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3 estratégias para captar pacientes de odontologia


Todo profissional de odontologia enfrenta o mesmo desafio: captar pacientes para seu consultório ou clínica.

Esteja você estabelecido em uma grande cidade ou no mais remoto ponto do interior brasileiro sempre haverão concorrentes disputando avidamente pelos mesmos pacientes.

Estamos vivendo (2019) um momento de desaquecimento da economia e isso faz com que as pessoas fiquem ainda mais criteriosas sobre onde gastar o seu dinheiro tornando um verdadeiro desafio para profissionais de odontologia captar pacientes.

Mas, sempre insistimos que existe um bom mercado consumidor no país e a demanda por serviços odontológicos ligados ao setor de estética tem crescido bastante.

Para ajuda-ló(a) a criar estratégias de captação de pacientes que realmente funcionem para a sua clínica ou consultório escrevemos esse artigo que pode servir como um ponto de partida para você profissional de odontologia

Então, vamos as 3 estratégias para captar pacientes para odontologia na prática:

01 - Foque em nichos

Todo mundo procura buscar pacientes com um perfil que poderíamos chamar de premium. São homens e mulheres com boa escolaridade, que tem rendimentos medianos e/ou altos e que valorizam sua saúde bucal e estética.

Infelizmente, na prática nós sabemos que esse quadro ideal está bem distante da realidade. Tentar concorrer buscando esse "eldorado" é para poucos.

Em primeiro lugar, o cliente premium é assediado por todos os lados. Ele é uma "noiva desejada" e praticamento todo dentista gostaria de trabalhar somente com esse tipo de paciente que valoriza seu serviço, pode contratar e pagar por ele.

Capar pacientes premium custa caro. Não é impossível, mas dado o cenário do mercado de odontologia atual pode-se deduzir que é preciso ter um bom orçamento mensal de marketing para fazer ações constantes e consistentes de publicidade e propaganda que permitam atrair, converter e fidelizar esse público exigente.

O segredo da captação de pacientes hoje em dia está nos nichos. Existem diversas opções que você como dentista pode utilizar para "nichar" o seu mercado.

São exemplos de nichos:

  • Noivas;

  • Autistas;

  • Deficientes físicos;

  • Pessoas acamadas;

  • Crianças;

  • Público LGBT;

  • Executivos;

  • Turismo odontológico;

  • Atendimento a domicilio;

  • Etc.

Descubra um nicho que está sendo negligenciado ou pelo menos, mal atendido pelos demais players do seu mercado e você terá um horizonte amplo de possibilidades de captação de pacientes.

Se posicionar como a referência para determinado setor é uma estratégia de captação de pacientes extremamente eficiente.

Ser considerado a referência em determinado setor que é especialista, por exemplo, em preenchimento facial fará que os seus próprios pacientes encaminhem novos pacientes para você, gerando um ciclo altamente positivo.

Um cuidado deve ser tomado com relação a segmentação por nichos. Um nicho não pode ser pequeno demais. Ou seja, antes de nichar o seu mercado, verifique se existe um número suficiente de pessoas que estariam dispostas a comprar um serviço como o seu dentro dele.

02 - Seja socialmente responsável

As pessoas estão cada dia mais conscientes sobre suas decisões de consumo. A grande maioria das pessoas leva em consideração no momento de decidir por um produto ou serviço o envolvimento da empresa no seu entorno social.

Ter um programa social ativo na sua clínica onde você e sua equipe doam parte do seu tempo e conhecimento para atendimento de pessoas em situação de necessidade torna sua clínica não somente bem vista, mas uma referência de comportamento, ética e moral.

As pessoas gostam de fazer negócios com as empresas que são socialmente envolvidas em suas comunidades locais.

Então, uma ótima fonte de captação de pacientes são as atividades educacionais e promocionais que você direciona para a sua comunidade local.

Patrocinar o time de futebol da escola pública local, promover palestras de saúde bucal em locais como igrejas e sindicatos são estratégias de alto valor agregado e baixo custo operacional que trazem resultados concretos de captação de pacientes.

Agora, esse tipo de atividade para ser realmente efetivo deve ser realizado de forma constante, como um processo dentro da sua clínica e não na forma de atividades isoladas e pontuais.

03 - Seja o setor de saúde bucal das empresas

Em tempos e economia em baixa os empresários tem tido dificuldades para manter seus melhores funcionários que ficam desmotivados com a falta de perspectiva de promoção profissional.

Qualquer incentivo que possa ser dado aos funcionários com baixo custo operacional por parte dos empregadores é muito bem recebido por estes últimos.

Apesar da proliferação dos planos de convênio odontológicos, milhões de trabalhadores, especialmente aqueles vinculados as pequenas empresas estão descobertos em relação a prestação de serviços odontológicos.

Existe uma oportunidade enorme ai de captação de pacientes. Basta você montar um "produto" odontológico em forma de benefícios continuados para os funcionários das pequenas e médias empresas que estão na sua região de atuação.

Esse produto deve ser oferecido sem ônus para os empregadores e empregados. Encare as despesas geradas com o pré-atendimento de potenciais pacientes como uma verba de marketing.

A diferença é que nesse caso os pacientes virão até você porque já estão prontos para comprar. Ou seja, eles já tem a necessidade de um serviço como o seu.

Conclusão

Existem diversas formas de captar pacientes para sua clínica odontológica. Aqui nos apresentar 3 formas de captar pacientes de forma direta:

01 - Nichos de mercado

02 - Ações de responsabilidade social

03 - Terceirização de setor de saúde para pequenas e médias empresas

Na Senior nós já desenvolvemos mais de 30 tipos diferentes de estratégia de captação de pacientes. Nosso trabalho é personalizado de acordo com o porte da sua clínica, o perfil dos seus pacientes e sua capacidade de investimento. Entre em contato para saber mais informações:

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Especialistas em captação de pacientes para odontologia

+55 (11) 3254-7451

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