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Como trabalhar com influenciadores digitais na Odontologia e Medicina

Atualizado: há 5 dias


A tecnologia tem aberto novas possibilidades nos formatos como as empresas tem investido em publicidade e propaganda dos seus serviços e produtos.

O formato de atrelar a credibilidade de uma celebridade a um produto ou serviço não é novo. Esse tipo de estratégia já é utilizado pelas empresas há muito tempo. No Brasil, grandes marcas atrelam suas marcas a estrelas de novelas e apresentadores de televisão há décadas.

Com o advento da internet e especialmente das redes sociais surgiu um novo tipo de celebridade, ou formador de opinião: os influenciadores digitais.

O influenciador digital é uma pessoa com poder de impactar nichos específicos de pessoas com interesse em comum através de canais digitais. Ele pode utilizar para isso ferramentas como o Facebook, Instagram, Youtube e blogs direcionados a uma temática específica.

Como utilizar um influenciador digital na Odontologia e Medicina

É certo que muitos médicos e dentistas tem entre seus clientes personalidades de destaque no meio digital.

Outros até entendem que boa parte do público-alvo de certos influenciadores digitais fazem parte das personas que compõem o seu público-alvo.

Entretanto, a grande maioria dos profissionais de saúde não sabe direito como fazer e o que fazer para transformar essa autoridade dos influenciadores digitais em pacientes pagantes na sua clínica.

O primeiro passo é entender que o uso de celebridades e influenciadores digitais tem que fazer sentido dentro de uma estratégia de marketing médico ou odontológico mais ampla.

Sozinha, a atuação dos influenciadores digitais não vai resolver o problema de uma clínica da falta de clientes, por exemplo.

O segundo ponto é entender que tipo de resultado se deseja com o trabalho de um influenciador digital. Seria um posicionamento de marca, como por exemplo, atrelar à sua clínica a um determinado segmento de mercado (jovens, executivos, comunidade LGBT, etc.), seria a captação direta de pacientes para um determinado tipo de tratamento, engajamento, etc.

Entender e definir claramente quais os objetivos a serem atingidos e traduzi-lós em metas claras vai facilitar o próximo passo que é o de buscar influenciadores digitais que tenham similaridade com o perfil da sua clínica e do seu público.

Se a meta é aumentar o número de pacientes jovens que buscam fazer um tratamento odontológico com aparelhos ortodônticos, de nada adianta ter a participação no seu plano de marketing de um influenciador que seja voltado majoritariamente para o público adulto acima de 35 anos. Não haverá "fit" entre a sua oferta e o público do influenciador.

Observar somente o número de seguidores do influenciador digital é um erro que muitos profissionais de saúde cometem.

De nada adianta um influenciador tem 1 milhão de seguidores no Instagram se essas pessoas são "do tipo errado", ou ainda, se tem baixo engajamento com as postagens do influenciador.

Defina o que são resultados e busque-os

Lembra do que falamos mais acima sobre objetivos e seus desdobramentos em metas?

Pois é, vai ao longe o tempo em que os influenciadores digitais combinavam com o profissional uma ou duas postagens em troca de um tratamento, a famosa permuta.

Esse tipo de postura ainda existe é claro, mas estava cada vez mais rara. Os influenciadores, principalmente aqueles com maior autoridade e "estrada" já se profissionalizaram e muitos deles já tratam seus canais com um "canal de mídia" profissional.

A grande maioria dos influenciadores digitais tem hoje como apresentar resultados reais do seu trabalho, mostrando números que vão alem dos likes em suas postagens, mas também o real engajamento das suas campanhas.

Assim é bem possível saber quantos pacientes agendaram uma consulta vindos de uma ação realizada em parceria com um influenciador digital.

Fique consciente de que dificilmente um único post do influenciador digital vai gerar um resultado expressivo para o profissional de saúde.

Esse tipo de resultado é mais comum de acontecer quando a empresa está vendendo um produto do que um serviço.

Para que o resultado do trabalho de um influenciador digital se torne palpável para uma clínica médica ou odontológica é preciso trabalhar com o conceito de campanha de marketing.

É necessário que uma história seja contada, que seja criado uma conexão que aproxime e transfira a credibilidade que existe entre o influenciador digital e seu público para o profissional de saúde. Isso com certeza não vai ocorrer somente com um post do influenciador no seu canal digital principal.

Tenha um contrato

Nada hoje em dia deve ser combinado "de boca". Entenda que a atividade realizada pelo influenciador digital é uma transação comercial e precisa de todos os cuidados que esse tipo de relacionamento demanda.

Especifique tudo que o influenciador deve fazer, a sequência, combine um cronograma com datas, estipule junto com ele metas, defina os custos, o que cabe a ele e o que cabe a sua clínica.

Assine o contrato e parta para a execução sempre se baseando nos termos acordados e no cronograma proposta a quatro mãos.

Conclusão

Utilizar o alcance e o poder que os influenciadores digitais tem é uma decisão que cabe a cada profissional.

Entretanto, a participação do influenciador digital deve se dar dentro de um contexto de um plano de marketing com objetivos e metas bem definidos.

Se você quer saber mais sobre o assunto e precisa de ajuda para selecionar os influenciadores digitais que mais se assemelham ao perfil da sua clínica, entre em contato conosco.

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