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  • marcioasilv3

Como usar o WhatsApp para captar, converter e fidelizar pacientes


Como usar WhatsApp para captar pacientes

O WhatsApp é a ferramenta padrão de comunicação online no Brasil. Desde a pessoa com o mais baixo nível salarial até grandes empresários tem o aplicativo instalado no seu celular.


Com a alta disseminação do aplicativo muitas clínicas médicas e odontológicas começaram a usar a ferramenta como um canal de comunicação da clínica com seus pacientes.


Tudo bem até aqui, mas o WhatsApp é muito mais que uma simples ferramenta de comunicação. Ele é um poderoso aliado nas estratégias de marketing, captação e fidelização de pacientes para clínicas médicas e odontológicas.


Como usar o WhatsApp para captar, converter e fidelizar pacientes


Veja, todas as pessoas, todas mesmo, passam por uma jornada até se tornarem seu paciente.


Ninguém levanta de manhã, com raríssimas exceções, e "descobre" que tem um problema, ou necessidade não resolvida e tenta resolve-lá imediatamente. Esse processo se assemelha mais com a figura abaixo:



Créditos: ekyte

De fato, o seu potencial paciente primeiro precisa reconhecer que tem um problema (um dor, um desejo, uma necessidade) para só então começar a considerar a busca de uma solução para esse seu anseio, chegando finalmente a uma decisão, que pode ser inclusive, não fazer nada a respeito do assunto.


Nessa jornada o potencial cliente passa pode entrar em contato com sua clínica em diversos momentos e em quase todos eles o WhatsApp pode ser um aliado poderoso na atração, conversão e fidelização dos pacientes. Veja:


Reconhecimento


Nessa fase a pessoa percebe uma necessidade não atendida (problema, dor, desejo, etc.) e começa a buscar informações a respeito do problema. Ele ainda não sabe como resolver a questão e acaba entrando eventualmente em contato com seu site, uma landing page específica com algum material relacionado a demanda desse cliente.


E é aqui que o WhatsApp começa a atuar, pois todo e qualquer conteúdo que você disponibilizar para o potencial cliente em fase de reconhecimento deve leva-lo a fazer uma troca. A troca nesse momento é o nome dele e seu número de WhatsApp por um conteúdo qualquer (e-book, acesso a um vídeo, entrevista, etc.).

Consideração


Na fase de consideração o potencial paciente já tem consciência de que tem um problema real, já está informado sobre as potenciais alternativas de solução da sua demanda e está decidindo se e com quem vai seguir em frente para solucionar essa demanda.

Se você fez tudo certo, pode usar o WhatsApp capturado no passo de reconhecimento e fazer com que seu potencial lead "caminhe" mais depressa para o processo de escolha, aumentando a percepção dele de valor em relação ao seu trabalho entregando mais conteúdo, mais atenção, mais valor do que qualquer outro dos seus concorrentes..


Como fazer isso? Como WhatsApp é claro! Ele será o canal que vai levar seu excelente conteúdo, segmentado, focado e direcionado para cada potencial lead e servirá de alavanca para que ele avance para a próxima fase: A decisão!


Decisão


Conteúdo relevante + canal adequado + tempo certo = Conversão


Grave essa fórmula! Com o WhatsApp sendo usado como canal de comunicação com seu potenciais leads desde o momento zero, você vai ser o escolhido cada vez mais por seus clientes em potencial.


Usando WhatsApp para captar pacientes na prática


Dicas práticas para captação de pacientes utilizando o WhatsApp:


  • O WhatsApp não trabalha sozinho. Para que o lead (potencial cliente) deixe o seu número de contato é preciso que ele receba algum conteúdo relevante (Vídeos, artigos, e-books, etc.) Então, você precisará investir em conteúdo de qualidade.

  • As pessoas precisam descobrir seu conteúdo para se interessarem por ele e eventualmente trocarem essas informações de valor pelo seu número de WhatsApp. É necessário gerar fluxo de visitantes. Isso se faz com mídia paga e também com trafego orgânico. Não sabe o que estamos falando? Saiba mais sobre marketing digital para dentistas e médicos

  • Não trabalhe com grupos no WhatsApp. Use listas de transmissão.

  • Use listas de transmissão segmentadas por assunto. Por exemplo, se você tem uma clínica odontológica de multiespecialidades, crie listas de transmissão para cada tipo de tratamento (ortodontia, implantes, proteses, etc.);

  • Crie um calendário de publicações e compartilhamentos de informações para seus pacientes na sua lista de transmissão;

  • Responda as dúvidas das pessoas;


Ufa, parece muita coisa, certo? Sim é mesmo. Por isso, você precisa de uma consultoria especializada em marketing para médicos e marketing para dentistas que crie campanhas de atração e fidelização de pacientes que realmente funcione.


Hoje nós mostramos de forma geral como usar o WhatsApp para captar, converter e fidelizar pacientes. Se você quer se aprofundar mais sobre esse e outros assuntos de gestão e marketing para empresas de saúde, assine nossa newsletter e fique bem informado!


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