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  • marcioasilv3

Clínicas de odontologia e medicina estética precisaram entregar mais valor por menor preço

Procedimentos estéticos - O mundo mudou

Durante algum tempo muitas empresas no campo de serviços de odontologia e medicina estética entregaram um serviço bem mediano por um valor relativamente alto.


É que existia uma demanda crescente, um certo volume de dinheiro circulando no mercado e determinado nível de crédito estabelecido.


Depois do advento da pandemia do Coronavírus esse mundo mudou. Esse cenário simplesmente acabou.


As pessoas vão buscar mais valor por menor preço.


As estratégias de competição no mercado


Toda empresa pode adotar uma das 4 formas abaixo de competir no mercado:


Entregar mais valor por maior preço que os concorrentes;

Entregar mais valor pelo mesmo preço que os concorrentes;

Entregar menos valor por mais preço que os concorrentes;

Entregar menos valor por menos preço que os concorrentes.


Para não haver dúvidas, entenda que quando falamos em valor, estamos nos referindo a equação: Valor = Benefícios - Custos.


Os pacientes não compram as características dos tratamentos que sua clínica oferece. Eles não querem nem mesmo fazer um tratamento.


Ninguém levanta de manhã com vontade aplicar um preenchimento labial com ácido hialurônico. Não. Eles querem lábios volumosos e bonitos.


As pessoas compram o valor do seu tratamento. Compram como elas vão se sentir após realizarem o tratamento. Elas compram o estado emocional.


Claro que todo esse processo de compra não acontece de uma forma racional na mente dos pacientes, mas sim, de uma forma totalmente inconsciente.


Em um um mundo pós pandemia as pessoas estarão cada vez mais buscando mais valor por um custo, que envolve o preço, cada vez mais baixo.


É fundamental, primordial mesmo que sua clínica revise sua proposta de valor. O que é você está entregando para os seus pacientes e a que custo?


Para sobreviver no curto prazo pós pandemia e posteriormente voltar a ganhar dinheiro (dentro de um ano ou mais) é preciso adaptar a sua proposta para que ela contenha mais valor por um preço menor.


Simples? Não mesmo. Mas é o caminho que as clínicas que trabalham com procedimentos estéticos vão precisar trilhar para poderem sobreviver nos próximos 12 meses.


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