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  • marcioasilv3

Como gerar leads para odontologia e medicina

Atualizado: Mar 2


Como gerar leads para odontologia e medicina

Um dos erros mais frequentes que nos detectamos nas clínicas odontológicas e médicas que utilizam as ferramentas de marketing digital para atrair mais pacientes é considerar as ferramentas de geração de fluxo como ferramentas de conversão.


Ao longo desse artigo vamos explicar para você como gerar leads para sua clínica médica ou odontológica, mas antes, precisamos nivelar alguns conceitos.


O que são leads na odontologia e na medicina


Se você tem uma clínica médica ou odontológica e sua principal fonte de receita são os procedimentos que você faz e não somente o valor da consulta, precisa entender o conceito de leads.


Leads são pessoas que tem o interesse e o potencial para se tornarem seus pacientes.


Quando você tem uma clínica médica, por exemplo, que desenvolve oferece serviços de dermatologia, de angiologia, de cirurgia plástica ou outras especialidades em que o paciente faz uma consulta inicial e a partir dai executa um ou mais procedimentos, precisa ter uma estratégia de captação de pacientes que inicialmente gere leads.


De quantos leads você precisa? A quantidade de leads está diretamente relacionada a sua meta financeira e ao seu ticket médio.


Se o ticket médio da sua clínica é de R$ 500,00 por paciente e a sua meta financeira é de R$ 150.000,00 de faturamento bruto por mês, então você precisa converter 300 leads em pacientes.


O que acontece via de regra é que a grande maioria das clinicas que trabalham com procedimentos fazem um uso errado das ferramentas de marketing digital, seja o Facebook, o Google ou o Instagram tentando em uma só tacada converter um total desconhecido em paciente. Não vai acontecer.


Perceba que as pessoas estão na internet buscando por solução de problemas, elas passam por uma caminhada ou jornada de compra até finalmente decidir contratar um prestador de serviços.


Uma boa estratégia de marketing para médicos e dentistas que capte mais pacientes precisa passar, necessariamente, pela geração de leads.


O conceito de funil de vendas



Funil de Vendas


Para exemplificar o conceito de funil de vendas vamos usar o exemplo de uma revenda de veículos.


Imagine uma loja de automóveis situada em uma avenida de grande fluxo de pessoas e veículos na sua cidade.


Veja, diariamente, milhares de pessoas passam na porta da loja, vem a propaganda na vitrine ou recebem um panfleto de pessoal da loja que fica no farol em frente ao estabelecimento.


De todas essas milhares de pessoas que passam na frente da loja e são impactadas pela sua propaganda, somente uma pequena parte, digamos 10%, passa para um segundo nível de ação, que seria o de se interessar pelo conteúdo da sua oferta de serviços.


Então, das milhares de pessoas impactadas pela mensagem da loja 10% entram na loja para ver de perto um carro, ligam para o telefone da loja para saber mais detalhes, etc. Aqui, nos dizemos que essas pessoas são os leads que o marketing da loja de alguma forma conseguiu atrair.


Dessas 10% das pessoas, ou leads que demonstraram algum interesse, apenas 1% delas de fato efetivou uma compra de um veículo na loja.


Perceba que esse funil de vendas hipotético se repete também na sua clínica. O que vai variar é a quantidade de pessoas em cada fase do funil e a taxa de conversão entre fases.


Mas uma coisa é certa: você precisa atrair um volume suficiente de leads que se interessem pelo serviço que você oferece na sua clínica e que tenha capacidade financeira para pagar por ele.


Nesse momento é que as ferramentas de marketing digital desempenham um papel importante.


É exatamente através de campanhas direcionadas para potenciais clientes, seja no Facebook, no Instagram, no Google e qualquer outro canal de mídia que sua clínica vai conseguir gerar um fluxo de visitantes alto, do qual parte dele demonstrará mais interesse e entrará em contato com sua clínica, se tornando um lead e a partir daí uma pequena parte será de fato convertida em pacientes.


Mas entenda que o alcance do marketing digital acaba no momento da geração dos leads. Mas, o marketing da sua clínica envolve muito mais do que a parte da geração do lead para que realmente você consiga captar um paciente.


Voltemos ao exemplo da concessionária de veículos. Digamos que depois de distribuirem milhares de panfletos no farol, de fazerem várias propagandas na televisão, uma pessoa (lead) entre na loja para buscar dados sobre um carro específico.


O que você acha que aconteceria se essa pessoa não fosse bem tratada? Se não fosse recebida com alegria? Se o vendedor não estivesse disponível, ou mesmo o carro citado na propaganda não corresponde-se a realidade? E a se a loja estiver suja? Se o café estiver frio?


Perceba que mesmo gastando uma grande soma de dinheiro em marketing digital médico ou odontológico e atraindo um alto volume de pacientes para visitar sua clínica, se os demais elementos (pessoas, processos, ambiente físico) não estiverem alinhados e preparados, a conversão não vai existir.


Então, antes de pensar em investir em marketing digital na sua clínica, antes de pensar em ter uma estratégia de captação de leads, é preciso preparar e organizar sua clínica, capacitar sua equipe, investir em processos, caso contrário todo o seu investimento se transformará em um custo, bem alto.


Conclusão


Para captar leads para clinicas médicas e odontológicas é preciso ter uma estratégia de ponta a ponta.


Ela começa com o mapeamento do cliente alvo, passa pelo investimento em mídia direcionada para geração de fluxo e continua dentro da sua clínica para a verdadeira conversão.


Não espere fazer todo o ciclo de atração -> interesse -> ação -> conversão do cliente com um simples post no Instagram ou investindo em propaganda no Google. Não é assim tão simples.


Se você quer saber mais sobre estratégia de marketing para captação de leads para clínicas médicas e odontológicas, entre em contato.


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