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Como captar pacientes sem enrolação e sem milagres


Ok, você já vasculhou a internet e já achou dezenas de artigos e videos com dicas, sacadas e hacks sobre como captar pacientes rapidamente, como atrair mais pacientes para seu consultório, como captar pacientes de ortodontia, como atrair pacientes para consultório odontológico, como captar pacientes para clínicas médicas e milhares de outros títulos.

Mas a dura realidade tem que ser dita: captar pacientes não é assim tão fácil. Vejamos algumas constatações:

  • A economia (2019) está em passo de tartaruga e o desemprego ainda tem níveis recordes.

  • Existe um número recorde de novos profissionais de odontologia e medicina formando todos os anos e aumentando a competição ano a ano;

  • Os planos de convênios de saúde e odontológicos praticam tabelas cada vez mais baixas, e o pior, tem cada vez mais adesão de dentistas e médicos desesperados para fazer algum dinheiro;

  • Proliferam as clínicas populares e as franquias com métodos de captação de clientes, digamos, pouco ortodoxos (o que dizer de palhaços na porta de uma clínica odontológica convidando os pacientes para uma palhaçada, digo consulta?);

Você acredita que com esse cenário nebuloso basta investir em marketing na odontologia ou marketing na medicina, que na cabeça da maioria dos dentistas e médicos se traduz apenas em fazer publicidade para dentistas e médicos no Facebook, Instagram, Google ou na última rede social da moda?

Não, meu amigos e amigas. Não vai acontecer! Para captar pacientes sem enrolação e sem milagres é preciso de uma metodologia de captação de pacientes.

Se você chegou até aqui, parabéns! Você já faz parte daqueles 5% dos profissionais que entendem que para captar mais pacientes, para atrair pacientes para seu consultório, para aumentar o número de pacientes na sua clínica é necessário mais do que anúncios e posts bonitinhos nas redes sociais. É preciso ter um método de captação de pacientes.

Método de captação de pacientes

Assim como tudo que é bom, duradouro e consistente na vida, para atrair os melhores pacientes para sua clínica, ou seja, aqueles que precisam do seu trabalho, que enxergam a importância do que você faz e pagam bem pelo seu serviço, é preciso ter um método.

Esse método de captação é conhecido como estratégia dos 3 M's de marketing. Basicamente, você só conseguirá captar mais pacientes para sua clínica ou consultório se fizer um perfeito alinhamento entre:

(M)ercado - As pessoas que você quer e pode atender melhor no seu consultório ou clínica. Quem quer atender todo mundo, falar com todo mundo, vender seus serviços para todo mundo, acaba não sendo referência para ninguém e portanto, atraindo todo tipo de paciente, principalmente aqueles que não podem pagar, ou que não valorizam o seu serviço.

(M)ensagem - A mensagem pode ser entendida como a oferta de serviço que você deseja oferecer ao seu mercado.

Veja bem, quando o produto se adequa ao mercado, dificilmente ele tem problemas de vendas. Se você entende as dores e os problemas de um determinado conjunto de pessoas (segmento de mercado) e modela a sua oferta a essas necessidades e desejos, suas vendas ocorrem com naturalidade.

Mas aqui acontece o equivoco da grande maioria dos proprietários de clínicas médicas e odontológicas. Eles acreditam que dá para modelar o seu serviço trabalhando somente os aspectos do serviço. Não dá.

É preciso modelar o serviço, ou seja, o tratamento odontológico, estético, ou o que for, mas também e principalmente os demais elementos de marketing como o preço do serviço, as condições de pagamento, o atendimento, o pós-venda, a recepção, o ponto comercial, a estrutura física, o layout, o horário, o treinamento da equipe, etc.

Você deve se perguntar porque muitas vezes uma clínica de franquia com profissionais de menor qualificação técnica, tem muitas vezes, um resultado financeiro superior a clínicas onde a equipe é formada por profissionais renomadas e com larga experiência clínica, certo?

É que os pacientes olham o conjunto de benefícios que vão receber e não somente os aspectos técnicos.

Para atrair mais pacientes para sua clínica, captar mais pacientes qualificados, aumentar o número de pacientes no consultório é preciso investir na oferta do serviço que como vimos compõe a sua mensagem.

(M)ídia - Por fim, mas não menos importante é fundamental saber onde as pessoas que compõem o seu mercado buscam informações e compram ofertas como a sua.

De nada adianta segmentar corretamente o mercado, ter uma grande oferta mas ela não chegar aos olhos e ouvidos das pessoas corretas, ou seja, aqueles potenciais pacientes que tem interesse, autoridade e capacidade para comprar seus serviços.

Conclusão

Não existem atalhos e nem milagres para captar pacientes. Você pode ler um monte de sacadas para captar mais pacientes, dicas para captação de pacientes, hacks para aumentar o número de pacientes no seu consultório, mas dura e fria realidade é que: sem uma metodologia de atração de pacientes nada feito.

Se você quer aumentar o número de pacientes na sua clínica, se deseja captar mais pacientes, atrair mais pacientes qualificados para seu consultório, entre em contato conosco e conheça nossa metodologia de captação de pacientes.


Senior Marketing

Metodologia de captação de pacientes

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

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