Buscar
  • marcioasilv3

Como aumentar o lucro de uma clínica odontológica

Atualizado: Set 18


Como aumentar o lucro de uma clínica odontológica

APRENDA COMO AUMENTAR O LUCRO

DE UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA


Vencidos os desafios iniciais de captação de pacientes e consolidação do nome e da marca de uma clínica no mercado, o desafio passa a ser o da lucratividade.


Muitos profissionais maduros e empresários do setor de odontologia vem até a nossa consultoria com dúvidas semelhantes que giram sempre em torno do mesmo tema:


  • Como aumentar o lucro de uma clínica odontológica?

  • Quais as melhores estratégias para aumentar o faturamento e lucratividade de uma clínica odontológica?

  • Quais os elementos na matriz de despesas e receitas que mais contribuem para aumentar o lucro de uma clínica odontológica?

  • Como maximizar o lucro de uma clínica odontológica?


Para você que está em busca de informações sobre como melhorar a performance e o desempenho financeiro da sua clínica, especialmente na busca de caminho para aumentar o lucro de uma clínica odontológica, siga a leitura e aplique a seguir os seguintes conceitos e ações.


Como aumentar o lucro de uma clínica odontológica



Estratégia número 01 para aumentar o lucro de uma clínica odontológica

Estratifique seus custos por centro de custos


Para aumentar o lucro de uma clínica odontológica é preciso ter um domínio total dos seus custos.


Isso envolve decompor a matriz de cada serviço a um nível individual. Para cada um dos serviços prestados identifique o custo variável de prestação do serviço.


Isso envolve decodificar o custo total com material direto, material consumo, laboratório e mão-de-obra direta (dentista e ASB).


Além, disso é preciso saber quais as despesas incidentes sobre cada serviço, geralmente em forma de impostos e taxas.


O primeiro passo para aumentar o lucro de uma clínica odontológica é entender quanto custa prestar cada unidade de serviço. Em uma tradução literal, é preciso saber quanto, de fato custa cada cirurgia de implante dentário, cada prótese colocada, cada manutenção ortodôntica, cada serviço que sua clínica oferece.


Estratégia número 02 para aumentar o lucro de uma clínica odontológica

Precificação matemática e por valor


Na nossa experiência de consultoria para dentistas, 99% das clínicas erra feio na precificação do seus serviços deixando uma grande margem de lucro na mesa.


A grande maioria dos dentistas precifica seus serviços sem ter um conhecimento fino da sua matriz de custos (estratégia número 01) e geralmente, precificam copiando a média do mercado que estão inseridos.


Essa visão sobre precificação é errada e limitada. Afinal, cada clínica tem seus perfis de custos, seus diferenciais competitivos e um público-alvo.


Precificar baseado em valor é precificar levando em conta não somente os custos + markup, ou seja, percentual de lucro desejado, mas também, avaliando o valor agregado entregue ao cliente.


Então, para aumentar o lucro de uma clínica odontológica é fundamental precificar baseado em matemática e em percepção de entrega de valor ao cliente.


Estratégia número 03 para aumentar o lucro de uma clínica odontológica

80% do seu faturamento vem 20% dos seus serviços


A falácia da clínica multidisciplinar é quase um mantra no meio da odontologia. Praticamente todos são ensinados e quase "doutrinados" de que "clínica boa tem que ter todos os procedimentos, afinal o paciente gosta de comodidade".


Um dos principais conceitos de negócios, que a maioria dos profissionais de odontologia parecem não compreender corretamente é que você não deve tentar atender de forma satisfatória todo tipo de paciente.


Preste atenção nisso, pois nunca nenhum professor do curso de odontologia sabe isso: É melhor ser excelente (e muito lucrativo) para uma minoria, do que ser mediano (medíocre) para uma maioria.


Faça uma análise de Pareto do seu portfólio e você verá que 80% do seu faturamento virá de cerca de 20% dos procedimentos oferecidos na sua clínica.


Se você quer aumentar o lucro de uma clínica odontológica foque naquilo que você é bom, tem demanda e que dê LUCRO!



Conclusão


Esse artigo sucinto procurou ressaltar a importância de 3 boas práticas para se conseguir que uma clínica odontológica aumente o seu lucro.


Se você quer saber mais sobre esse e outros assuntos de gestão, marketing e vendas para dentistas, assine nossa newsletter.



Senior Marketing

Gestão e marketing para dentistas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br


SENIOR GESTÃO E MARKETING 

A Senior é especialista em estratégia e gestão e marketing para dentistas, médicos e demais empresas de saúde.

  Somos uma empresa focada em resultados e trazemos para nossos clientes um conjunto completo de soluções em gestão empresarial, marketing e sistemas.

Conheça : www.seniormarketing.com.br

ONDE ESTAMOS

 

Brasil: 

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 550, 4º andar, conjunto 42 |  Brooklin |  São Paulo – SP | +55 11 3254 74 51 

atendimento@seniormarketing.com.br

Portugal:

Av. da Liberdade, 110 - 1269 - Lisboa | Portugal | +351 21 145 13 70

geral@seniormarketing.pt

Horário de Funcionamento: 09:00 hs. as 17:30 hs. 

 

 

Senior Marketing.png