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Como divulgar consultório odontológico


Toda empresa precisa de divulgação para que as pessoas saibam onde elas estão, o que fazem e qual sua proposta de trabalho.

Nos últimos anos tem crescido a procura de informações sobre como divulgar consultório odontológico por parte dos cirurgiões-dentistas.

Logicamente, a medida que a concorrência aumenta, torna-se ainda mais necessário ter maior visibilidade.

Mas é aqui que a grande maioria dos profissionais de buscam formas de divulgar seus consultórios falham: não basta ter visibilidade. É preciso aparecer para as pessoas certas, aquelas que tenham interesse pelo seu tipo de serviço, autoridade para contrata-ló e capacidade financeira para pagar.

Temos acompanhado a explosão de cursos do tipo Facebook para dentistas, Instagram para dentistas ou Youtube para dentistas.

Esses cursos não tem valor em si mesmo, já que como veremos mais a frente, Facebook, Instagram, Youtube e outros são apenas canais de mídia, não podendo apresentar um resultado satisfatório se usados de forma isolada.

Não basta divulgar, tentar que atrair

A publicidade e propaganda na odontologia tem vários funções, sendo duas das principais as seguintes:

Informar - Aqui o objetivo é mostrar o seu consultório para um determinado público, dar a conhecer os seus serviços, sua localização, seu conhecimento, etc.

Persuadir - O foco aqui é gerar marcação de consultas. Pacientes que ao serem atingidos pela sua divulgação farão algum tipo de ação, como: agendar uma consulta por telefone, preencher um formulário no seu site, entrar em contato pelo Chat ou WhatsApp do consultório, etc. ]

Pode-se perceber que o foco é distinto e que são necessários enfoques e skills totalmente diferentes para cada abordagem.

Como atrair pacientes para seu consultório

A não ser que você seja uma grande rede de franquias com o objetivo de divulgar e fortalecer a marca com o intuito de no longo prazo captar mais pacientes, provavelmente a sua verba de divulgação é pequena e precisa de fato ser convertida no maior volume possível de pacientes.

A pergunta mais comum de todo cirurgião-dentista é: como atrair pacientes para meu consultório?

E a resposta direta é: através de uma boa divulgação persuasiva realizada nos canais corretos, onde seu público-alvo está com um mensagem de marketing forte o suficiente para motiva-los a pegar o telefone e agendar uma consulta.

É fundamental que ANTES de pensar em Facebook, Instagram, Google ou qualquer outro canal de mídia para levar a sua mensagem promocional, dois outros pontos sejam muito bem trabalhados, a saber:

O público-alvo - Se você erra o público-alvo todo o resto vai furar. Imagine um vendedor de camisas do Vasco da Gama que conseguiu um preço excelente pela camisa oficial do time. Se ele abordar torcedores do Flamengo, mesmo que essa camisa custe R$ 1,00 ele não vai vender.

Funciona da mesma forma com profissionais de odontologia. A grande maioria aprende sobre canais de divulgação (Facebook, Instagram, etc), mas o marketing odontológico é muito mais do que isso. É necessário também estudar profundamente o público-alvo.

Algumas características fundamentais que você deve observar no momento de filtrar o seu público-alvo: localização geográfica, renda, faixa de idade, sexo, comportamento social, etc.

Acerte no público e provavelmente você já tem 50% de chances de aumentar a captação de pacientes no seu consultório.

A Oferta - Mas não basta apenas acertar no público, se o seu "produto" de odontologia não for interessado e acessível para esse público.

Imagine que você escolheu trabalhar com o público-alvo formado por homens e mulheres na faixa de idade entre 25 e 50 anos, que tenham renda média salarial de R$ 2.500,00 e que morem na zona leste de São Paulo.

Não adianta tentar vender lentes de contato dental para esse público. Ele tem interesse, tem até disposição para comprar, mas a grande maioria das pessoas do perfil acima não tem capacidade financeira para pagar por esse tipo de serviço.

Esse apenas um exemplo, adapte para a sua realidade.

Os canais de mídia - Somente depois de ter eligido um público-alvo e montando uma oferta atraente para eles é que você começa a pensar em quais canais de divulgação do seu consultório.

Agora sim, de acordo com o perfil social do seu público-alvo você deve escolher se vai fazer mensagens persuasivas e distribui-las no Facebook, no Instagram ou mesmo no rádio, em panfletos ou outdoor. Tudo depende do público e não da mídia que esta na moda no momento.

Conclusão

Esse artigo deveria ser lido por todo cirurgião-dentista antes de contratar uma agência ou tentar fazer por sí mesmo a divulgação do seu consultório.

Publicidade nunca foi somente a escolha de um canal de divulgação. Trata-se de um processo integrado de comunicação.

Sua comunicação falha quando olha para ferramentas (Face, Insta, Google, etc.) e acredita que está fazendo publicidade. Não está.

Se você quer saber mais sobre como divulgar o seu consultório, entre em contato conosco e tenha a consultoria personalizada de um consultor de dentistas.

Senior Marketing

Divulgação de consultórios odontológicos

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