo lugar, posicionar a sua oferta de forma atraente para o segmento de mercado que você escolheu atender.

Somente depois disso você deve pensar nas possibilidades de canais de comunicação do seu posicionamento ao seu mercado.

É realmente uma mudança de paradigma que vai contra o status quo vigente. É muito mais fácil para o dentista acreditar na conversa fácil de que basta colocar dinheiro nas mídias digitais e a partir daí todos os pacientes virão. Não virão.

Não se basei nos resultados de colegas que estão investindo em canais digitais e estão com a “agenda lotada”. Nem tudo que reluz é ouro.

Marketing digital para dentistas é quase uma heresia do ponto de vista de gestão de marketing. É como se você pudesse afirma que existe o “marketing no rádio para dentistas” ou “marketing na televisão para dentistas”. O digital é só o canal. O que existe é marketing e pronto.

Se você precisa montar uma estratégia de marketing odontológico que traga resultados concretos para sua clínica e esta comprometido em trabalhar com ganhos e médio e longo prazo, entre em contato conosco e converse com um consultor de marketing especializado em saúde!

Senior Marketing

Marketing para odontologia

#marketingdigitalparadentistas #marketingparadentistas #marketinngodontologico #dentalmarketing #facebookparadentistas #instagramparadentistas #captaçãodepacientes

35 visualizações

SENIOR GESTÃO E MARKETING 

A Senior é especialista em estratégia e gestão e marketing para dentistas, médicos e demais empresas de saúde.

  Somos uma empresa focada em resultados e trazemos para nossos clientes um conjunto completo de soluções em gestão empresarial, marketing e sistemas.

Conheça : www.seniormarketing.com.br

ONDE ESTAMOS

 

Brasil: 

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 550, 4º andar, conjunto 42 |  Brooklin |  São Paulo – SP | +55 11 3254 74 51 

atendimento@seniormarketing.com.br

Portugal:

Av. da Liberdade, 110 - 1269 - Lisboa | Portugal | +351 21 145 13 70

geral@seniormarketing.pt

Horário de Funcionamento: 09:00 hs. as 17:30 hs. 

 

 

Senior Marketing.png