Buscar
  • Sênior Marketing

Como abrir uma clínica


Você é um dentista, um fisioterapeuta, um médico ou um empreendedor e esta querenda saber como abrir uma clínica?

Pois bem, nós recebemos diariamente perguntas de profissionais das mais diversas áreas da saúde e também de pessoas de outros segmentos que enxergam na área de saúde uma oportunidade para investir sobre como fazer para abrir uma clínica.

Por isso compilamos esse conjunto de informações que vai te dar uma orientação inicial sobre os passos a seguir para montar sua clínica e maximizar suas chances de sucesso. Vamos lá!

01 - Monte um plano de negócios

Antes de gastar 1 real com aluguel de imóvel ou publicidade invista na criação de um bem estruturado plano de negócios.

O plano de negócios é uma ferramenta gerencial que elaborado com o auxílio de um especialista em gestão de empresas de saúde vai te responder entre outras questões:

- Quem é o público-alvo? - Análise dos concorrentes. - Estratégias de captação de pacientes. - Formas de constituição da empresa . - Investimentos necessários em infra-estrutura (imóvel, projeto arquitetônico, reformas, etc.) - Investimentos em equipamentos e mobiliário. - Taxas e alvarás necessários para funcionamento. - Definição da necessidade de capital de giro. Ou seja, do montante de dinheiro que você deve provisionar até que a clínica comece a gerar lucro. - Previsão dos gastos mensais para a operação da clínica. - Manual de operação - Previsão e orçamentação dos gastos iniciais com mão de obra. - Previsão e orçamentação dos gastos iniciais com marketing. - Previsão e orçamentação de verbas de contingenciamento. - Etc.

Aposto que você não imaginava que era necessário tanto planejamento para abrir uma clínica, certo?

Se você pretende ter um negócio que dure décadas e que te dê retorno do seu investimento é fundamental investir em um bom plano de negócios.

O investimento no plano de negócios é pago rapidamente pela segurança que ele da para o empreendedor no momento que ele começa a operar sua unidade.

Praticamente todos os cenários já foram previstos e as devidas tratativas colocadas preparadas.

02 - Cronograma de Execução

Como saída do plano de negócios você terá um cronograma de execução nas mãos. Assim fica fácil saber cada passo que você deve executar, quanto vai custar e quem deve fazer até o momento em que sua clinica realmente entra em operação.

Um cronograma é fundamental para determinar a sequência de atividades, dar previsibilidade de custos e estimativas de prazos.

O que pode conter um cronograma de abertura de uma clínica: - Busca do imóvel - Aluguel do imóvel - Projeto arquitetônico - Reformas - Compras de mobiliário e equipamentos - Criação da identidade visual da clínica - Registro da empresa na prefeitura, estado e Receita Federal - Recrutamento, seleção e treinamento de funcionários (secretárias, ASB, técnicos de enfermagem, etc.) - Planejamento do marketing pré-abertura - Definição da tabela de preços e formas de pagamento - Assinatura de parcerias com laboratórios, dentais e protéticos. - Etc.

Logicamente, em um cronograma muitos atividades são colocadas em paralelo e é preciso que sejam acompanhadas por um responsável pelo menos em base semanal.

Assim, a instalação do mobiliário e do equipamento necessita da finalização das obras, por exemplo. A abertura e funcionamento da clínica depende diretamente das licenças e alvarás dos órgãos públicos.

O cronograma é peça fundamental para quem quer abrir uma clínica.

Conclusão

Para abrir uma clínica é preciso antes de mais nada planejamento. Não caia na tentação de "sair fazendo".

São várias as atividades pré-abertura de uma clínica e elas envolvem conhecimento multidisciplinar: gestão, contabilidade, direito e marketing para citar algumas.

Se você esta querendo montar uma clínica entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas em gestão e marketing para profissionais de saúde. Nossa empresa pode te ajudar!

Senior Marketing

Nós te ensinamos como montar uma clínica

#comoabrirumaclinica #comomontarumaclinica

0 visualização
Senior Marketing.png