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Como calcular o valor do seu consultório


Você esta pensando em vender seu consultório? Esta discutindo a possibilidade de aceitar a entrada de um novo sócio no seu negócio?

É muito comum que dentistas, médicos e outros profissionais de saúde em determinado momento da sua vida profissional passem por essa dúvida ou questionamento.

Na nossa consultoria de marketing odontológico e marketing médico já ajudamos vários profissionais a calcular o valor do seu consultório em situações como as descritas acima.

É importante que fique claro que o valor preciso de uma empresa nunca sera exato. Por mais que você use uma metodologia de valuation (e existem várias), o valor final ainda pode ser discutido. A não ser no caso de empresas que tem seu capital aberto, onde o valor total da empresa é conhecido multiplicando-se o valor de cada ação pelo número de ações à venda. Mas esse não é o caso de pequenos consultórios e clínicas odontológicas.

Entenda que por mais que o cálculo esteja correto, o valor da sua empresa não é o que o cálculo diz mas o que o mercado esta disposto a pagar. De qualquer forma, calcular o valor do seu consultório / clínica aumenta o seu conhecimento e da um bom ponto de partida para negociações futuras.

Para os leigos, a impressão que fica é que o cálculo do valor de um consultório se dá somando-se os ativos em seu interior (cadeiras, móveis, equipamentos, etc). Mas, esse é apenas seu valor patrimonial e vale muito mais para empresas industriais que estão em uma situação de endividamento, por exemplo.

Um consultório deve ser avaliado sobretudo pela sua capacidade de geração de caixa no futuro e não pelo que ela possui agora.

O melhor método, pela sua simplicidade e objetividade para cálculo do valor de um consultório é o do fluxo de caixa descontado.

Fluxo de caixa descontado

O fluxo de caixa descontado é um cálculo no qual incide sobre a projeção do fluxo de caixa normal uma taxa de desconto. Essa taxa visa a reduzir, da soma dos valores que a empresa deve receber nos próximos anos, uma taxa de risco, o custo de oportunidade, a depreciação, entre outras variáveis, chegando a um valor presente

Existem fatores que devem ser considerados nesse cálculo. Se você considerar como base o fluxo de caixa para daqui a cinco anos, por exemplo, como saber qual será a taxa de crescimento da empresa? E qual o risco envolvido? você pode traçar cenários pessimistas e otimistas. Para fazer uma correta apuração dos valores você precisará da ajuda de um contador que extrairá as informações de base de cálculo do seu demonstrativo de resultados do exercício.

Como aumentar o valor do consultório

Depois que você chega ao valor do seu consultório / clínica, deve determinar quais são os fatores que aumentam a percepção de valor do negócio. São vários fatores que aumentam o valor final de um consultório / clínica:

Boa carteira de clientes recorrentes (pacientes de ortodontia, por exemplo).

Boas perspectivas para o mercado consumidor do consultório.

Gestão profissional aplicada no consultório / clínica.

E sem dúvida alguma, um dos fatores que aumenta muito a percepção de valor de um consultório / clínica é a sua marca. Uma marca forte vale as vezes muito mais que todo o investimento realizado na clínica.

Um perigo, ou um redutor do valor da clínica é, por outro lado, ter somente seu patrimônio físico (móveis, equipamentos, etc) como único elemento de valor. Isso reduz muito a percepção de valor do consultório / clínica e enfraque a posição do dono em uma negociação. Passivos trabalhistas e dívidas no nome da clínica também são fatores debilitantes do valor do consultório / clínica.

Conclusão

Você viu nesse artigo que o cálculo do valor de um consultório pode ser realizado de várias formas (EBTIDA, Fluxo de Caixa Descontado, etc) e que o valor calculado não significa o valor que o mercado vai pagar.

Se você deseja maiores informações sobre gestão e marketing na odontologia, entre em contato conosco e converse com um consultor de dentistas.

Sênior Marketing

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