Buscar
  • marcioasilv3

5 indicadores financeiros para você acompanhar na sua clínica


Toda empresa que procurar crescer de forma saúdavel precisa fazer uma boa gestão financeira. E uma boa gestão financeira se faz com o acompanhamento de indicadores

Acontece que na maioria das clínicas que nos já realizamos nossa consultoria de gestão e marketing para médicos e dentistas a principal e muitas vezes única preocupação é acompanhar o faturamento. Na percepção (equivocada) dos proprietários de clínicas de saúde no país, se o faturamento esta elevado tudo mais esta correndo bem, certo? Errado!

A busca por resultados e melhorias constantes deve ser uma prática diária e vivenciada por todos dentro de uma clínica, mas assim como a saúde de uma pessoa pode ser avaliada através de indicadores (temperatura, pressão, parametros em exames de sangue, urina, etc), também na sua clínica você deve acompanhar alguns indicadores.

Aqui vamos detalhar 5 indicadores de gestão que sua clínica precisa acompanhar:

01 - Faturamento

Ok, esse é obvio e fundamental. Ele mostra quanto dinheiro esta entrando na empresa. Além disso, se voce pratica a boa gestão baseada em metas, pode usar esse indicador para comparar o desempenho realizado com o previsto e a partir dessa análise validar se precisará mudar sua estratégia de gestão e marketing, ou até mesmo se vai necessitar recorrer a capital externo em algum momento.

02 - Recebimentos

Aqui começa a ficar claro porque acompanhar somente o faturamento pode ser um grande problema.

Faturamento e recebimento são coisas diferentes. Quando você vende um procedimento, tratamento, cirurgia ou o que for na sua clínica e parcela esse tratamento em 3 x para seu paciente, esta na verdade realizando um financiamento para seu paciente.

Pode haver inadimplência por parte do paciente, pode ser que você não receba o valor previsto. Por isso é fundamental, além do faturamento fazer uma previsão mês a mês dos recebimentos classificados por tipo de tratamento e também por paciente.

Já vimos durante nossas consultorias de gestão e marketing médico e gestão e marketing odontológico dezenas de clíncas entrarem em um endividamento profundo acreditanto que o faturamento previsto seria realizado.

03 - Custo fixo

Quanto você deve ao abrir as portas da sua clínica no primeiro dia de cada mês? Ou mesmo sem abrir as portas?

Esse valor de despesas que são devidas independentemente do seu faturamento mensal é chamado de custo fixo.

Ter um alto faturamento gerando em contrapartida um alto custo fixo leva a uma lucratividade baixa, o que em médio e longo prazo na se sustenta, gerando necessidades de caixa que terão que ser supridas com recursos dos sócios ou de terceiros. Geralmente um dinheiro caro, que já levou muitas boas clínicas a falência.

04 - índice de endividamento

Em menor ou maior grau toda clínica tem um grau de endividamento. Esse indicador avalia o quanto do dinheiro usado para tocar o negócio da clínica vem de recursos próprios e quanto vem de investimentos e captação de recuros externos, como emprestimos e financiamentos bancários, para por exemplo, injetar dinheiro de capital de giro.

Para calcula-lo você vai precisar de ajuda do seu contador, pois sera necessário avaliar os ativos e passivos da clínica no balanço patrimonial.

Um índice de endividamento alto tem que ser analisado sobre vários aspectos, incluindo o tempo. Mas ele sempre estará atrelado ao faturamento da empresa e sobre ele influenciará.

05 - Lucratividade

Não importa quão grande seja o seu faturamento, ou seja, a geração de receita, pois é a lucratividade que revela finalmente a saúde financeira de uma clínica.

A lucratividade da sua clínica determina sua capacidade de gerar resultados reais. Você como gestor da clínica deve sempre analisar e acompanhar a lucratividade, os ganhos líquidos do seu negócio, verificando se estao dentro dos patamares associados ao seu mercado.

É por da análise da lucratividade da clínica que um gestor consegue avaliar se a empresa é susténtavel ou não ao longo do tempo. Se as despesas e receitas são equilibradas, fazer projeções de caixa, tomar empréstimos e fazer investimentos, sem compromenter a saúde de longo prazo da clínica.

Conclusão

Esses são apenas alguns indicadores muito importantes para a boa gestão financeira da sua clínica. Durante nossa consultoria financeira para clínicas médicas e odontológicas nos implementamos o acompanhamento de 10 indicadores financeiros, de forma que o gestor da clínica possa ter uma visão concreta e real da capacidade financeira da sua clínica

Você precisa organizar a gestão da sua clínica? Gostaria da assessoria de uma empresa de gestão e marketing médico e gestão e marketing para dentistas?

Entre em contato conosco e converse com um consultor especializado em empresas de saúde.


Senior Marketing Gestão e marketing para médicos e dentistas

#gestãoemarketingmédico #gestãoemarketingparadentistas

54 visualizações

SENIOR GESTÃO E MARKETING 

A Senior é especialista em estratégia e gestão e marketing para dentistas, médicos e demais empresas de saúde.

  Somos uma empresa focada em resultados e trazemos para nossos clientes um conjunto completo de soluções em gestão empresarial, marketing e sistemas.

Conheça : www.seniormarketing.com.br

ONDE ESTAMOS

 

Brasil: 

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 550, 4º andar, conjunto 42 |  Brooklin |  São Paulo – SP | +55 11 3254 74 51 

atendimento@seniormarketing.com.br

Portugal:

Av. da Liberdade, 110 - 1269 - Lisboa | Portugal | +351 21 145 13 70

geral@seniormarketing.pt

Horário de Funcionamento: 09:00 hs. as 17:30 hs. 

 

 

Senior Marketing.png