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  • marcioasilv3

Como fazer marketing na odontologia


Cansando de gastar dinheiro com ações de marketing no seu consultório sem resultados? Aprenda como fazer marketing na odontologia que traz resultados de verdade nesse artigo que preparamos para você.

Provavelmente você já foi alvo de uma campanha de marketing de um desses gurus online que mostra como captar pacientes e "lotar sua agenda" investindo em Facebook, Instagram ou outra rede social da moda.

Acontece que isso está longe, bem longe de ser marketing. Na verdade, no máximo, se trata de promoção da sua clínica. E na maioria das vezes um tipo de promoção apenas informativa que não traz paciente nenhum para sua clínica ou consultório.

O que é marketing na odontologia?

O marketing na odontologia tem a função de entender, atender e superar as expectativas de um grupo específico de pessoas.

Perceba que pela definição acima não existe nenhuma associação entre marketing e ferramentas de comunicação (Facebook, Google, Instagram, etc).

De fato, o objetivo do marketing na odontologia é tornar a venda dos seus serviços a consequência natural, pois todas as pessoas que entrarem em contato com a sua proposta de trabalho terão o que chamamos de perfil de cliente ideal. Ou seja, elas terão as 3 características abaixo:

01 - Interesse pelo seu serviço;

02 - Autonomia e autoridade para decidir pela contratação do seu trabalho;

03 - Capacidade financeira para pagar pelo seu trabalho.

Como fazer marketing na odontologia e captar pacientes de verdade?

Para fazer marketing odontológico que realmente funcione você precisa dar 3 passos atrás e entender que o marketing odontológico começa com a definição do seu público-alvo.

Não existe nada mais importante para que seu consultório consiga captar bons pacientes do que segmentar o seu mercado.

Segmentar é escolher, selecionar, dividir. Simplificando, você pega um grande conjunto de pessoas e separa aquelas que tem mais propensão a comprar o seu serviço, ficarem satisfeitos, voltarem e ainda trazerem novos pacientes com eles. Ou seja, você quer trabalhar para quem enxerga VALOR na sua proposta de trabalho.

O segundo passo para um marketing na odontologia efetivo é ter um posicionamento forte e distintivo na mente dos seus potenciais pacientes em relação à sua concorrência.

Se você for visto como mais um dentista na sua região, na sua cidade ou no seu bairro, tudo que vai lhe sobrar será concorrer por preço. O pior tipo de posicionamento possível.

Você precisa ser diferente (não o melhor) em algum aspecto distintivo dos outros dentistas que estão no seu mercado. Pode ser no atendimento, na tecnologia ou no ambiente. Tanto faz. O que importa é que o seu paciente em potencial perceba e valorize esse diferencial.

Por fim, mas não menos importante é preciso comunicar corretamente esse seu posicionamento de valor para o seu público-alvo.

Se as pessoas não sabem e não te conhecem de nada vai adiantar ser o melhor dentista do mundo. É preciso aparecer. Mas aqui está o grande erro que 99,9% dos profissionais de odontologia cometem. Eles acreditam e investem no marketing na odontologia somente nessa última etapa, sem cuidar das anteriores. O resultado quase sempre é pífio.

Ou seja, se você quer captar pacientes para seu consultório, precisa passar pelas 3 fases do marketing odontológico:

01 - Separar um grupo específico de pacientes que você quer atender.

02 - Ter um posicionamento claro e distintivo perante esse pacientes em relação à sua concorrência.

03 - Aparecer para as pessoas certa no local certo e no tempo certo.

Conclusão

Fala-se muito por ai sobre marketing digital para dentistas, sobre o uso de marketing na odontologia, mas pouca gente ainda entende o real conceito dessa ferramenta.

É precisa separar o que é estratégia de marketing na odontologia, que é o que vai realmente fazer você captar pacientes e ferramentas de marketing odontológico, seja elas online ou offline, que são importantes, mas não suficientes para captar pacientes.

Se você querer parar de perder tempo atendendo pacientes que não podem pagar pelos seus serviços, se quer ter maior rentabilidade na sua clínica ou consultório e se quer investir em marketing na odontologia de forma séria, conte com o expertise da Senior Marketing. Somos referência mundial em marketing na odontologia com escritórios no Brasil, Europa e Estados Unidos.

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Marketing na odontologia


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