Buscar
  • marcioasilv3

5 indicadores para ajudar sua clínica a crescer em 2020

Atualizado: Mar 2

5 indicadores financeiros para acompanhar na sua clinica

KPI (Key Performance Indicator) financeiros são indicadores de performance relativos á área financeira. O objetivo de um KPI é medir o desempenho da empresa em uma área específica. Somente medindo o desempenho de determinada áreas da sua clínica é possível validar se ela está avançando ou não.


Estamos chegando ao final de mais um ano e a gestão financeira é um desses temas que muitas vezes fica relegado a um segundo plano em clinicas odontológicas e médicas.


Porém, não deveria ser assim. Profissionais de saúde costumam dar muito enfoque a área técnica e a prestação do serviço final das suas clínicas, porém, sem uma gestão financeira fina, mesmo uma clínica com muitos pacientes pode mascarar um negócio com sérios problemas de gestão.


Uma das boas práticas de gestão financeira para clínicas odontológicas e médicas é o acompanhamento permanente de KPI financeiros, com o intuito de avaliar se a clínica está performando conforme as metas e objetivos dos seus proprietários.


O que são KPI e qual a sua função em uma clínica odontológica ou médica?


Os KPIs são indicadores chave de desempenho e tem a função de medir o resultado, a performance e o desempenho das ações estratégicas adotadas por uma empresa.


Dito isso, KPIs financeiros nada mais são do que análises de desempenho desenvolvidos para a perspectiva da área financeira. E, perceba: existem mais do que um indicador; na verdade, muito mais.


Nesse artigo queremos destacar 5 kPIs que são realmente importantes de acompanhar em toda empresa de saúde. Fique conosco!


01 - Geração de caixa


Esse KPI tem a finalidade de demonstrar a capacidade de geração de caixa na clínica em um determinado período.


Nem sempre a geração de caixa na sua clínica pode ser um valor positivo. A empresa pode estar com uma geração de caixa negativa, o que representa uma performance baixa e que o negócio não consegue se manter líquido ao ponto de gerar caixa e pagar seus dividendos,


O KPI de geração de caixa é extraído do controle de fluxo de caixa da clínica. A última linha do controle de fluxo de caixa é o seu resultado de geração de caixa, que poderá, como dissemos ser positivo ou negativo.


02 - Rentabilidade


Não confunda rentabilidade com lucratividade. A rentabilidade visar medir o quanto de rendimento os investimentos na sua clínica renderam em um período específico.


O cálculo da rentabilidade da sua clínica deve ser realizado seguindo a fórmula:


Lucro Líquido / Investimentos x 100 = % rentabilidade


Utilize sempre o fator tempo para calcular a rentabilidade. Assim, você pode fazer a conta acima utilizando sua lucratividade anual, mensal, trimestral sobre os investimentos e descobrir qual a rentabilidade da sua clínica. Analise se o número encontrado está pagando uma boa taxa de retorno, superior, por exemplo a investimentos financeiros com taxas de mercado.


03 - Lucratividade


O cálculo de lucratividade é muito semelhante ao da rentabilidade, contudo os KPIs são diferentes.

A rentabilidade busca entender quanto rendeu um investimento para sua empresa, já a lucratividade é o indicador que mostra o lucro da sua empresa. Simples assim.

O cálculo de lucratividade é o seguinte:


Lucro Líquido / Receita x 100 = % lucratividade


04 - Faturamento


Esse é um indicador simples de acompanhar porém vital. É a soma de todas as receitas operacionais da sua clínica. Tem o objetivo de entender o desempenho de vendas da clínica.


Total de receitas = Faturamento bruto do período


05 - Ticket médio de vendas

Qual o valor médio dos planos de tratamento ou dos serviços oferecidos na sua clínica? Saber esse número te ajuda a melhorar as estratégias de vendas e a entender qual sua média por cada compra feita pelos clientes. Para encontrar o valor de ticket médio, faça o seguinte cálculo:


Faturamento Bruto / Total de Vendas = Ticket Médico


Conclusão


Indicadores não são complicados de acompanhar e nem mesmo de produzir. Utilizando um bom software de gestão de clínicas é possível trabalhar com ferramentas básicas como o controle de fluxo de caixa e a partir dele extrair informações importantes para a gestão e tomada de decisão na sua clínica.


Acompanhamento financeiro fino e constante dão mais previsibilidade para a sua clínica realizar investimentos, aumentar ou diminuir investimentos em marketing, mudar ou ampliar o portfólio de serviços oferecidos entre outras decisões estratégicas.


Se você precisa organizar a gestão financeira da sua clínica, se deseja ter mais controle dos seu faturamento, lucro e rentabilidade, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em gestão e marketing para empresas de saúde.


Senior Marketing

Gestão e marketing para empresas de saúde

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br



7 visualizações

SENIOR GESTÃO E MARKETING 

A Senior é especialista em estratégia e gestão e marketing para dentistas, médicos e demais empresas de saúde.

  Somos uma empresa focada em resultados e trazemos para nossos clientes um conjunto completo de soluções em gestão empresarial, marketing e sistemas.

Conheça : www.seniormarketing.com.br

ONDE ESTAMOS

 

Brasil: 

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 550, 4º andar, conjunto 42 |  Brooklin |  São Paulo – SP | +55 11 3254 74 51 

atendimento@seniormarketing.com.br

Portugal:

Av. da Liberdade, 110 - 1269 - Lisboa | Portugal | +351 21 145 13 70

geral@seniormarketing.pt

Horário de Funcionamento: 09:00 hs. as 17:30 hs. 

 

 

Senior Marketing.png