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  • marcioasilv3

Como divulgar uma clínica nova

Atualizado: Mar 2

Como divulgar clinica nova

Se você vai abrir ou acaba de abrir uma nova clínica deve estar em busca de superar o seu primeiro desafio: como atrair pacientes.


Divulgar uma clínica nova tem particulares e diferenças em relação a divulgação de clínicas que já estão no mercado há muitos anos.


Assim como produtos, as empresas também tem seu ciclo de vida, ou seja, elas nascem, passam por uma fase de crescimento (em vendas, número de clientes, receita, despesas, etc.), amadurecem (estabilidade) e entram em declínio (queda nas vendas, novos concorrentes tomam parcelas do seu mercado, etc.).


Para cada uma dessas fases são exigidas estratégias de marketing, de propaganda e de promoção diferenciadas, pois atendem a objetivos diferentes.


Nesse artigo vamos responder de forma resumida e objetiva perguntas que nos chegam todos os dias, tais como:


  • Como divulgar uma clínica nova de odontologia no mercado?

  • Como atrair clientes para um consultório novo no mercado?

  • Como promover uma clínica médica nova no mercado?

  • Como fazer a promoção de clínicas novas no mercado?


Então, se você está na fase de lançamento da sua nova clínica, médica ou odontológica e precisa de estratégias de atração de pacientes e de divulgação da sua clínica siga conosco.


Como divulgar uma clínica nova no mercado


É importante entender que quando você estabelece sua clínica em uma nova região da sua cidade, já existirá, muito provavelmente um comércio bem definido naquela região.


Se você fez uma boa pesquisa de mercado, vai instalar sua clínica em uma região que tenha grande número de pessoas morando e trabalhando, com um bom comércio e acesso fácil por transporte público e particular.


Em uma região assim, já existirão provavelmente outros players do seu ramo (concorrentes) participando do mercado.


O novato aqui será você e seu negócio. É importante entender que na fase inicial de lançamento de um novo negócio existem dois objetivos principais que sua clínica deve perseguir:


01 - Tornar-se conhecida (visibilidade);

02 - Ganhar uma fatia de mercado dos concorrentes locais (captar pacientes);


Para que tais objetivos sejam atingidos é preciso investir um tempo elaborando um plano de marketing para sua clínica.


Esse plano de marketing deve conter entre outras atividades:


  • O perfil do seu público-alvo;

  • O serviços que sua clínica vai oferecer (Serviço, preço, condições de pagamento, nível de qualidade, etc.);

  • A análise dos principais concorrentes locais;

  • Metas e objetivos (número de pacientes a serem captados por mês, por tipo de procedimento, faturamento a ser atingido por mês, lucratividade e rentabilidade desejada, ponto de equilíbrio financeiro, etc.);

  • Ações de marketing - Um calendário de ações promocionais que vão desde o momento pré-abertura da clínica se estendo até os 12 primeiros meses de funcionamento.


O plano de marketing é um guia que direcionará os seus esforços de promoção da sua clínica de forma a atingi os dois macro objetivos (visibilidade e captação de pacientes) o mais rápido possível dentro das metas traçadas.


Ações de marketing para divulgação de uma clínica nova


Sem dúvidas as ações de marketing que devem ser realizadas para a divulgação de uma clínica nova variam em função de diversos fatores, a saber:


  • O público-alvo;

  • As metas dos sócios;

  • O capital disponível para investimento.


É claro que uma clínica popular que está situada na zona norte de São Paulo precisa de ações de divulgação e promoção diferenciadas de uma clínica direcionada ao público classe A na região do Itaim Bibi na mesma cidade.


Levando esses fatores em consideração, listamos abaixo algumas das ações de propaganda e promoção de uma clínica nova que você pode utilizar na sua clínica, sempre lembrando que as ações tem dois objetivos nessa fase de vida do seu negócio: visibilidade e aumento da participação de mercado (captação);


01 - Fachada e Vitrine


Se sua clínica é um imóvel de rua, consulte junto ao seu contador quais as limitações de divulgação e utilização da fachada impostas pelo código de postura da sua cidade.


Sempre que permitido e sua fachada possibilitar utilize letreiros luminosos e totens que possam ficar acessos durante a noite.


Se sua clínica está em uma rua de mão dupla, opte por modelos de letreiros faixa dupla, que possam ser lidos de qualquer sentido.


Verifique se a sua fachada tem uma visibilidade clara e se não existe nenhum tipo de mobiliário urbano (postes, arvores, etc) impedindo a visão dos passantes.


De fato, a sua vitrine ou fachada é sua primeira ferramenta divulgação da sua clínica nova. Muitas pessoas vão ver sua fachada transitando de casa para o trabalho ou vice e versa. Elas vão guardar a imagem da sua marca na mente e lembrar de você no momento que precisarem de um serviço como o seu.


02 - Outdoors e Letreiros Luminosos


Apesar da grande massificação do uso da internet e da perda gradativa da potência de letreiros e outdoors, essa ferramenta ainda é bastante útil em determinadas situações e locais.


Especialmente em situações como locais de paradas forçadas (farois e sinais), em cidades de menor porte e para clínicas com apelo mais popular, essa ainda pode ser uma boa opção.


Atualmente a mídia out of home, que envolve qualquer tipo de canal de comunicação fora de casa (painéis de LED, monitores em casas lotéricas e salões de beleza, busdoor, etc.) são uma opção muito interessante para divulgação de novas clínicas para um grande volume de pessoas em uma região geograficamente delimitada.


Os custos desse tipo de mídia, entretanto, não costumam ser dos mais baixos, portanto são indicados para clinicas médicas e odontológicas cujas metas de faturamento superem os R$ 150.000,00 / mês.


03 - Redes Sociais

Hoje em dia praticamente todo brasileiro tem uma conta nas redes sociais. Isso é muito bom por um lado, porque provavelmente o seu potencial paciente vai estar ali.


Entretanto, por outro lado, dado o volume de propaganda nas redes sociais, tem crescido o ruído e a dispersão de mídia tem sido muito grande.


As pessoas geralmente estão nas redes sociais para sociabilizarem. Portanto, as redes sociais podem ser no momento de abertura de uma nova clínica um canal institucional que visa atingir uma grande massa de potenciais consumidores via internet.


Mas, não tente forçar vendas pelas redes sociais. Você pode dar inicio a uma campanha de inauguração da sua clínica com "condições especiais" para os novos pacientes, sempre respeitando o código de ética do seu respectivo conselho.


A grande vantagem das redes sociais para a divulgação da sua clínica é que elas permitem uma segmentação de quem vai ser atingido pela sua propaganda por perfil social, comportamento e região geográfica, tornando muito mais precisa a aproximação com seus clientes de fato.


04 - Radio e Revistas


Hoje em dia as rádios e revistas tem perdido audiência para blogs e redes sociais, mas isso não significa que eles devem ser eliminados do seu plano de ações de divulgação da sua clinica nova.


Se o seu público-alvo é formado por pessoas mais maduras, donas de casa ou pessoas que trabalham na rua o dia todo, a grande chance de que o rádio consiga impacta-lás.


Da mesma forma, atualmente existem revistas segmentadas por bairros, por regiões e cidades.


Essas revistas além da edição impressa tem também seus portais nas principais redes sociais, aumentando a visibilidade da sua propaganda.


Para profissionais de saúde que querem divulgar sua clínica nova via rádio ou revistas, sempre recomendamos que busquem o formato de publieditoriais.


Nesse formato, não é realizado um anúncio propriamente dito, mas o anunciante assume a forma de um "colunista" do jornal ou da rádio falando sobre um tema da sua área que interesse aos potenciais pacientes. Isso cria autoridade e vende sem vender os seus serviços.


05 - Site + Google


É muito difícil mudar hoje em dia para uma nova clínica que está se lançando no mercado não ter um bom site.


Um site bem feito vai fazer com que as pessoas que estejam no Google buscando por serviços como o da sua clínica a encontrem facilmente.


Não estar nos resultados das buscas do Google para termos da sua área de atuação na sua região é estar fora do jogo.


Criar um bom site, atualiza-ló com conteúdo de interesse dos potenciais pacientes é a melhor forma de ser encontrado por quem já está mais a frente na jornada de compra de um serviço de medicina ou odontologia.


06 - Parcerias


Buscar na sua região de atuação parceiros comerciais que atendam ao mesmo perfil de público-alvo da sua clínica é uma ótima forma de divulgar sua clínica nova.


Isso envolve entender quais locais e que tipo de serviços o seu paciente alvo consome, mapear os locais de comércio e serviço que atendem a esses clientes e entrar em contato com os proprietários dos locais.


Todo empresário aprecia uma proposta que aumente suas vendas ou diminua seus custos. Se você conseguir agregar valor ao trabalho do parceiro sem aumentar seus custos através da sua parceria, sem dúvida alguma terá as portas abertas.


É o caso de médicos que fazem parcerias com clínicas de fisioterapia, personal trainers, academias, etc.


A parceria sempre deve agregar algo positivo para ambos os parceiros. Não se limite a deixar um panfleto da sua clínica no parceiro. Isso não é parceria, mas somente gentileza comercial.


Conclusão


Divulgar uma nova clínica tem objetivos diferentes de divulgar uma clínica já madura ou em declínio no mercado. É preciso atender aos objetivos de aumentar a visibilidade e ganhar participação de mercado.


Para atingir os objetivos acima é necessário definir um bom plano de marketing que detalhe quem são as pessoas que você deseja atrair para a sua clínica, quais suas metas e objetivos de curto prazo (1 ano) e definir as ações de divulgação mais adequadas para atingir essas metas.


Nós da Senior Marketing já ajudamos dezenas de clínicas há fazerem a divulgação e propaganda para atração e captação de pacientes. Se precisar de ajuda, entre em contato!


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