Buscar
  • marcioasilv3

Como captar pacientes particulares para odontologia todos os dias

Atualizado: Set 18


Como captar pacientes particulares todos os dias

Todas as funções de uma clínica odontológica só acontecem quando existe uma venda.


Nós sabemos. A grande maioria dos dentistas não gosta nem de ouvir falar o termo venda. É como se o seu serviço fosse alguma espécie rara de especiaria que não tem valor comercial.


Outros ainda se incomodam com o termo venda e trata de chamar a ação de prestação de serviços de outros nomes, digamos, mais suaves.


Não importa o nome que você dê, esteja você trabalhando em um pequeno consultório no oitavo andar de um edifício comercial do subúrbio de uma grande cidade, ou gerenciando uma rede de clínicas odontológicas, tudo, tudo na sua clinica só começa a acontecer quando existem vendas.


E para vender é preciso que exista um processo de captação de pacientes em curso. E o melhor: para que exista rentabilidade e lucratividade, para que você possa oferecer um serviço de qualidade, reinvestir na sua formação, na sua clínica e na sua equipe é preciso trabalhar a captação de pacientes particulares.


É exatamente sobre esse assunto que queremos falar com vocês hoje nesse artigo: como fazer captação de pacientes particulares na odontologia todos os dias. Acompanhe!


Como fazer captação de pacientes particulares todos os dias


Antes de aprofundarmos na parte prática de captação de pacientes particulares vamos eliminar de vez alguns mitos e conceitos falhos sobre captação de pacientes.


Captação de pacientes na odontologia é antiético


Não é. O que é contrário ao código de ética da odontologia é o processo de aliciamento de pacientes.


Existem muitas empresas de captação de pacientes por ai que atuam de forma antiética, com práticas, no mínimo, questionáveis de captação de pacientes.


Tudo que viola as regras do CRO (concorde você ou não) é antiético. O fórum para discussão do assunto é na justiça e não nas práticas ilegais de captação de pacientes.


Captação de pacientes na odontologia é tudo a respeito de planejamento, inteligência, conhecimento de mercado e estratégias e ações de marketing. Nada contra a ética.


Captação de pacientes na odontologia é o mesmo que publicidade


Não é verdade. Publicidade é apenas um braço das ferramentas disponíveis de comunicação no mix de marketing odontológico que pode e deve ser usado para atrair pacientes para sua clínica odontológica. Mas não é o único.


No rol de soluções para captação de pacientes particulares entram ações de publicidade, propaganda, promoção, relações públicas, venda pessoal e assessoria de imprensa.


Ainda podem ser usados canais online e offline. Então, só para você entender prezado leitor, captação de pacientes é muito mais que publicidade.


Captação de pacientes particulares envolve estratégia, conhecimento de mercado, ferramentos e ações.


Vamos ver um pouco mais sobre como captar pacientes particulares para odontologia logo a seguir!


Como captar pacientes particulares todos os dias


01 - Comece com metas claras


Não existe nada mais importante do que ter metas. Uma meta é um objetivo numérico associado a uma data.


"Aumentar o faturamento", "mudar o perfil dos pacientes", "captar mais pacientes particulares" não são metas, são apenas desejos.


Metas são claras e objetivas. Exemplos de metas concretas: "Captar 10 pacientes particulares de implantes por mês", "Fazer 30 novas avaliações de ortodontia a cada 15 dias", "Aumentar em 10% o faturamento a cada 2 meses".


Não ter metas claras é o principal problema de quem quer captar pacientes particulares.


02 - Reserve um orçamento proporcional as suas metas


De nada adianta dizer que quer atingir uma faturamento de R$ 200.000,00 em 3 meses com um orçamento de R$ 2.000,00 por mês para ações de captação de pacientes.


Captação de pacientes não é uma ciranda financeira. Para captar pacientes é preciso sim de investimentos adequados as metas. Não caia na conversa fiada de "gurus de marketing para dentistas" de que investindo nada ou quase é possível captar muitos pacientes. Pode até ser possível, mas não é um processo de captação de pacientes. É sorte!


03 - Monte um plano de captação de pacientes


Veja, captação de pacientes particulares envolve entender pelo menos 3 aspectos:


  1. Público-alvo

  2. Oferta

  3. Comunicação


Você precisa escolher para quem quer divulgar seus serviços. Quem você quer atrair para seu consultório ou clínica odontológica? Qual a persona? Qual o perfil do seu cliente ideal? Se sua resposta é todo mundo, você ainda não entendeu como se faz captação de pacientes particulares.


Em segundo lugar, é necessário definir uma oferta que seja aderente aos desejos e necessidades dos seus pacientes alvo.


Qual a dor (física ou psicológica) que a sua oferta de serviço resolve? Por que o seu paciente deve contratar sua clínica e não os concorrentes? Isso faz da oferta.


E por fim e não menos importante, o canal de comunicação é fundamental para a captação de pacientes particulares. Sabendo a idade, o sexo, a renda, a formação educacional do perfil do seu paciente ideal fica muito mais fácil descobrir onde esse paciente busca informações e consome.


Nem tudo é digital, nem todos os problemas de captação de pacientes se resolvem fazendo captação via redes sociais ou pelo Google. Existe uma infinidade enorme de canais de comunicação e captação de pacientes particulares. Não seja limitado.


Marketing digital e captação de pacientes particulares


Quando falamos de marketing digital no fundo estamos falando de marketing. Digital é o canal.


Marketing é o fundamento. E marketing não é só publicidade e propaganda. De nada adianta ter uma página maravilhosa no Instagram com posts bem feitos se não estiverem sendo acessados pelas pessoas com o perfil correto.


Da mesma forma, se o seu preço não estiver de acordo com o patamar e o nível de expectativa das pessoas que são impactadas pelas suas mensagens no mundo digital, sua comunicação não vai ser efetiva.


A bem da verdade é que o marketing digital para odontologia é um conjunto de ferramentas excelentes para captação de pacientes, mas se não houver um conhecimento profundo de marketing que preceda o uso das ferramentas (Facebook, Instagram, Google, etc.) elas se tornam o que são, apenas ferramentas.


Conclusão


É possível sim captar pacientes particulares todos os dias. Mas, não existe uma receita de bolo, do tipo faço isso e acontece aquilo.


O que existe de verdade, é que se você respeitar os fundamentos de negócios e de marketing, que vem a ser solucionar uma dor que uma fatia específica do mercado possui e ao mesmo tempo saber comunicar para as pessoas corretas essa solução que você possui, o sucesso é inevitável.


Para aumentar suas chances de captar mais pacientes particulares é sempre bom contar com uma empresa especializada de captação de pacientes.


Se você gostou desse material assine nosso newsletter e receba mais artigos pontualmente no seu email.



Senior Marketing

Empresa de captação de pacientes

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br


SENIOR GESTÃO E MARKETING 

A Senior é especialista em estratégia e gestão e marketing para dentistas, médicos e demais empresas de saúde.

  Somos uma empresa focada em resultados e trazemos para nossos clientes um conjunto completo de soluções em gestão empresarial, marketing e sistemas.

Conheça : www.seniormarketing.com.br

ONDE ESTAMOS

 

Brasil: 

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 550, 4º andar, conjunto 42 |  Brooklin |  São Paulo – SP | +55 11 3254 74 51 

atendimento@seniormarketing.com.br

Portugal:

Av. da Liberdade, 110 - 1269 - Lisboa | Portugal | +351 21 145 13 70

geral@seniormarketing.pt

Horário de Funcionamento: 09:00 hs. as 17:30 hs. 

 

 

Senior Marketing.png