Buscar
  • marcioasilv3

Como calcular o valor da sua clínica


Saber o valor da sua clínica é fundamental em momentos com a negociação para a entrada de um novo sócio, venda de parte da clínica ou mesmo quando você decide vender toda a operação.

Existem várias técnicas para cálculo do valor de um consultório ou clínica, mas vamos explicar aqui aquela que acreditamos ser a mais correta e que praticamos na nossa consultoria de gestão e marketing para dentistas e gestão e marketing para médicos, o fluxo de caixa descontado.

Fluxo de caixa descontado

O fluxo de caixa descontado representa o valor estimado da empresa tendo como base as perspectivas futuras de faturamento, os riscos envolvidos na operação do negócio e o tempo decorrido para a operação do negócio.

É uma técnica muito útil e universalmente aceita para calcular o valor de uma empresa com base na perspectiva futura da capacidade de geração de caixa da sua clínica.

Essa técnica tem a capacidade de demonstrar o retorno financeiro esperado com a operação da clínica em um horizonte de tempo (anos)

Simplificando ao máximo, verifica-se a capacidade de geração de caixa em um horizonte de tempo, como por exemplo, 5 anos. Esses valores pretensos esperados de faturamento são somados para encontrar o potencial faturamento. Sobre esse montante que foi encontrado são descontados o horizonte de tempo (5 anos do exemplo), e o risco envolvido na operação segundo uma taxa pré-estabelecida. Desse forma é possível de maneira bem aproximada determinar o valor da sua empresa no momento presente, tendo em conta o que ela vale hoje levando-se em consideração os ganhos esperados no futuro.

Fluxo de caixa descontado - Como Fazer

Se você pensa em vender sua clínica e precisa saber o valor dela para entrar em uma negociação com base em dados mais concretos deixando de lado o empirismo, precisa saber como funciona a metodologia do fluxo de caixa descontado.

Da mesma forma, se esta buscando um sócio ou um capitalista que possa investir na sua clínica, pode utilizar a fórmula do fluxo de caixa descontado para apresentar números concretos sobre valor do negócio.

O fluxo de caixa descontado leva em consideração quatro três elementares:

  • Estimativa do fluxo de caixa;

  • Taxa de desconto;

  • Valor residual;

Estimativa do fluxo de caixa

Trata-se da projeção de ganhos futuros e dos custos da empresa em um horizonte de tempo determinado (anos).

Muito útil para mostrar a um futuro sócio ou investidor qual o retorno que ele terá e em quanto tempo aplicando o dinheiro dele na sua clínica. Bancos também costumam ser mais generosos com empresários que apresentam números de projeções futuras.

É necessário calcular dentro de um horizonte de tempo quanto você espera faturar e também determinar os custos envolvidos com sua operação nesse período. Esses números devem ser baseados na taxa de crescimento que você tem atualmente na sua clínica

Taxa de desconto

É um valor que deve ser definido e praticado com base nos riscos que a atividade empresarial da sua clínica apresenta e também pelo custo médio ponderado do capital, ou seja, quanto é aplicado de esforço e recursos para adquirir o próprio capital.

Esses valores variam conforme a empresa, o segmento de mercado e também as condições das finanças do sócios da clínica. Quem é mais indicado para calcular essa taxa é o contador da sua clínica.

Valor Residual

Trata-se do valor dos bens e ativos que compõem o patrimônio da clínica no final da sua vida útil, ou seja, quando já estão totalmente depreciados.

Por exemplo, para calcular o valor de uma cadeira de dentista ou um tomografo de uma clínica médica deve ser aplicada uma taxa de depreciação, ou seja é descontado do valor do bem a depreciação que ele sofre ao longo do tempo. É preciso calcular o valor do bem no futuro e não no seu momento presente, e muito menos considerando o seu preço de compra.

Todos os fatores acima são colocados em uma fórmula e chega-se ao valor da sua clínica. Como se vê são muitas variáveis, várias leituras, análises e interpretações de dados, além de cálculos matemáticos para se chegar ao resultado final.

Recomenda-se enfaticamente que você busque a ajuda de uma empresa profissional para avaliar o valor da sua clínica e que essa tenha a ajuda de contadores, analistas financeiros e de toda uma equipe multidisciplinar para o cálculo correto do valor da sua clínica ou consultório.

Fuja do empirismo e do "chute" quando se trata de calcular o valor da sua clínica, pois isso pode causar vários problemas.

Se você precisa de ajuda de uma empresa especialista em avaliar clínicas médicas e odontológicas, entre em contato e converse com um consultor.


Senior Marketing Gestão e marketing para empresas de saúde

#avaliaçãovalorconsultório #avaliaçãovalorclínica #comocalcularvalorconsultório #gestãofinanceiraclinicas #marketingegestãomedicos #marketingegestãodentistas

65 visualizações

SENIOR GESTÃO E MARKETING 

A Senior é especialista em estratégia e gestão e marketing para dentistas, médicos e demais empresas de saúde.

  Somos uma empresa focada em resultados e trazemos para nossos clientes um conjunto completo de soluções em gestão empresarial, marketing e sistemas.

Conheça : www.seniormarketing.com.br

ONDE ESTAMOS

 

Brasil: 

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 550, 4º andar, conjunto 42 |  Brooklin |  São Paulo – SP | +55 11 3254 74 51 

atendimento@seniormarketing.com.br

Portugal:

Av. da Liberdade, 110 - 1269 - Lisboa | Portugal | +351 21 145 13 70

geral@seniormarketing.pt

Horário de Funcionamento: 09:00 hs. as 17:30 hs. 

 

 

Senior Marketing.png