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  • marcioasilv3

5 perguntas para descobrir se vale a pena montar uma clínica médica ou odonto em determinado lugar

Como determinar se uma região é boa para abrir uma clínica?

Ok, você está cansado de trabalhar para os outros, acredita que tem potencial, experiência e know-how suficientes para tocar a sua própria clínica médica ou odontológica.


Agora, a partir da sua decisão de empreender (sim uma clínica é um negócio) partiu para a procura de uma região onde estabelecer sua clínica, certo?


Muitos profissionais vem até nós com dúvidas sobre como abrir uma clínica médica, ou como abrir uma clínica odontológica.


A maioria desses profissionais tem sérias dúvidas a respeito do ponto comercial? Minha clínica deve ser na rua, ou posso abrir em um prédio comercial? Qual o melhor lugar para abrir minha clínica? Devo investir em um público classe A ou na chamada classe C?


Essas e outras dúvidas pairam na mente de todo profissional de saúde que deseja dar o próximo passo profissional e abrir sua clínica ou consultório.


Hoje, queremos falar especificamente sobre como saber se um ponto comercial vale a pena? Será que existe um fórmula para determinar se um ponto comercial é bom ou ruim?


Bem, se esse assunto te interessa, continue a leitura. Nós separamos 5 perguntas que você deve responder para descobrir se um determinado ponto comercial seria um bom local para abrir sua clínica. Boa leitura!


01 - Essa região tem o público que eu procuro?


Claro, se você mora em São Paulo e quer investir na montagem de uma clínica médica popular, onde colocaria sua clínica? No elegante bairro do Itaim Bibi ou no popular Itaim Paulista? Ou ainda, em algum lugar no meio termo?


Se você não conhece esse dois bairros da capital paulista, não se preocupe. Faça a comparação de dois extremos levando em conta a sua cidade.


A primeira pergunta que você tem que responder para si mesmo é se o bairro ou região onde está estabelecendo a sua clínica tem uma quantidade razoável de pessoas com o perfil do seu público-alvo.


E para ficar claro, se você quer investir em um público específico precisa saber com o maior grau de certeza possível qual o tamanho do mercado local. 5.000 pessoas com o perfil do seu cliente ideal morando ou transitando na sua região pode ser muito ou pouco, depende dos fatores a seguir.


02 - A região está crescendo?


É uma região de franco crescimento econômico e populacional? Ou a região está estagnada?

Visite a região onde pretende instalar sua clínica pelo menos durante 7 dias seguidos alternando o horário da visita (manhã, tarde, noite).


Avalie o movimento de pessoas na rua, o trânsito de veículos, as características desses veículos.


Visite o comércio local. Verifique se as pessoas estão saindo com sacolas de compras nas mãos. Avalie o fluxo do trânsito local.


Converse com os moradores da região. Pergunte a eles onde buscam serviços de medicina ou odontologia quando precisam.


Visite os comerciantes locais, se apresente e pergunte o que acham do potencial de mercado do bairro? Sociabilize, empreendedores gostam de empreendores.


03 - Qual o nível de concorrência?


Quantas clinicas médicas ou odontológicas existem na região analisada? Qual o perfil de cada uma delas.


Seja um cliente oculto. Faça um orçamento com um dentista local se for o seu caso. Marque uma consulta médica (ainda que não precise) para avaliar o nível de serviço oferecido.


Ligue para as clínicas concorrentes e valide o nível de atendimento. Procure saber o preço dos serviços oferecidos nos concorrentes, entenda como são as formas de pagamento.


Avalie as características das clínicas concorrentes. Seja muito sincero. Dê uma nota de 1 a 5 para cada critério avaliado na concorrência: Ponto, serviço, preço, equipe.


Tente avaliar o nível de conhecimento da população local em relação as clínicas existentes. Pergunte aos moradores locais se eles já visitaram determinada clínica e o que acham do serviço.


Pesquisa de campo se faz na rua. Você pode contratar uma empresa especializada em abrir e instalar novas clínicas, mas é sempre importante realizar esse corpo a corpo.


04 - Existe uma lacuna ou carência no mercado?


Você identificou após a visita em campo, após conversar com as pessoas, após analisar os concorrentes que existe alguma "dor", "problema" ou "oportunidade" não atendida?


Qual? Coloque-se no lugar dos pacientes e pense por um momento se o que não está sendo feito pela concorrência é um problema real, uma oportunidade real, algo que as pessoas realmente pagariam para ter e resolver.


Seja muito sincero nessa hora. Não parta do seu interesse pessoal. Veja com os olhos dos clientes. Um horário estendido de atendimento, por exemplo. É algo realmente que a população local solicita ou apenas um "achismo" seu?


O grau de sinceridade e integridade dessas respostas pode significar o sucesso ou fracasso da sua clínica médica ou odonto.


05 - Você tem um diferencial competitivo? Tem mesmo?


Se você é um ortodontista abrindo sua clínica em um bairro ou cidade com mais 30 outros ortodontistas vai precisar de um diferencial (um bem grande) para obter sucesso.


Lembre-se sempre, o valor é dado pelo cliente. Não pense de dentro para fora. Esqueça por um momento os seus diplomas, seus anos de experiência e tudo de bom que você "acha" que tem para oferecer ao mercado.


Diferencial competitivo é algo que você faz de melhor ou diferente de outros profissionais e clínicas, E, que o mercado está disposto a pagar.


Conclusão


Se você pretende abrir uma clínica odontológica ou médica em determinada região, não tome por base suas percepções (ainda que importantes) somente.


Busque dados sobre a região, faça muitas visitas ao local em horários diferentes por um período prolongado, converse com moradores e comerciantes locais.


Busque dados em associações de bairro, comerciais e sindicatos. Busque informações na prefeitura ou sub-prefeitura (em grandes cidades) sobre o desenvolvimento econômico da região e projetos de obras futuras.


Enfim, antes de escolher uma região específica para montar sua clínica busque o máximo de informações possíveis.


Na Senior Marketing utilizamos a moderna inteligência de geomarketing, uma ferramenta de análise de regiões, bairros e ruas para maximizar as chances de sucesso da sua clínica.


Não erre no ponto. Se quiser saber mais sobre como podemos ajudar você a abrir uma clínica médica ou odontológica, entre em contato e fale com um de nossos especialistas.


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