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  • marcioasilv3

5 passos para aumentar a captação de pacientes na sua clinica odontológica


Captar mais pacientes é um tema que interessa a todos os dentistas e proprietários de clínicas e consultórios odontológicos.

Claro, sem pacientes não existe negócio de odontologia. Na nossa prática de mais de 18 anos atendendo clínicas odontológicas com nossa consultoria de gestão e marketing para dentistas nos podemos afirmar que cada clínica é única e precisa de um conjunto de ações personalizadas, mas sem lugar a duvidas existem 5 passos que bem aplicados ajudaram você a aumentar a captação de pacientes na sua clínica. Vamos lá:

01 - Tenha uma meta

Um meta é um valor numérico expresso em um determinado período de tempo. É impressionante como a maioria dos profissionais de saúde simplesmente faz ações de publicidade e propaganda para captar mais pacientes sem metas.

Você precisa definir onde quer chegar com suas atividades de captação de clientes. Se sua clínica, por exemplo, é focada em ortodontia, ao lançar uma campanha de captação de pacientes, quantos pacientes quer captar? E em quanto tempo?

Um meta bem definida seria:

Ativar 30 novos pacientes de ortodontia em 3 meses de campanha. Essa é uma meta clara, tem uma data bem definida para acontecer (3 meses) e um número claro que indica o que é sucesso (30 novos pacientes).

02 - Escolha bem o alvo

Nem todo mundo pode ser ou deveria ser paciente da sua clínica. Nem todas as pessoas que vivem, trabalham ou passam perto da sua clínica tem interesse, autoridade para comprar ou capacidade financeira para pagar pelos seus serviços.

Por isso é importante, antes de se lançar a caça de novos pacientes para sua clínica, procurar entender quem são as pessoas que tem mais condições de ser melhor atendidas pelo seu serviço. Selecionar aquelas que ao receberem o seu estímulo promocional tenham maior interesse pela sua proposta e possam vir a se tornar seus pacientes.

Não atire para todo lado! Antes de fazer qualquer campanha de captação de pacientes, desenhe claramente quem é o paciente que você quer captar. Detalhe se são homens ou mulheres, a idade média dos pacientes, a faixa de renda, onde elas moram, qual o perfil de consumo, etc.

Quanto mais detalhado seu alvo, mais chances você tem de acertar e aumentar a captação dos seu pacientes atingindo as metas definidas no passo anterior. Esse é um passo muito importante que frisamos muito com nossos clientes da nossa consultoria de gestão e marketing para dentistas.

03 - Defina sua oferta

Ter uma oferta clara é muito importante na hora de captar seus pacientes. A maioria das pessoas hoje em dia esta sobrecarrega de propaganda. Que vive em uma grande cidade tem mais de 3.000 estímulos diários de publicidade e propaganda. Se a sua mensagem na for direta, objetiva e forte o suficiente, ela vai ser esquecida. Por isso, não é recomendável que você basei sua campanha de captação de pacientes em cima de uma mensagem institucional da sua clínica. Ou seja, não saia atras de novos pacientes anunciado a sua clinica como um todo.

É muito mais efetivo ofertar um serviço para um público específico. Como na sequência acima, voltemos ao exemplo da ortodontia. Se você determinou que seu público alvo, são jovens adolescentes de classe média baixa, com idade entre 13 a 19 anos, que moram em um raio de até 5 km da sua clínica, foque em uma oferta concreta para eles, como por exemplo, o próprio serviço de ortodontia com qualidade e outros diferencias que você vai determinar.

04 - Escolha os canais corretos de comunicação

Uma vez que você tem suas metas, escolheu o publico alvo, determinou a oferta é preciso agora saber escolher os canais corretos para chegar até o seu paciente.

Mas aqui, cuidado! O CRO é bem rigoroso quanto a forma de captação. Existe muita gente que vai com sede mais ao ponte e acaba ultrapassando a barreira da ética no momento de fazer captação de pacientes. Nos da Senior Marketing não apoiamos nenhuma atividade de captação de pacientes que não esteja estritamente dentro do código de ética do CRO.

É importante que você use os canais de comunicação que o seu público alvo utiliza para se informar, educar e se divertir.

Se o seu público alvo é jovem, com certeza a internet deve ser considerada com atenção. Mas se o seu público é formado por pessoas mais maduras ou se você esta em pequenas cidades do interior do Brasil, sem dúvida, midas como rádio ainda precisam ser levadas em consideração.

O fato é que o canal tem que ser adaptado para a realidade do público alvo e não para o gosto e para o "achismo" que geralmente impera em campanhas de captação de pacientes para clínicas odontológicas.

Não é porque você ama o WhatsApp que deve importunar todo mundo com mensagens nessa mídia, ok?

5 - Aloque a verba necessária para o sucesso da campanha

Uma das causas do fracaso de campanhas de captação de pacientes é a alocação insuficiente de recursos.

Você recebe um voucher de R$ 150,00 no Google e acredita que com isso vai conseguir captar R$ 25.000,00 em tratamentos. Pode ser que sim, pode ser que não.

A máxima "para ganhar dinheiro tem que gastar dinheiro", costuma ser verdade na maioria das vezes.

É preciso investir a contento para ter o retorno necessário. Mas investir com inteligência, por isso, apresentamos o roteiro acima.

Nunca comece sua campanha de captação de clientes pelo final, ou seja, gastando dinheiro em ferramentas (site, Google, Facebook, Instagram, etc). Isso é golpe baixo de agência que não sabe o que faz e que só quer ganhar o seu dinheiro rapidamente e não te dar retorno nenhum.

Conclusão

Para captar pacientes é preciso analisar a situação de cada clinica. Mas, sem dúvida existem alguns passos, conforme apresentado nesse artigo que você como proprietário de clínica pode e deve seguir para maximizar as chances de captar mais e melhores pacientes.

Se você quer aumentar a captação de pacientes na sua clínica de forma estrutura e sem milagres, entre em contato conosco e conheça mais sobre nossa consultoria de gestão e marketing para odontologia.

Senior Marketing Marketing para odontologia

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