Buscar
  • marcioasilv3

Empresa de consultoria para odontologia

Atualizado: Mar 2


Consultoria para odontologia

O que faz uma consultoria para odontologia? Como uma consultoria de odontologia pode ajudar sua clínica odontológica?


Essas são algumas das perguntas que passam pela cabeça de proprietários de clínicas odontológicas e que vamos tentar responder nesse artigo.


Ao longo dos quase 25 anos de atuação no mercado de consultoria para clínicas odontológicas, a Senior Marketing já ajudou centenas de clínicas odontológicas nos mais variados desafios.


Podemos dizer que acumulamos certa experiência em consultoria para dentistas e partir dessa experiência vamos listar alguns dados importantes que você deve considerar no momento de contratar uma empresa de consultoria para odontologia. Siga conosco!


O que faz uma consultoria para odontologia?


Uma empresa de consultoria para odontologia é aquele especializada no mercado de saúde, mais especificamente em assessorar clínicas e consultórios odontológicos a alavancarem seus negócios.


Existem consultorias de odontologia que são especialistas em gestão de clínicas odontológicas, outras especializadas em marketing digital para dentistas e algumas outras que focam seu atendimento e consultoria em gestão financeira para clínicas odontológicas.


Existem também as consultorias que contam com diversos setores de atendimento (como no caso da Senior Gestão e Marketing), que dada a sua experiência contam com profissionais aptos a assessorar os profissionais de odontologia desde a elaboração do business plan, montagem e expansão de novas unidades clínicas, planejamento de marketing, desenvolvimento de setor comercial e de vendas para clínicas odontológicas, criação e execução de estratégias de marketing digital odontológico e assessoria financeira e administrativa para gestão de clínicas odontológicas.


Como é desenvolvido o trabalho de consultoria na odontologia?


Cada empresa de consultoria para dentistas costuma ter sua própria metodologia de desenvolvimento, mas via de regra, uma boa consultoria de odontologia desenvolverá uma sequência de atividades dentro da sua clínica, que pode variar no nome, mas não na função:


Diagnóstico Situacional - Tem a função de uma investigação. Visa determinar a "saúde" da sua clínica, entender a maturidade empresarial da clínica, o faturamento, a lucratividade, descobrir mais sobre o perfil dos pacientes atuais, como eles chegam ate a clínica, qual o nível de endividamento da clínica, se existem e quais são as estratégias de captação de pacientes, etc.


Planejamento Estratégico - Nenhuma ação pode existir no vácuo. É preciso que os proprietários da clínica em conjunto com o consultor levem a clínica a estabelecer suas metas de curto prazo (1 ano), médio prazo (3 anos) e longo prazo (acima de 5 anos). Essas metas podem ser quantitativas (faturamento, , número de pacientes, etc.) como também qualitativa (lucratividade, rentabilidade, perfil de pacientes, etc.).


Plano de Ações Táticas - A partir do entendimento da situação atual da clínica e de para onde ela quer chegar, são criadas ações práticas e concretas que devem ser realizadas dentro de um horizonte de tempo para levar a clínica do ponto A ao ponto B e atingir suas metas (quantitativas e qualitativas).


Acompanhamento e Gestão - Todas as ações que são executadas precisam ser observadas, medidas, gerenciadas e corrigidas quando necessário. Para isso, o consultor de odontologia se vale de indicadores de desempenho que vão determinar se as ações planejadas estão aproximando a clínica dos resultados desejados, e caso negativo, fazer as correções necessárias.


Quando contratar uma empresa de consultoria para odontologia?


Essa é uma questão vital e que influencia diretamente nos resultados do trabalho de uma consultoria para clínicas odontológicas, ou seja, o time para a contratação dos serviços de um consultor de dentistas.


O momento ideal é quando se percebe uma dor ou necessidade latente. Não é adequado esperar que a dor se torne aguda ou de nível avançado.


Exemplo: o gestor da clínica percebe que já fazem dois meses que o faturamento da clínica vem caindo. Esse é o momento correto para procurar ajuda especializada, já que se os sintomas (queda do faturamento) continuarem caindo ele poderá se descapitalizar muito e nenhum plano de recuperação poderá ajuda-ló.


Um outro momento em que é muito interessante a ajuda de um consultor de odontologia e quando o negócio vai bem financeiramente mas carece de organização administrativa e de processos. Um consultor experiente pode ajudar a colocar a casa em ordem e dar mais visibilidade para a gestão financeira do negócio.


Um terceiro ponto em que uma empresa de consultoria para odontologia pode ser bastante útil é no momento de abertura de uma nova clínica ou expansão de novas unidades. A experiência de uma boa consultoria pode encurtar o caminho entre a data de abertura e o tempo de retorno do investimento.


O que não esperar de uma consultoria de odontologia?


Não espere milagres! Uma empresa sem capital para investir e sem condições de buscar esse capital seja com investimento dos sócios, seja buscando esse dinheiro no mercado financeiro dificilmente sairá de uma situação de dificuldades.


Não espere encontrar atalhos, nem balas de prata. Elas não existem. O consultor pode sim ajuda-ló a otimizar recursos, a maximizar os investimentos que já existem e trazer um olhar de fora do problema que pode ser bastante útil.


Mas, geralmente o crescimento de uma empresa está geralmente atrelado a dois fatores: redução de custos e aumento de receitas.


É preciso ficar atento a promessas milagrosas e supostos "depoimentos reais" de ex-clientes que muitas vezes foram permutados por serviços grátis.


Conclusão


Uma empresa de consultoria para odontologia desempenha um papel muito importante dentro do ecossistema dos negócios de saúde, trazendo um corpo de conhecimentos que muitas vezes falta ao empreendedor de saúde.


Se você quer ajuda para enfrentar os desafios constantes que sua clínica odontológica está passando, entre em contato e converse com um de nossos consultores de dentistas!


Senior Gestão e Marketing

Consultoria para odontologia

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br


6 visualizações

SENIOR GESTÃO E MARKETING 

A Senior é especialista em estratégia e gestão e marketing para dentistas, médicos e demais empresas de saúde.

  Somos uma empresa focada em resultados e trazemos para nossos clientes um conjunto completo de soluções em gestão empresarial, marketing e sistemas.

Conheça : www.seniormarketing.com.br

ONDE ESTAMOS

 

Brasil: 

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 550, 4º andar, conjunto 42 |  Brooklin |  São Paulo – SP | +55 11 3254 74 51 

atendimento@seniormarketing.com.br

Portugal:

Av. da Liberdade, 110 - 1269 - Lisboa | Portugal | +351 21 145 13 70

geral@seniormarketing.pt

Horário de Funcionamento: 09:00 hs. as 17:30 hs. 

 

 

Senior Marketing.png