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  • marcioasilv3

Como utilizar as redes sociais para captação de pacientes na odontologia


Como utilizar as redes sociais para captação de pacientes

Captar pacientes, captar pacientes! Todos os dias ouvimos essa frase de aflitos profissionais de saúde que precisam aumentar a captação de pacientes nas suas clínicas odontológicas.


De fato, se ter um elevado nível de capacitação técnica é o coração de uma clínica odontológica, atrair e converter pacientes é o pulmão desse mesmo organismo.


Afinal, todos os problemas se resolvem com vendas. Vendas, aliás, é uma palavra alienígena nos conteúdos universitários dos cursos de odontologia pela Brasil. Um pecado, já que o profissional de odontologia precisa saber como atrair, captar e converter pacientes. Isso é vendas!!!


Nos últimos anos impulsionado pela propaganda massiva de agências de marketing para dentistas, as redes sociais passaram a ser vistas como um verdadeiro "salvador da pátria" para milhões de dentistas brasileiros que tropeçam na hora de atrair mais clientes para seus consultórios e clínicas odontológicas.


Toda esse burburinho gerado na internet a respeito do "poder" das redes sociais para captação de pacientes provocou uma enxurrada de conteúdos na internet de "especialistas em marketing para dentistas" com cursos, artigos, vídeos e palestras com um só fim: Ensinar ao dentista como captar pacientes pelas redes sociais.


Como captar pacientes pelas redes sociais?


A pergunta acima já está errada na sua gênese, já que os serviços de odontologia não podem comparados a produtos ou mesmo ao outros tipos de serviços, cujo nível de decisão e consciência para efetuar uma contratação de um prestador de serviço é baixa.


Serviços de odontologia tem um alto grau de envolvimento dos compradores, os chamados pacientes, pois eles estarão colocando parte importante da sua saúde e estética nas mãos de um terceiro.


E aqui entra o grande equivoco dos dentistas que usam as redes sociais para captar pacientes. Eles tentam fazer a "venda" do serviço pela internet.


Com um simples post ou vídeo querem que um visitante que nunca viu ou não conhece o profissional ou a clínica pegue o telefone e marque uma consulta. Desculpe, não vai acontecer.


As redes sociais como o Facebook e o Instagram devem ser vistos como mecanismos de visibilidade e geração de fluxo de potenciais pacientes para sua clínica, nunca como uma ferramenta de vendas.


Não será investindo alguns reais em impulsionamento de uma arte que você vai converter visitantes em pacientes.

Veja, TODAS as pessoas passam por uma jornada de compra, que vai desde a tomada de consciência de um problema ou desejo até o momento de contratação de um prestador de serviços.


É preciso entender que o Facebook, o Instagram e qualquer outra rede social desempenha uma parte, importante é verdade, mas apenas uma parte do processo de atração e captação de pacientes na sua clínica odontológica.


Não é possível captar pacientes pelas redes sociais acreditando que elas são suficientes e um fim em si mesmo. Para captar mais pacientes para sua clínica odontológica é preciso que as redes sociais estejam dentro de uma estratégia de marketing odontológico.


Recebemos muitas ligações e emails de dentistas que se dizem desiludidos com os resultados dos seus investimentos (gastos) nas redes sociais. Eles culpam as ferramentas, mas o problema é a falta de um plano, de uma estratégia de marketing odontológico.


Conclusão

Todo mundo quer e precisa captar mais pacientes. Mas é preciso muito cuidado com as promessas e informações que circulam na internet.

Muitos profissionais querem pegar um atalho e fazerem eles mesmos o marketing da sua clínica. Um das últimas formas que tem sido divulgadas como fórmulas para captar pacientes.


Essa é mais uma falácia que aqueles que buscam a economia de não contratar uma empresa de consultoria para dentistas séria acabando caindo e se dando mal, perdendo recursos, tempo e desgastando sua imagem.


As redes sociais não são um canal de vendas e de captação de pacientes. Elas funcionam como fonte de geração de tráfego e de leads dentro de uma estratégia de marketing odontológico. Nunca como algo solto no espaço e no tempo.


Marketing para dentistas é para profissionais e não para aquele colega que "tem uma clínica de muito sucesso" e agora da um cursinho na internet.


Se você quer saber mais sobre como captar pacientes nas redes sociais dentro de um processo de marketing odontológico, entre em contato e fale com um consultor de dentistas especializado em marketing odontológico.



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