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Como conseguir pacientes

Como conseguir pacientes

Você é um dentista, médico, psicologo ou outro profissional de saúde? Investiu e continua investindo tempo e dinheiro na sua formação técnica? Tem um bom consultório bem montado em um local de bom movimento? Mas ainda assim lhe faltam pacientes?


Bem, você não está sozinho. Aqui na Senior Marketing já atendemos nos últimos 23 anos centenas de profissionais de saúde que tinham em comum dúvidas como:


- Como conseguir pacientes?

- Como fazer captação de pacientes para meu consultório médico ou odontológico?

- Como chamar pacientes para meu consultório?

- Qual a melhor estratégia de captação de pacientes?

- Como aumentar o número de pacientes do meu consultório ou clínica?

- Como captar pacientes particulares?

- Como me diferenciar da concorrência e atrair mais pacientes?


Essas e outras perguntas surgem praticamente todos os dias vindas de dentistas, médicos, psicólogos que não sabem mais o que fazer para conseguirem pacientes.


Nesse breve artigo vamos te ajudar as dar os primeiros passos para reverter essa situação de falta de pacientes.


Logicamente, cada profissional é único, cada consultório ou clínica tem suas particularidades e o nível de concorrência pode ser maior ou menor dependendo do setor e da região.


De qualquer forma, essas são boas práticas para você conseguir mais pacientes e que você pode começar a desenvolver desde já.


Perceba que captação de pacientes é um jogo de números. Quanto maior o número de pessoas que for impactado pela sua estratégia de captação de pacientes, maiores são as chances de aumentar o número de pacientes do seu consultório.


Seguem 5 ações para você conseguir mais pacientes. Confira!


01 - Faça parcerias para conseguir captar mais pacientes


Parcerias são um excelente forma de aumentar o alcance e a visibilidade do seu consultório sem necessariamente aumentar os seus custos.


É muito comum adentrarmos em um edifício comercial e logo no hall de entrada identificarmos as placas dos profissionais que trabalham nos diversos andares do local.


Facilmente encontramos profissionais que poderiam trabalhar em conjunto somando esforços e aumentando suas chances de captação de pacientes.


É o caso de dentistas que podem ser associar a fonoaudiólogos e fisioterapeutas que podem fazer parcerias com ortopedistas e reumatologistas.


Procure no seu prédio, na sua rua, no seu bairro e mesmo na sua região outros consultórios e clínicas que trabalham com disciplinas complementares a sua, que não concorrem diretamente com você e ofereça uma parceria.


Parcerias bem estruturadas podem aumentar muito a captação de pacientes sem investimentos pesados em publicidade ou propaganda.


Não seja tímido e vá atrás de bons parceiros comerciais. Hoje.


02 - Convênios com empresas para captar mais pacientes


Sua região tem muitas empresas? O tipo de serviço que você oferece pode contribuir de uma forma positiva para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários?


Procure o RH das empresas da sua região, no caso de grandes empresas, ou o proprietário e apresente um programa de prevenção e promoção da saúde para os funcionários.


Esse programa pode ser estendido para os familiares dos funcionários e você de quebra aumenta em 3x a 4x o alcance do seu convênio.


Mas, cuidado com os termos utilizados e principalmente com a elaboração de um contrato de prestação de serviços.


Nessa hora um boa assessoria de um advogado é fundamental. Existe uma legislação a respeito do assunto e você não quer se pego desprevenido com algum tipo de passivo judicial.


Estando tudo claro, é bom que se diga que convênios com empresas são uma das melhores formas de conseguir acesso a uma carteira de clientes qualificada em um curto espaço de tempo.


Mas, atenção! É preciso ter uma estratégia ativa de captação de pacientes. Não se trata de entregar um contrato para o proprietário e esperar que as pessoas da empresas comecem a procurar seu consultório. Isso não vai acontecer.


É preciso que você tenha alguém dentro da sua clínica ligando para os "associados" e agendando suas consultas, acionando-os para campanhas na sua clínica, etc.


02 - Palestras atraem mais pacientes


Todo bairro, toda região, toda cidade possui uma associação de moradores, associação comerciais, igrejas, sindicatos, etc.


Esses espaços geralmente dão boas vindas para iniciativas públicas que promovam a saúde e o bem estar dos seus frequentadores.


Procure se inteirar dos espaços desse tipo que existem na sua região e proponha aos organizadores do espaço um calendário de palestras que envolvam a comunidade local.


Para dar um exemplo concreto, um cliente da Senior Marketing conseguir acesso ao sindicato dos magistrados aposentados da sua cidade e promoveu um ciclo de palestras sobre odontologia para a terceira idade.


O resultado desse evento foi que 17 pessoas pessoas agendaram consultas na clínica nos dias seguintes a palestra, a grande maioria deles formados por pessoas com o perfil do cliente ideal da clínica, um público muito qualificado.


Aposte nas palestras para conseguir mais pacientes.


04 - O digital é o canal de captação de pacientes


Hoje em dia já somos 100 milhões de brasileiros conectados à internet. É claro que dentro dessa massa existem pessoas de todo o tipo.


Existem aqueles que buscam serviços de saúde somente quando ele se torna inevitável, mas também existem aqueles que já estão bem avançados na mentalidade de prevenção e promoção da saúde.


De fato, se você quer conseguir pacientes precisa considerar os canais de comunicação digital como meios de atrair mais pacientes.


São tantas as opções que praticamente quase todo tipo de paciente pode ser impactado por uma campanha de captação de pacientes com marketing digital.


Se você está se perguntando: qual o melhor canal de marketing digital para dentistas e médicos? A resposta é depende. Depende diretamente do perfil do seu paciente alvo.


Uma vez que você tenha definido claramente o perfil do seu público-alvo, especialmente o seu comportamento e sua atitude em relação ao tipo de serviço que você oferece, você poderá definir qual o melhor canal de marketing digital para conseguir mais pacientes, que poderá ser um ou mais dos citados abaixo:


  • Site

  • Blog

  • Instagram

  • Facebook

  • Linkedin

  • Youtube

  • Google

  • SEO

  • Banners

  • Sites especializados

  • Etc, etc, etc.


05 - Olhe para sua base de dados para conseguir mais pacientes


A base de dados do seu consultório ou clínica pode ser somente uma pilha de dados ou uma mina de ouro.


Depende do que você faz com ela. Se você conseguir organizar seus dados sobre os seus clientes e interpretar o que eles estão dizendo pode ter certeza que vai conseguir aumentar sua captação e conseguir mais pacientes sem precisar fazer captação externa.


Pense bem, captar novos pacientes é caro e trabalhoso. Tentar convencer quem já foi seu paciente a voltar e fazer novos tratamentos é muito mais barato e eficiente.


Acontece que isso não acontecerá se a única ação que você fizer para recuperar um paciente for mandar um carta de retorno ou ligar para ele faltando algum tempo para completar um período de tempo (6 meses, 12 meses, etc.)


É preciso nutrir um relacionamento permanente e de valor com a sua base de clientes para que você e seu consultório se solidifiquem na mente deles como o prestador de serviços exclusivo na sua categoria.


Com as diversas ferramentas de automação de marketing existentes no mercado e com um bom conteúdo que agregue valor para a vida dos seus pacientes, sem dúvida alguma é muito mais fácil hoje em dia fidelizar e fazer novas vendas de serviços para a sua carteira de clientes.


Então, para conseguir novos pacientes comece tratando e zelando muito bem dos seus atuais pacientes.


Conclusão


Muitos médicos, dentistas e outros excelentes profissionais estão com suas agendas vazias. Não precisa ser assim, para conseguir novos pacientes é preciso ter boas estratégias, persistência e consistência.


Se você precisa captar mais clientes e quer construir uma estratégia de captação de pacientes que possa atrair mais pacientes para o seu consultório ou clínica fale com um de nossos consultores.



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Empresa de captação de pacientes

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