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  • marcioasilv3

9 dicas para ter uma clínica odontológica de sucesso



Clínica odontológica de sucesso

Vai longe o tempo em que bastava a competência técnica para que o profissional de odontologia tivesse uma agenda de fiéis pacientes.


Hoje, não é mais possível basear o sucesso de uma clínica odontológica somente sobre a base técnica. Ainda que a técnica seja fundamental, ela precisa ser acompanhada de outros fatores.


É para falar sobre quais são esses fatores, que nós da Senior Marketing compilamos uma lista com 9 dicas para que você tenha uma clínica odontológica de sucesso.


Os pontos de atenção para o sucesso na odontologia:


  1. Técnica apurada

  2. Aprender a negociar

  3. Marketing é fundamental

  4. O cliente certo

  5. Escolha o ponto comercial certo

  6. Faça pesquisa de mercado

  7. Redes sociais

  8. Google esse "danadinho"

  9. Precifique seus serviços corretamente


Animado para saber como ter sucesso na sua clínica odontológica? Vamos lá!!



9 dicas para ter uma clínica odontológica de sucesso


01 - Técnica apurada


Ok, ok, começamos falando que somente a técnica apurada não é o bastante. Mas, vamos combinar, sem uma boa base técnica é impossível seguir com a lista a frente.


Portanto, invista na sua formação. Faça cursos, compre (e leia) livros da sua área de especialização, frequente seminários, grupos de discussão de casos, etc.


Hoje em dia, ter uma técnica apurada é uma obrigação, mas não se furte dessa obrigação. Invista na sua formação e conhecimento constatemente.


02 - Aprenda a negociar


Isso mesmo, todo mundo negocia, eu, você e seus clientes, com certeza. Aprenda a negociar.


Isso não tem nada a ver com "jeito" ou "arte". Negociar é uma habilidade. Estude, faça cursos, assine canais de especialistas em negociação no Youtube.


Já tivemos casos de clientes que eram muito tímidos e avessos ao tema de negociação. Alguns até fizeram aulas de teatro para melhorar sua expressividade. Você acha que não vale a pena? Claro que vale!! Os clientes sempre negociam, você também precisa saber negociar. E bem.


03 - Marketing é fundamental


Entenda os conceitos básicos de marketing. Para que serve, como aplicar, onde investir e quanto investir.


Toda clínica odontológica de sucesso que nós conhecemos nesses 25 anos de atividades de consultoria para dentistas sempre investiu e continua a investir em marketing.


Mas veja, não se trata de apenas fazer propaganda, ou que por si só já é bastante amplo.


Se trata de considerar o marketing odontológico como uma filosofia de gestão empresarial.


Resumindo, funciona assim: Você seu cliente / paciente no centro das atenções e constrói todo o resto (equipe, serviços, preço, ponto, etc.) pensando nele. Acorde pensando no cliente, durma pensando nele e em como você pode satisfazer suas necessidades. Falamos mais disso logo abaixo...


04 - O cliente certo


Nada ajuda mais no sucesso de uma clínica do que acertar o alvo certo. Ou seja, você precisa saber identificar qual o perfil de cliente ideal para sua clínica.

E sabe o que é legal? Existe para cada grupo de pessoas com características semelhantes (público-alvo) um tipo de clínica ideal também.


Comece identificado sua buyer persona, ou seja, aquele paciente que tem interesse pelo seu trabalho, autoridade para te contratar e capacidade financeira para pagar pelos seus serviços.


De novo, nunca foi sobre você e seus títulos. Clínicas que colocam o "ego dos doutores" na recepção mantêm uma agenda vazia!


É sobre os clientes, seus pacientes. Pense neles, durma tentando descobrir como você pode resolver a vida deles melhor que qualquer outro dentista. É "simples" assim.


05 - Escolha o ponto certo


Sabe aquela história de "quem não é visto, não é lembrado"? Pois é, ela é verdadeira!!


É impressionante como dentistas perdem dinheiro escolhendo mal o seu ponto comercial. Faça pesquisas, analise o local onde o seu público-alvo está.


Se você é um dentista sem carteira de clientes consolidada, abandone a ideia de abrir sua clínica no décimo andar de um edifício comercial.


Esteja em locais de grande movimentação de pessoas. Pontos próximos a geradores de fluxo de pessoas como bancos, repartições públicas, correios, etc.


Um mal ponto comercial pode matar o seu negócio de odontologia.


06 - Faça pesquisa de mercado

Não tente empurrar o que você tem para o seu público-alvo. Crie ofertas que sejam do interesse e do gosto dos pacientes.


Isso envolve pensar no que o seu público-alvo procura, precisa e pode pagar. Lentes de contato dental podem ser a última moda e o topo da tecnologia de próteses, mas se o seu mercado consome PPRs, é isso que você deve oferecer a eles.


Não invente. É preciso muito dinheiro e muito tempo para mudar hábitos. Você tem os dois? Se não, faça o básico e faça da melhor maneira possível.


07 - Redes Sociais


Estar nas redes sociais parece uma "modinha" entre os dentistas atualmente. Só tem um problema aí: Todo mundo está parecendo muito igual nesse canal de comunicação.


É que os pioneiros receberam os benefícios do pionerismo. Um post sobre implantes dentários há 10 anos despertava muita atenção. Hoje, não...definitivamente não.


Sabe o que acontece, a maioria dos dentistas acreditam que as redes sociais na odontologai fazem mágica. Basta postar, colocar um dinheiro de impulsionamento (nem todo fazem isso) e voilá!!! Pacientes na recepção....hummm não, definitivamente não!


Redes sociais são um ótimo canal para relacionamento, e eventualmente, gerar vendas. Mas elas não foram feitas para vender. Foram criadas para relacionamento.


É difícil encontrar uma clínica odontológica que esteja disposta a investir 3, 6, 12 meses contínuos em relacionamento, para depois começar a receber os benefícios desse relacionamento.


Se esse é seu caso, nem tente... Enfim, redes sociais contribuem sim para gerar mais pacientes, mas não costuma ser rápido, e nem de longe é barato.



08 - Google esse danadinho...


É, o Google dominou a internet. Se você está bem colocado lá, ótimo! Já se não está...


Então, se você quer ter mais avaliações, mais marcações de consulta, mais faturamento, precisa investir no Google.


O Google é o rei da internet. É o "cara", é como se fosse aquele cliente super indicador, que ainda por cima tem muita moral.


Se o Google coloca o seu site na primeiro posição para o resultado de uma pesquisa "implantes dentários em São Paulo", então todo mundo vai pensar que você é O IMPLANTODONTISTA top das galáxias. Simples (nem tanto) assim!


O Google deveria estar nas suas prioridades se você quer atrair mais pacientes para sua clínica odontológica e ter mais sucesso.


09 - Precifique direito seus serviços


Quanto dinheiro fica literalmente "sobre a mesa" porque os dentistas não sabem como precificar seus serviços.


Veja, preço é a única variável do composto de marketing da sua clínica que gera receita. Seus funcionários geram despesa, seu ponto comercial gera despesa, os seus materiais e laboratório geram despesas, seu marketing gera despesa...entendeu?


Preço é estratégico também. Se você cobra um preço baixo demais vai passar a percepção de falta de qualidade. Se o preço é alto demais, sua imagem será a de um explorador.


Entenda, que o preço deve ser calculado levando em conta os custos que define seu piso mínimo a cobrar, os concorrentes que definem a média do mercado, e os seus diferenciais que conforme avaliados e valorados pelo mercado definem o seu teto máximo de precificação.


Toda clínica que tem lucro sabe suas margens de custos, despesas e quanto cada serviço contribui para o resultado da clínica.


Conclusão


Enfim, se você quer ter uma clínica de sucesso, invista nesses 9 pontos citados acima.


Se precisa de ajuda para alcançar o desempenho que sua clínica merece, entre em contato e fale com um dos nosso consultores especialistas em gestão e marketing para odontologia.


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