Buscar
  • marcioasilv3

Como abrir um consultório médico e ter sucesso

Atualizado: Mar 2

Como abrir consultório médico

Eu sei, o título desse artigo pode ser um tanto quanto pretensioso. Afinal a palavra "sucesso" é geralmente associada a "ganhar muito dinheiro".


Mas, para deixar claro logo de partida, o que chamamos de sucesso aqui é ter um consultório que o quanto antes possível vai atingir o seu ponto de equilíbrio financeiro, o seja, suas contas vão ser pagas pelas próprias receitas do consultório, que terá uma agenda bem calibrada de pacientes que tenham o perfil do seu consultório, um bom nível de satisfação dos seus pacientes e uma lucratividade ascendente.


Entendido o conceito de "consultório médico de sucesso" que estamos no referindo aqui vamos aos passos que nós consideramos fundamentais para que um consultório médico atinja o mais rápido possível o status definido mais acima.


Mas, é bom que deixemos claro a base de onde vem essa nossa convicção descrita abaixo. Já estamos no mercado de saúde há 23 anos e assessoramos centenas de médicos e empresários do setor de saúde a abrir consultórios e clínicas médicas.


Ao longo desse tempo colecionamos dados suficientes para determinar quais são as boas práticas que quando seguidas aumentam (não garantem) o sucesso do seu consultório médico.


Como abrir um consultório médico de sucesso


Existem alguns passos que quando seguidos vão maximizar e acelerar os resultados do seu consultório médico, especialmente nos dois primeiros anos. Acompanhe!


01 - Procure um contador que faça uma análise tributária adequada


Muitos consultórios começam com o profissional trabalhando como autônomo e isso é interessante.


Se bem orientado e seguindo todas as deduções que podem ser realizadas, emitindo os devidos recibos as probabilidades de problemas com o fisco são pequenas.


Mas, é constante na nossa prática de consultoria para médicos encontrarmos consultórios médicos com 2 ou 3 anos de operação que já acumulam passivos com a Receita Federal.


Não economize nesse ponto. Procure um bom contador para ajuda-ló sobre a parte contábil do seu consultório.


Se optar por ser pessoa jurídica, e boa parte dessa opção pode ser condicionado pelo seu faturamento anual, será também o contador que o ajudará a decidir qual a melhor forma de enquadramento tributário.


Entretanto, vai aqui um alerta! Não fique esperando que o contador vá até você para apontar potenciais problemas. Seja pro-ativo e pelo menos a cada três meses obrigue-se a uma consulta com o seu contador, solicite certidões negativas de débito, etc. O consultório é seu e contador nenhum do mundo é mais responsável por zelar por ele do que você mesmo.


02 - Tenha capital de giro


Olha o primeiro ano de qualquer consultório médico é duro. Nem sempre o volume de pacientes é suficiente para cobrir as despesas mensais fixas (aluguel, águam, luz, secretária, etc.).


Por mais que aja planejamento é necessário contar com uma boa reserva financeira e não acreditar que o próprio consultório vai se pagar no primeiro ano.


Esse montante de recursos financeiros necessários para fazer seu consultório "girar" mesmo com baixo fluxo de pacientes chama-se capital de giro.


Ter uma reserva que cubra 6 meses dos seus custos é fundamental para poder suportar momentos de baixa e enquanto seu consultório vai pegando "tração" no mercado.


03 - Defina seu público-alvo corretamente


O público-alvo de um cardiologista não é todo mundo que tem um coração! Brincadeiras a parte, você precisa segmentar o mercado.


Segmentação de mercado é ato de escolher qual a parcela do mercado total de uma região, bairro ou cidade que você deseja focar a sua atenção e que tem mais capacidade de ser melhor servido pela sua proposta de serviço.


Perceba que quando você instala o seu consultório em determinada região da cidade está na verdade fazendo uma segmentação.


As pessoas tendem a procurar um médico por diversos critérios além da sua capacidade técnica. Facilidade de acesso, se o profissional está associado a um convênio ou não, o preço do serviço, etc.


Tenha em mente que você precisa "nichar", ou seja, quanto mais específico for o seu segmento de mercado, desde que ele tenha pessoas suficientes dentro dele, mais interessante será para você como médico atende-ló.


04 - Investimento em marketing


Preste atenção, se você está abrindo um consultório e ainda não tem uma carteira de clientes formada precisará investir em marketing.


Mais precisamente, você precisará investir em publicidade e propaganda do seu consultório. Se as pessoas não souberem que você está na salinha de fundos do oitavo andar de um edifício comercial, ninguém vai procurar pelos seus serviços.


A boa notícia é que hoje em dia existem várias formas de fazer a divulgação do seu consultório com um custo acessível.


Com o advento da internet tomou força o chamado marketing digital para médicos que vem a ser um conjunto de ações de publicidade e propaganda utilizando canais online como redes sociais, blogs, Google, etc.


Ter uma verba de marketing reservada para investimento em divulgação do seu consultório todo mês é mandatório desde o início da abertura do consultório.


05 - Relacionamento, relacionamento, relacionamento


Você precisa estar em constante relacionamento. Com os seus atuais pacientes, com o seu entorno, com os colegas, com profissionais de outras especialidades.


Todo esse pessoal torna-se fonte de novos potencias pacientes. É preciso que você participe de eventos associados a sua área de atuação, que converse com profissionais que poderiam indicar pacientes para você e que você também poderia fazer indicações.


Lembre-se, uma ótima técnica de marketing médico é o marketing pessoal. As pessoas compram primeiro você e depois o seu serviço. Simples assim.


Conclusão


Para aqueles que estão pensando em abrir um consultório médico nós passamos dicas essenciais nesse artigo que você deveria seguir.


São práticas eficazes e que já comprovamos que funciona nas nossas observações de clientes da nossa consultoria de marketing médico nos últimos 23 anos.


Se você precisa de ajuda para abrir seu consultório médico, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em gestão e marketing para saúde.


Senior Marketing

Marketing para médicos

atendimento@seniormarketing.com.br

(11) 3254-7451



5 visualizações

SENIOR GESTÃO E MARKETING 

A Senior é especialista em estratégia e gestão e marketing para dentistas, médicos e demais empresas de saúde.

  Somos uma empresa focada em resultados e trazemos para nossos clientes um conjunto completo de soluções em gestão empresarial, marketing e sistemas.

Conheça : www.seniormarketing.com.br

ONDE ESTAMOS

 

Brasil: 

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 550, 4º andar, conjunto 42 |  Brooklin |  São Paulo – SP | +55 11 3254 74 51 

atendimento@seniormarketing.com.br

Portugal:

Av. da Liberdade, 110 - 1269 - Lisboa | Portugal | +351 21 145 13 70

geral@seniormarketing.pt

Horário de Funcionamento: 09:00 hs. as 17:30 hs. 

 

 

Senior Marketing.png