Buscar
  • marcioasilv3

Como atrair pacientes de implantes dentários

Atualizado: há 5 dias


Como atrair pacientes de implantes dentários

Muitas clínicas odontológicas mantêm boa parte do seu faturamento atrelado a tratamento de implantes dentários.


Mas, como era de se esperar com a explosão da oferta dos serviços de implantes dentários, e consequente queda de demanda em virtude de vários fatores, sendo o mais recente deles a pandemia do Coronavírus, o segmento entrou em uma verdadeira guerra de preços.


Diante desse cenário, diariamente recebemos dúvidas recorrentes de clientes e também de prospects que querem saber coisas como:


  • Como captar pacientes de implantes dentários?

  • Como aumentar o número de pacientes de implantes dentários na minha clínica?

  • Qual o melhor canal de captação de pacientes de implantes dentários?

  • Que estratégias usar para aumentar a conversão de pacientes de implantes dentários?

  • Como não entrar numa guerra de preços com outras clínicas que cobram bem mais barato por um tratamento de implantes?


Se você tem uma ou mais dessas dúvidas acima, acompanhe esse artigo que, com certeza, vai ajuda-ló bastante a ter um direcionamento sobre como captar pacientes de implantes dentários e e não entrar em um verdadeiro oceano vermelho de competição desleal.


Como captar pacientes de implantes dentários


Qualquer estratégia de captação de pacientes precisa estar muito bem apoiada em 3 fatores fundamentais, a saber:


01 - Conhecimento profundo do público-alvo

02 - Uma metodologia de captação de pacientes

03 - Investimentos proporcionais ao retorno esperado


Vamos destrinchar um pouco, de forma bem objetiva cada um desses elementos fundamentais para o sucesso na captação de pacientes de implantes dentários.


Se você quiser saber detalhes e entender como funciona a nossa metodologia de captação de pacientes de implantes, entre contato e saiba mais.


01- Conhecimento profundo do público-alvo


É praticamente impossível hoje em dia obter sucesso em uma estratégia de captação de pacientes de implantes sem a definição clara e muito detalhada do perfil do seu paciente ideal.


Veja, baseado na sua experiência clínica, com muita certeza você sabe que o paciente típico de implantes tem certas características demográficas e psicográficas.


É muito importante entender o conceito de paciente ideal, ou cliente ideal, como queira chamar.


Para nós da Senior Marketing, o paciente ideal de implantes dentários é aquele homem ou mulher de 40 a 65 anos, com renda média superior a 15 salários mínimos, que goza de boa saúde, filhos criados e que não dependem dos pais, que são ativos socialmente, que gostam de viajar, de sociabilizar, que estão no melhor momento das suas vidas e que buscam o tratamento de implantes como uma forma de recompensa, ou por merecimento por sua longa jornada de vida.


Talvez, o seu paciente ideal de implantes seja outro. Não importa. O que importa é que fique bem claro, para você e para todos os envolvidos na sua estratégia de captação de pacientes de implantes, com QUEM você quer falar.


É fundamental em uma estratégia de captação de pacientes de implantes identificar QUEM é o alvo. Lembre-se, o paciente ideal é aquele que reúne 3 (todas as 3) características:


01 - Tem interesse pelo tratamento de implantes

02 - Enxerga em você uma autoridade para resolver o seu problema

03 - Tem recurso financeiro para pagar pelos serviços

Então, a base fundamental de uma captação de pacientes de implantes que funcione é o conhecimento profundo de QUEM é esse paciente.


Você pode usar como modelo desse processo de identificação o modelo de personas. A persona é um representação de uma pessoa real que servirá como "template" ou modelo do seu paciente ideal.


Você pode basear a sua persona em um paciente real que você já teve e que adoraria ter muitos outros como ele, ou um perfil de paciente que você deseja ter.


Acontece, que não basta definir um perfil de paciente ideal. É preciso saber se existe esse paciente no seu mercado e em que quantidade.


Será que aquele paciente modelo que nos usamos como referência no nosso exemplo acima existe na sua região? Quantos? 100? 1.000? 10.000?


Para saber se você tem um mercado em potencial que seja válido explorar é preciso fazer uma pesquisa de mercado.


A pesquisa de mercado é que vai ajuda-ló a definir se existe ou não um mercado de pacientes de implantes com as características do perfil do seu paciente ideal na sua região de atuação.


Não se esqueça, que muitas vezes o seu perfil de pacientes de implantes ideal é desejado por muitas outras clínicas (concorrentes).


Então, além de definir o perfil do paciente ideal de implantes, é preciso validar se eles existem em seu mercado e se existem em número suficiente para que você lance uma campanha de captação de pacientes de implantes com chances de sucesso.



02 - Uma metodologia de captação de pacientes de implantes


Veja, se você conseguiu passar da primeira fase, ou seja, se identificou um perfil de paciente de implantes bem definido, e conseguiu validar que existe um bom público em volume a ser explorado na sua região de atuação, está na hora de passar para uma estratégia de captação de pacientes de implantes dentários.


Qual a melhor estratégia de captação de pacientes de implantes? Seria um tolice tentar dizer para você leitor que pode estar lendo esse artigo em São Paulo capital, ou em Taiobeiras no norte de Minas que use a mesma estratégia.


A estratégia de captação de pacientes de implantes que funciona é totalmente vinculada a 3 fatores:


1 - O perfil do paciente ideal

2 - As suas metas financeiras e não financeiras

3 - O tamanho do seu orçamento para ações de captação de pacientes.


Ok, mas para que você não fique (totalmente) decepcionado com a resposta vão ai 3 formas de captar pacientes de implantes dentários:


  • Captação ativa

  • Marketing digital de performance

  • Cross Marketing

Todas as 3 estratégias são complexas e com variações muito amplas para serem explicadas em um breve artigo.


Mas, todas elas tem em comum uma questão. Você sempre vai precisar passar por 3 estágios:


  • Aparecer para os pacientes com o perfil do paciente ideal;

  • Convence-lós de que você é uma autoridade no assunto de implantes;

  • Conseguir atrair-lós para a sua clínica como uma oferta melhor do que qualquer outro concorrente do seu mercado.


Parece simples, mas não, não é.


Existem muitos conceitos envolvidos aqui, sendo que uma boa estratégia de captação vai fazer com que:


  • Sua propaganda (ativa ou passiva) aparece mais para quem tem o perfil do seu cliente e menos para quem não tem;

  • Seja muito atrativa (o serviço, a promessa de valor, o preço, o seu local de trabalho, sua equipe, sua formação, etc.) sejam muito atrativas para quem faz parte do seu perfil de paciente ideal e afaste quem não tem o perfil, gerando menos visitas e agendamentos, mas maior conversão, já que se tratam de pessoas com o perfil e com aderência à sua proposta de trabalho.

  • Envolve considerar que mesmo pessoas com o perfil do seu paciente ideal talvez não estejam no momento certo de se tornarem pacientes, e é preciso ter ações específicas para elas também.

Ou seja caro leitor, é preciso ter uma estratégia.


03 - Investimentos são proporcionais ao retorno esperado


Quanto você investiria em ações de captação de pacientes de implantes que te renderiam 100k em tratamentos mensais? E se gerasse 200k?


Veja, no mundo de negócios existe uma máxima que se aplica a captação de pacientes de implantes também: "o retorno é proporcional ao investimento".


Portanto, sempre desconfie de propostas de agências que te pedem um valor fechado sem levar em conta suas metas financeiras. Afinal, R$ 5.000,00 de investimentos é caro ou barato? Acredito que você já tem a resposta...


Conclusão


Nesse artigo abordamos um tema muito recorrente em nossas consultorias: como captar pacientes de implantes dentários.


A grande maioria dos dentistas e empresários de odontologia busca uma fórmula pronta para atrair mais pacientes de implantes. A grande maioria se desilude, afinal, o que existe é metodologia, planejamento e execução cuidadosa.


Em resumo, para captar pacientes de implantes é preciso definir um paciente alvo com clareza, ter metas bem estabelecidas, e de acordo com o seu orçamento e expectativa de retorno aplicar uma ou mais estratégia de captação ativa, marketing digital e cross marketing.


Em mais de 20 anos executando estratégias de captação de pacientes para clínicas odontológicas percebemos que tem mais sucesso aqueles empresários do setor de saúde que entendem a relação investimento x retorno.


Se você quer saber mais sobre como captar pacientes de implantes dentários ou qualquer assunto sobre captação de pacientes, assine nossa newsletter e fique bem informado.



Senior Marketing

Captação de pacientes de implantes dentários

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br


SENIOR GESTÃO E MARKETING 

A Senior é especialista em estratégia e gestão e marketing para dentistas, médicos e demais empresas de saúde.

  Somos uma empresa focada em resultados e trazemos para nossos clientes um conjunto completo de soluções em gestão empresarial, marketing e sistemas.

Conheça : www.seniormarketing.com.br

ONDE ESTAMOS

 

Brasil: 

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 550, 4º andar, conjunto 42 |  Brooklin |  São Paulo – SP | +55 11 3254 74 51 

atendimento@seniormarketing.com.br

Portugal:

Av. da Liberdade, 110 - 1269 - Lisboa | Portugal | +351 21 145 13 70

geral@seniormarketing.pt

Horário de Funcionamento: 09:00 hs. as 17:30 hs. 

 

 

Senior Marketing.png