Buscar
  • Sênior Marketing

Como escolher o regime tributário da sua clínica médica ou odontológica


A escolha do regime tributário é um dos passos mais importantes para um gestor de uma clínica já que uma escolha equivocada pode gerar problemas financeiros e fiscais.

Perceba que não vamos citar aqui o caso dos profissionais que trabalham com pessoa física. Esses geralmente fazem apontamentos de forma diferenciada para pagamento do seu imposto de renda utilizando o lançamento de despesas no carnê-leão.

O desconhecimento das formas de tributação para clínicas odontológicas e médicas leva muitas vezes o proprietário da clínica a duas situações específicas, porém igualmente danosas:

A - Pagamento de tributos além do necessário.

Nessa situação, o mesmo dinheiro que está sendo empregado para pagar tributos indevidamente poderia estar sendo empregado para fazer publicidade e propaganda, contratação de funcionários, investimento em equipamentos, etc.

B - Pagamento de tributos aquém do devido

Nessa situação o que ocorre é a geração de passivos tributários que podem com o tempo tornarem-se impagáveis e inviabilizarem a continuidade da clínica.

Para os profissionais que optam por trabalharem como empresas, existem 3 tipos de tributação que podem ser adotados por uma clínica médica ou odontológica:

  • Simples nacional

  • Lucro presumido

  • Lucro real

Não é pretensão desse breve artigo substituir a consulta à um contabilista ou a um advogado tributarista. De fato, recomendamos enfaticamente que você busque uma assessoria especializada em abertura de clínicas.

Isso posto, vamos dar uma breve explicação sobre cada sistema de tributação para clínicas odontológicas e médicas para que você profissional de saúde tenha uma panorama geral sobre cada opção e já consiga avaliar inicialmente onde seria mais viável o seu enquadramento.

Simples Nacional

Opção facultativa para empresas de pequeno e médio porte que consolida a arredação e cobrança de tributos de forma centralizada.

Existe um teto de faturamento anual para enquadramento nessa categoria de tributação de até R$ 3.600.000,00 reais.

Lucro Presumido

O lucro presumido é uma tributação é uma forma de tributar as empresas com base na determinação da base de cálculo do imposto de renda e da contribuição social do lucro líquido (CSLL) das pessoas jurídicas que não estiverem obrigados no ano calendário da apuração do lucro real.

Lucro Real

O lucro real é um regime de tributação obrigatório para empresas com faturamento acima de 78 milhões de reais por ano.

Por causa desse patamar elevado não se encaixa na massiva maioria das clínicas médicas e odontológicas brasileiras que são em sua imensa maioria de pequeno e médio porte.

O fato é que para escolher o melhor regime tributário para clínica odontológica ou médica é preciso verificar o seu perfil de faturamento mensal e fazer com a ajuda de um contador a análise dos impostos e alíquotas incidentes em cada um dos formatos de tributação.

A tributação de clínicas odontológicas e médicas é assunto sério e merece total atenção dos profissionais de saúde.

Mas ele não pode ser encarado somente com um assunto de contabilidade. Ele tem que ser encarado com um item dentro do seu processo de gestão. Por isso recomendamos fortemente que você procure uma consultoria de gestão para médicos e dentistas que possua o processo de contabilidade inserido dentro dela e não somente um escritório de contabilidade que fará somente o processo de avaliação do perfil tributário.

O final de cada ano é especialmente um ótimo momento para fazer a revisão do seu perfil de enquadramento tributário, pois caso seja viável a mudança para outro tipo de tributação isso pode ser feito logo no início do exercício do ano seguinte.

Nós citamos aqui a importância de buscar um contador para auxilia-ló na escolha do regime tributário. Sem dúvida esse profissional é muito importante, mas nunca, nunca mesmo cometa o equivoco de colocar decisões gerencias da sua clínica nas mãos do contador. Ele não é a melhor pessoa para te auxiliar nisso.

Se você precisa de ajuda para escolher o melhor regime de tributação para clínica odontológica ou o melhor regime de tributação para clínica médica, entre em contato conosco e converse com um consultor de gestão da Senior que é um profissional com visão organizacional (acima da contabilidade) que vai orienta-ló na melhor decisão.

Senior Gestão e Marketing

Consultoria para dentistas e médicos

#tributaçãoparaclinicasodontológicas #tributaçãoparaclínicasmédicas #tributaçãoparaclinicas

16 visualizações
Senior Marketing.png