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Marketing digital para clínicas odontológicas


O marketing digital para clínicas odontológicas tem despertado muito interesse dos profissionais de odontologia pelo seu potencial para dar visibilidade para consultórios e clínicas odontológicas e ajudar a atrair bons pacientes.

Mas, afinal de contas, o que significa marketing digital? Como fazer marketing digital para sua clínica odontológica?

Não existe marketing digital

Bom, você pode tomar um susto agora, mas a verdade é que não existe marketing digital. Esse termo apenas designa os canais digitais para publicidade e propaganda de um produto ou serviço.

Veja, há 30 anos atrás quando a internet era inexistente as empresas divulgavam seus serviços e produtos nos chamados meios offline, ou seja: jornais, revistas, televisão, panfletos, etc.

Nem por isso, aquele tipo de ação ficou conhecido como marketing offline!!!

Antes, de seguirmos com o artigo é preciso que você entenda o real conceito de marketing que vai muito além de publicidade e propaganda:

Marketing é a ciência que estuda as necessidades e os desejos de um determinado grupo de pessoas ou empresas e atende e supera as expectativas dessas pessoas entregando produtos ou serviços em troca de ganhos financeiros.

Então, que fique claro: marketing digital não existe! Existe publicidade em canais digitais. Mas, como o termo ficou bem popularizado vamos utiliza-ló de agora em diante para facilitar o entendimento. Mas nunca se esqueça do real objetivo do marketing, ok?

Implantando o marketing digital na sua clínica odontológica

Se você fizer uma solicitação de uma proposta para fazer marketing digital para 5 agências de "marketing digital para dentistas" vai receber 5 propostas muito parecidas com conteúdos que via de regra envolveram algo como:

  • Criar um site.

  • Estabelecer uma presença em duas ou mais redes sociais, geralmente Facebook e Instagram.

  • Publicar posts nessas redes com certa periodicidade.

  • Criar e publicar conteúdo no blog do seu site para atrair pacientes.

  • Gerar alguns e-books com dicas sobre seus principais tratamentos.

  • Etc, etc, etc.

Esse é um serviço padrão e importante. Mas sabe o que acontece? Ele é limitado.

O problema nessa abordagem é que a cada 100 clínicas que investem em marketing digital 100 fazem exatamente o mesmo.

O que acontece aqui? Sua "estratégia" se perde no meio da multidão. Você passa a ser "mais um" publicando mais conteúdo do mesmo tipo (dicas sobre saúde bucal, tipos de implantes, tratamentos ortodônticos, artigos relacionados a harmonização facial, etc, etc.) para todo mundo e a efetividade dessa estratégia vai pelo ralo...junto com seu dinheiro.

O Jeito correto de fazer marketing na odontologia

Ninguém começa uma obra pelo telhado, certo? É preciso primeiro pesquisar o terreno, estudar o solo, fazer um projeto arquitetônico, hidráulico e elétrico, contratar uma equipe para somente depois partir para a construção da casa, concorda?

Da mesma forma, você não deveria NUNCA começar o seu trabalho de implementação de marketing digital na sua clínica odontológica acionando agências de marketing digital!

Você precisa executar muito bem 3 passos primordiais de marketing para que suas ações de marketing digital sejam um sucesso:

01 - Definir suas buyers personas

Buyer persona é a caracterização do seu paciente típico ideal. Aquela pessoa que tem interesse, autoridade e capacidade para contratar o seu serviço.

Sua clínica não pode tentar agradar todo mundo. Não vai funcionar!

É preciso ir além do tradicional público-alvo. Quando você diz que seu foco são as pessoas da zona leste de São Paulo da Classe C está generalizando demais sua audiência.

Dentro desse universo existem pessoas que realmente tem interesse pelos seus serviços e outros que não dão a mínima pelo que você faz.

É necessário "cavar" mais fundo e estabelecer claramente o perfil das pessoas que, de fato, comparariam o seu serviço.

Acredite, tudo que você for fazer de marketing digital na sua clínica odontológica depende profundamente desse passo.

02 - Descubra as dores dos seus clientes e resolva-as

A partir do momento que você define exatamente quem são os seus clientes, aqueles que você quer e pode servir melhor, o próximo passo é descobrir quais são as dores e problemas que eles tem e que você pode resolver com seus serviços.

Por exemplo, se você focou em pessoas de baixa renda que buscam um serviço odontológico apenas quando estão com dor, que trabalham o dia o tempo e não podem se ausentar do trabalho no horário comercial, provavelmente vai ter que montar uma clínica com horários mais estendidos de atendimento e também com prazos mais flexíveis de pagamento.

Ou seja, o seu "produto" de odontologia tem que se adaptar as necessidades e desejos da sua buyer persona e não o contrário.

03 - Encontre os canais de comunicação que a sua buyer persona usa

Não adianta você dizer que seu colega está se dando muito bem atraindo pacientes pelo Instagram. Não olhe a "grama do vizinho" pois o paciente dele pode ser diferente do seu.

Cada pessoa usa um canal diferente de comunicação (online ou offline) para se informar e comprar. Você deve estudar os canais de comunicação que sua buyer persona utiliza para comprar e deve estar presente ai.

Nesse momento é que o chamado marketing digital entra em ação. Desde que suas personas acessem os canais digitais com regularidade, será ai que você deve estar.

Existem dezenas de canais de comunicação com o mercado via marketing digital, tais como:

  • Site

  • Blogs

  • Instagram

  • Facebook

  • Portais

  • Youtube

  • Linkeding

  • UOL Cliques

  • Google Adwords

  • Etc, etc, etc.

Qual utilizar? Aqueles que sua buyer persona usa para se informar e comprar!

Conclusão

Marketing digital não existe. O que existe são canais digitais que são usados para fazer publicidade e propaganda.

Marketing é algo maior que envolve definir quais as pessoas que se deseja atrair, qual o serviço a ser oferecido e a melhor estratégia de comunicação que faça com que essas pessoas se interessem e contratem o serviço oferecido na sua clínica.

Se você ainda tem dúvidas sobre como implantar o marketing digital na sua clínica odontológica, entre em contato conosco e vamos conversar!!

Senior Marketing

Marketing digital para clínicas odontológicas

atendimento@seniormarketing.com.br

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