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  • marcioasilv3

5 ferramentas de marketing digital para dentistas atraírem mais pacientes

Atualizado: Mar 2

Marketing digital para dentistas

Esse artigo não pretende ensinar o uso de cada ferramenta de marketing digital para dentistas presente no mercado.


De fato, na nossa opinião, o seu tempo pode ser muito melhor aproveitado ganhando dinheiro através de um atendimento primoroso e de qualidade para os seus pacientes.


Deixe a parte de marketing digital e marketing odontológico para uma empresa especializada em marketing para dentistas.


Mas, para ter certeza de que a agência de marketing digital odontológico está te empregando os melhores recursos de marketing disponíveis para atrair pacientes particulares para sua clínica, você precisa ter uma clara noção de quais são essas ferramentas e o que esperar delas para poder cobrar a agência que te atende, certo?


Então, um primeiro ponto que você precisa ficar atento é de que a captação de pacientes é um jogo de números.


É preciso atrair um grande volume de pessoas interessadas no seu trabalho (leads) para que uma fração dessas, de fato, venha a se tornar pacientes.


Imagine uma loja em um shopping center. Milhares de pessoas passam diariamente na porta da loja, uma parte delas entra e avaliar as mercadorias disponíveis na loja. Porém, somente um parte menor compra alguma coisa na loja.


Esse funil ou esse mesmo conceito também se aplica a propaganda do seu consultório odontológico.


Muitas pessoas que serão impactadas pela propaganda da clínica vão ignora-lá. Uma parte dessas pessoas irão adiante e acessarão seu site. Uma pequena ou uma parcela menor irá agendar uma consulta na sua clínica.


As ferramenta de marketing digital para dentistas contribuem de forma espetacular nesse funil.


Com as ferramentas de marketing digital para dentistas listadas abaixo você vai conseguir aumentar o número de pessoas em cada fase ou etapa desse processo de tornar um visitante um paciente agendado. Siga conosco!


01 - SEO


O Google é site mais acessado do mundo. O potencial do Google na captação de pacientes para odontologia é enorme.


Existem técnicas de aprimoramento de um site que o tornam mais facilmente encontrado pelo mecanismo de busca do Google.


Essas técnicas são aplicadas por programadores e designers diretamente no seu site e também fora dele, produzindo um efeito positivo rankeando-o melhor nas buscas realizadas pelo Google sobre termos do seu negócio.


SEO é de fato complexo e envolve uma série de disciplinas e profissionais. Estar na primeira página do Google hoje em dia para termos como "implantes dentários", "ortodontia" e outros em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte não é uma tarefa simples.


Existem fornecedores demais do mesmo serviço disputando os 10 primeiros lugares no Google. Muitas clínicas e dentistas investem milhares de reais por mês em otimização dos seus sites para posiciona-lós melhor no Google e com isso aumentar o tráfego de potenciais pacientes.


Isso, entretanto não deve desanima-ló. Pelo contrário. Não se trata apenas de uma questão de dinheiro, mas de conteúdo de qualidade e diferenciação. O Google adora conteúdo original e valoriza aqueles sites que entregam melhores respostas para as perguntas que as pessoas fazem.


O que você precisa saber afinal sobre o SEO para dentistas? O que precisa cobrar da sua agência de marketing odontológico? Como o SEO para dentistas ajuda na captação de pacientes?


Você precisa saber que o trabalho de SEO é fundamental para posicionar um site no Google no nível mais alto possível dos resultados de pesquisas por palavras-chave do seu negócio.


Tem que entender que um trabalho de SEO para clínicas odontológicas não é rápido. Isso acontece porque os resultados das modificações aplicadas no site e fora dele pela equipe técnica só são de fato efetuadas e refletidas no Google ao longo do tempo. Espere pelo menos 3 a 6 meses para ver bons resultados.


Entenda que o profissional que trabalha com SEO para dentistas não é um profissional barato. De fato, dentro da estrutura de uma agência de marketing para dentistas esse é um dos técnicos mais capacitados e bem remunerados.


Um bom serviço de SEO para dentistas tem um investimento médio mensal variando entre R$ 2.500,00 a R$ 10.000,00 dependendo do mercado da sua clínica e do número de palavras-chave ou termos que se deseja rankear melhor.


Tenha em mente que o investimento em SEO só vale a pena se o retorno previsto valer a pena.


Se sua clínica tem um foco em pacientes de ticket baixo talvez essa não seja a melhor estratégia para se investir.


02 - Google Adwords


Nem sempre é possível aguardar os resultados dos investimentos em otimização do site via SEO.


Se você precisa aumentar o número de visitantes no seu site de forma rápida e direcionada vale considerar o investimento em divulgação da sua clínica odontológica no Google Adwords.



O Google Adwords ou Google Ads é a ferramenta de publicidade e propaganda do Google. Você investe em uma conta de crédito mensal e a medida que as pessoas impactadas pelos seus anúncios vão clicando esse créditos vão sendo "debitados" da sua conta.


Um sistema justo e com grande alcance e visibilidade. Atente para o fato de que tentar fazer sozinho suas campanhas de captação de pacientes no Google Adwords é potencialmente jogar dinheiro fora.


Isso porque apesar da aparente facilidade de criação de uma campanha no Google Ads e do "suporte" do time de analistas do Google ser gratuito, o que ocorre na prática é que a ferramenta por si mesma não resolve o problema de captação de ninguém se ela na for inserida dentro de um contexto maior de marketing odontológico.


Então, o que você precisa saber sobre o Google Adwords para dentistas?


Em primeiro lugar o que você precisa saber é que para configurar uma campanha no Gogle Adwords e divulgar a clínica é simples. Para configurar e fazer performar uma campanha no Google Adwords que traga pacientes concretamente é bem, bem mais complicado.


Entenda também que esse discurso de que a partir de R$ 50,00 é possível investir no Google, talvez faça sentido em alguma cidade do interior paraibano com 2 ou 3 dentistas atuando (será que existe?).


Os retornos são sempre proporcionais ao investimento. Não esperem investir mil reais e ter um retorno de cinquenta mil reais em conversão de tratamentos. Esse fenômeno quando acontece tem um nome: sorte.


03 - Facebook e Instagram


Ok, nós sabemos que existem milhões e milhões de informações sobre Facebook para dentistas e Instagram para dentistas.


Que existe muitos "gurus de marketing para dentistas" dizendo em depoimentos emocionados que investiram R$ 100,00 e fecharam um plano de tratamento de R$ 30.000,00 (Sic).


Mas, acredite, nem tudo que reluz é ouro. E não, nós não vamos dizer para você que deve investir em redes sociais e que elas funcionam para todo mundo.


O que você precisa saber sobre Facebook para dentistas e sobre Instagram para dentistas?


Em primeiro lugar de que elas não ferramentas mágicas que vão "bombar sua agenda" investindo alguns míseros reais por mês. Não vai acontecer.


Em segundo lugar, que fazer marketing odontológico nas redes sociais não é fazer postagens bonitinhas e receber likes, views e elogios. Nada disso.


É preciso ter uma estratégia de marketing odontológico nas redes sociais que atendem aos seguintes pontos:


  • Qual sua meta?

  • O que fazer para atingir a meta?

  • Como fazer para atingir sua meta?

  • Executar

  • Controlar

  • Aperfeiçoar


Definitivamente, as redes sociais são um ótimo canal para captação de pacientes. Mas, se você já usa as redes sociais como ferramenta de captação de pacientes e não está tendo o resultado desejado, fatalmente não tem uma estratégia de marketing nas redes sociais.


04 - Blog


Sei você não tem tempo, você não sabe escrever, não gosta de escrever e esse negócio de marketing de conteúdo não funciona para você, certo? Errado.


De fato, as pessoas estão na internet procurando por solução de problemas e não por tratamento.


Quando você acessou esse artigo queria saber como captar pacientes, como atrair mais clientes para sua clínica odontológica, ou mesmo descobrir ferramentas e estratégias de marketing odontológico.


Aqui mora o problema: as pessoas procuram respostas fáceis para problemas extremante complexos.


E acredite, não existe problema mais complexo que você vai ter que enfrentar na sua clínica do que atrair pacientes particulares que paguem e valorizem o seu trabalho!


É exatamente por isso que investir em um bom blog atualizado semanalmente no seu site é um ótima forma de captar pacientes.


Por que? Porque as pessoas estão cansadas de propaganda. Estão cansadas de serem enganadas e porque todos os fornecedores de qualquer produto ou serviço estão muito semelhantes.


Mas o que você precisa saber sobre a redação de um blog e sobre a estratégia de marketing de conteúdo na odontologia como um todo?


Em primeiro lugar, sim, você vai ter que por a cabeça para pensar. E vai ter que rrumar espaço na sua agenda.


Em segundo lugar, pagar um redator para criar seus conteúdos e você só cuidar da revisão se assemelha para o Google como alguém que não estudou para as provas ou aquele aluno que baixa um trabalho pronto na internet. Soa a fraude...


E por último, mas não menos importante, a estratégia de marketing de conteúdo para odontologia é uma estratégia cumulativa e de longo prazo.


É como fazer academia ou praticar algum tipo de esporte. Toda vez que você se exercita torna sua saúde mais forte.


Então, a estratégia de marketing de conteúdo na odontologia através da publicação de um blog vai te trazer resultado de fato, em forma de ligações de pessoas querendo agendar uma consulta após 6 ou mais meses.


05 - Lives


Tudo bem, você vai dizer que de jeito nenhum faria uma live. Afinal, você não um artista, certo?


Mas, como já disse alguém por ai "o próximo analfabeto será aquele que não souber gravar vídeos".


As lives funcionam como forma de atrair mais pacientes porque as pessoas buscam respostas. E elas querem agora.


Muita gente está travada entre agendar ou não uma consulta com você por dois motivos:


  1. Não tem conhecem ainda;

  2. Não tem certeza se você vai ser capaz de resolver / minimizar o problema delas.


Então, as lives seja no Instagram ou qualquer outra plataforma são ótimas formas de captação de pacientes na odontologia porque elas resolvem dois problemas ao mesmo: Tornar sua clínica e seu trabalho conhecido e aumentam a confiança e a percepção no cliente de que você sabe do que está falando e é capaz de resolver os problemas que elas estão tentando resolver.


O que você precisa saber a respeito de lives como estratégia para captação de pacientes na odontologia?


Lives são efêmeras. Ou você faz uma chamada para ação e mantêm o dialogo e a conversa com os pacientes em outro canal (WhatsApp. e-mail, etc.) ou você perde aquele potencial interessado para sempre.


Entenda também que fazer lives sem objetivos é dar informação de graça. Você precisa te bom roteiro em mãos e determinar o que é que você quer atingir com aquela live: uma lista de leads que preencheram um formulário? Pessoas agendando consultas?


Tenha metas para suas lives e insira essas metas dentro do seu plano de marketing odontológico.


Conclusão


O marketing digital na odontologia já se consolidou como um conjunto de técnicas e ferramentas para ajudar os dentistas a aumentarem a visibilidade das suas clínicas e captarem mais pacientes.


Pense nas ferramentas como um meio. O fim é ter mais pacientes qualificados. Você precisa sempre definir suas metas, antes de contratar sua agência de marketing digital para dentistas.


O que você quer (metas) é que vai definir o que você precisa (estratégias).


Se você tem interesse em mais informações sobre estratégias e ferramentas de marketing digital odontológico, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing para dentistas!


Senior Marketing

Marketing para dentistas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br



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