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Empresa de consultoria para clínica odontológica


Ser dentista e empresário na área de saúde não é uma tarefa trivial. São muitas as atividades que um profissional tem que pensar para levar sua clínica ao êxito.

Entre essas atividades podemos destacar: cuidar de atrair e captar bons pacientes, gerenciar sua equipe, zelar para que a qualidade dos serviços prestados seja mantida, construir uma reputação, lidar com fornecedores e parceiros, cuidar da parte contábil. Enfim, são muitos os papéis que um gestor de uma clínica precisa desempenhar no seu dia a dia.

E é exatamente por conta dessa quantidade e complexidade de tarefas que muitas vezes o cirurgião-dentista precisa de ajuda.

Mas, a quem ele deve recorrer? Um contador? Um outro colega que tenha "mais experiência"?

Bem, existem empresas que se especializaram em consultoria para clínicas odontológicas. No mercado brasileiro nos últimos 5 anos surgiram várias delas.

Mas, como em todo mercado é necessário critério e cuidado na contratação de uma empresa de consultoria para clínicas odontológicas.

Nesse breve artigo queremos te ajudar a refletir sobre alguns pontos que merecem sua atenção e reflexão, antes de contratar uma consultoria para clínicas odontológicas:

01 - Proposta de trabalho

Aproveitando o boom de mercado gerado pela percepção dos profissionais de odontologia sobre a crescente necessidade em investir em gestão e marketing na odontologia muitas empresas que tradicionalmente atendiam empresas de outros segmentos começaram a atender também a área de odontologia.

É o caso de empresas de desenvolvimento de sites, de gerenciamento de redes sociais, de agências de marketing digital em geral que viram na odontologia uma boa oportunidade e por isso passaram a se denominar como "agência de marketing digital para dentistas" ou "agência de marketing odontológico".

O problema aqui é a falta de experiência com o negócio da odontologia, com suas particularidades, com suas restrições e códigos de conduta.

Além disso e provavelmente o maior problema dessas agências é o foco restrito do seu trabalho. Chamam de "Marketing" o que na verdade é um trabalho, geralmente descompromissado de resultados de "Publicidade".

O foco é simplesmente na geração de leads, ou seja, para eles o resultado do seu trabalho é apenas fazer o telefone da sua clínica tocar independentemente do nível e da qualidade da pessoa que esta procurando o seu serviço.

Via de regra esse tipo de trabalho gera um volume alto de pessoas buscando pelo seu serviço que não são qualificadas. Ou seja, você passa a ser procurado por pessoas que não tem autoridade e nem capacidade financeira para pagar pelo valor que você entrega. Geralmente, na sua grande maioria o tipo de paciente que essas agências conseguem atrair são aqueles focados em preço. Se sua proposta é outra que não a de preço baixo, dificilmente vai conseguir um bom número de pacientes com o resultado do trabalho deles.

Isso não significa de modo algum que TODAS as agências que se intitulam agência de marketing digital para dentistas atue da mesma forma, sendo fundamental você entender qual a proposta de cada um, os resultados gerados para clientes anteriores, etc.

02 - Metodologia do trabalho

Cada empresa de consultoria para clínica odontológica tem sua própria metodologia. Desconfie daquelas que após um briefing rápido ou uma breve reunião já partem para a a parte "prática" das ações de marketing.

Com o volume de clínicas presentes em todas as cidades brasileiras, acredite, cada vez mais é preciso ter um bom plano de marketing odontológico que explicite O QUE fazer antes do COMO fazer.

Se não existe um plano com metas determinadas e marcos de medições, desconfie. Essa era do vamos fazendo para ver o que acontece não funciona mais hoje em dia.

Cuidado também com referências do tipo "fizemos isso na clínica XYZ e esta dando super certo". Seja mais específico. Certo, quanto? Qual era a meta? Quanto foi atingido da meta? Confirme as informações com o dono da citada clínica XYZ.

03 - Formação dos consultores

Não tem jeito, empresa de consultoria vende conhecimento. Qual o nível de conhecimento dos consultores que trabalham na empresa? Qual a formação? Quantos anos eles tem de mercado? Tem vivência internacional?

Uma boa analogia sobre consultores é a com a pilotes de aviões. Você prefere deixar sua vida nas mãos de um piloto inexperiente ou de um comandante com milhares de horas de voo? Não é diferente com um consultor.

Um consultor de qualidade é aquele que acumula vivência prática com conhecimento técnico e acadêmico. Investigue o quanto quem vai te atender tem de conhecimento sobre o assunto.

Conclusão

Uma empresa de consultoria para clínicas odontológicas pode ser um bom suporte para sua clínica, especialmente se ela esta passando por dificuldades ou precisa aprimorar áreas como gestão, marketing e finanças.

Assim como em toda área de conhecimento é preciso separar o joio do trigo. Existem empresas que se denominam especialistas em marketing odontológico ou gestão para dentistas mas não passam de amadores com conhecimento raso sobre o assunto.

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