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  • marcioasilv3

3 maneiras de atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório odontológico


Como atrair mais pacientes

Toda clínica ou consultório odontológico se depara com o desafio diário de atrair mais pacientes e de aumentar a conversão.


Nesse sentido, profissionais de odontologia e proprietários de clínicas odontológicas estão sempre buscando dicas de como aumentar o número de pacientes.


Se você também está buscando dicas para aumentar o número de pacientes na sua clínica, fique conosco e acompanhe essas 5 dicas para atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório odontológico que preparamos para você!


Como atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório odontológico

Passo a passo


01 - Transforme seu site em um imã de leads


Leads são potenciais pacientes. Eles ainda não conhecem sua clinica ou consultório, mas são atraídos até o seu site pelo seu conteúdo, pelas informações que você disponibiliza lá.


Você sabia que o site que é listado no primeiro lugar do Google para uma pesquisa qualquer receber até 60% de todo o fluxo de visitantes que estavam procurando por aquele termo?


Imagine o potencial de atrair pacientes que essa estratégia tem? Significa de que a cada 10 pessoas procurando ativamente pelo termo "harmonização facial", 6 vão acessar o primeiro site listado nos resultados do Google.


Seu site precisa estar nessa posição se deseja atrair mais pacientes para sua clínica odontológica.


Uma vez que você atraia a atenção de potenciais visitantes é preciso despertar o interesse deles quando eles estiverem dentro do seu site. Para isso, seu site precisa ter:


  • Artigos

  • Vídeos

  • E-books

  • Enquetes

  • Perguntas e respostas

  • E muito mais


Tudo com o objetivo de capturar as informações iniciais dos visitantes, como seu nome, telefone e e-mail.


Veja, a primeira venda que você deve tentar fazer para um visitante no seu site não é que ele marque uma consulta. A grande maioria das pessoas que esta pesquisando por um assunto ainda não está preparada, ou não está no momento de consumo.


A sua primeira venda é conseguir despertar o interesse dele a ponto de que ele deixe seus dados para que você continue mantendo o relacionamento.


Esse relacionamento vai ser o motor que vai transformar de forma continua visitantes em leads e leads em pacientes.


Ou seja, não pense no seu site como um panfleto virtual. Algo estático. Transforme seu site em uma máquina de captação de pacientes, um vendedor silencioso que trabalha 24 x 7 atraindo mais pacientes dia a dia, mês a mês, ano a ano para sua clínica ou consultório.


02 - Facebook e Instagram

Atraia pacientes pelas redes sociais


A adesão dos brasileiros nas redes sociais é enorme. O brasileiro é muito relacional e naturalmente esse comportamento gregário foi transportado para as redes sociais.


Mas, preste atenção 99% dos dentistas estão usando as redes sociais de forma parcial, limitada e sem a potência e o direcionamento correto para captação de pacientes.


Você não conseguir atrair pacientes pelas redes sociais com posts genéricos sobre sua área de atuação. Mais um post sobre ortodontia, desculpe, já exitem milhões. Outro post sobre como fazer clareamento dental, chato...


A grande maioria dos dentistas está usando as redes sociais como Facebook e Instagram para branding ou vaidade. Ou seja, apenas usando para divulgação do negócio, o que dificilmente converte em pacientes, o chamado "gestão de rede sociais", ou usam para a sua própria vaidade, ganhar elogios, likes, views e como baixa ou nenhuma conversão.


Preste atenção: se você quer atrair pacientes pelas redes sociais precisa investir em campanhas patrocinadas que tenham os seguintes elementos:


  • Um objetivo;

  • Um público-alvo bem definido;

  • Uma boa segmentação de público no gerenciador de anúncios;

  • Bons criativos sendo impulsionados (artes);

  • Uma copy (texto do anúncio) matadora e persuasiva;

  • Um orçamento

  • Landing pages no seu site para captura dos dados dos clientes;

  • Uma equipe ou pelo menos uma pessoa que entenda de vendas para negociação e conversão dos pacientes na outra ponta.


Sem isso, qualquer ação de captação de pacientes nas redes sociais é mero acaso. Não é um sistema, não é um processo.


Ou seja, para atrair mais pacientes para sua clínica utilizando redes sociais é preciso ter: objetivos, técnicas e ferramentas e metodologia.


3 - Atraia mais pacientes para sua clínica com parcerias

Não se trata de trocar panfletos


Para alguns tipos de clínicas as duas primeiras estratégias terão pouco efeito, ou serão apenas uma forma de contribuição menor para a captação de pacientes.


Clínicas de alto volume comercial, populares ou redes de franquias geralmente vão além das estratégias de marketing digital para captar pacientes.


Para atrair pacientes para sua clinica odontológica utilize parcerias. Mas, se você ainda acredita que parcerias são simples trocas de cartões de visita, precisa rever seus conceitos.


Parceria é um processo comercial que envolve objetivos em comum, sinergia entre os negócios, mesclagem de equipes, produção e investimento em ações de marketing compartilhado e no final das contas o que todo mundo quer: geração de caixa (dinheiro).


Uma boa ação de parceria começa com a prospecção de potenciais parceiros que estejam na sua área de atuação que tenham em primeiro lugar, uma boa carteira de clientes que sejam do mesmo perfil do seu público.


Ou seja, não adianta você ter uma clínica voltada para a classe A e fazer a parceria com uma academia que atende o público classe C. Não vai haver liga entre as ofertas.


Em segundo lugar, precisa haver entre os parceiros uma identificação de objetivos comerciais quanto a atração e captação de clientes.


Sua clínica pode estar precisando aumentar o número de pacientes e o parceiro simplesmente quer aumentar o ticket médio por cliente. Será que vai ser possível uma parceria que atinja os dois objetivos?


Em terceiro lugar, é preciso pensar na oferta. O que vai ser útil para o seu parceiro e que servirá como moeda de negociação ou que vá agregar valor no serviço dele quando ele estiver negociando com um cliente.


Ou seja, será que oferecer um desconto nos seus tratamentos será realmente útil para quem está comprando uma roupa naquele boutique famosinha do seu bairro? Não é por ai...


As ofertas tem que fazer sentido. Ou seja, tem que gerar valor para os parceiros.


Por último, mas não menos importante, para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica via parcerias é preciso envolvimento e dedicação na execução das ações planejadas.


Desde a escolha dos brindes, do material promocional, da criação de um cronograma de que faz o que e da análise dos resultados é preciso envolvimento.


A boa notícia é que parcerias comerciais bem feitas podem render dinheiro. Muito dinheiro. Já assessoramos clientes que fizeram parcerias com agências de viagem para turismo odontológico no Brasil, parcerias entre clínicas populares de odontologia e postos de saúde pública, parcerias entre clínicas estabelecidas em shopping centers e centros de estéticas, depilação a laser e beleza.... a lista vai e vai.


Se você quer saber mais sobre como atrair mais pacientes para sua clínica odontológica fique de olho no nosso blog que tem muitas informações sobre como captar mais pacientes. Aproveite e assine nossa newsletter.


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