Buscar
  • marcioasilv3

3 ações fundamentais para reduzir os custos fixos na sua clínica odontológica

3 ações para reduzir custos fixos em clínicas odontológicas

A pandemia trouxe uma ruptura abrupta na receita de clínicas e consultórios odontológicos.


Nós sabemos que assim como a grande maioria das micro e pequenas empresas no Brasil o ciclo de caixa de clínicas odontológicas dura aproximadamente 28 dias.


Isso significa que se o cenário não mudar em breve e se nada for feito a respeito muitas clínicas odontológicas e pequenos consultórios vão literalmente fechar as portas para sempre.

Para evitar esse cenário caótico é preciso que o empresário da área de saúde promova ações em duas direções: aumento ou pelo mesmo preservação das receitas da clínica e redução de custos fixos do negócio.


Hoje, queremos abordar nesse breve artigo 3 ações fundamentais para reduzir os custos fixos na sua clínica odontológica. Acompanhe!


3 ações para reduzir os custos fixos na sua clínica odontológica


01 - Cortar custos não estratégicos


Em primeiro lugar é importante que você entenda a diferença entre custos estratégicos e não estratégicos na sua clínica odontológica.


Basicamente é estratégico todo custo que direta ou indiretamente contribua para aumentar as vendas na sua clínica.


Coloque em uma folha de papel a lista dos seus custos fixos: água, luz, telefone, aluguel, seguros, contabilidade, marketing, etc.


Agora, avalie o quanto cada um dos itens da sua lista de custos fixos, ou seja, recorrentes contribuem ou não para a geração de receita na sua clínica.


Faça uma análise criteriosa e corte tudo o que não for custo fixo estratégico.


02 - Renegociar dívidas


Se sua clínica tem dívidas no mercado financeiro ou com fornecedores, esse é o momento de partir para uma renegociação.


Mas, não seja amador. Não adianta ligar para o banco ou para o seu fornecedor e avisar "que não vai pagar".


Não é assim que funciona. O não pagamento de dívidas contraídas pode simplesmente gerar passivos que nunca poderão ser recuperados.


É preciso negociar com bancos e fornecedores uma carência ou dilatamento dos prazos de pagamento. Quanto mais concreta sua proposta de renegociação maiores as chances de uma conclusão satisfatória.


Então, no lugar de "não posso pagar o aluguel nesse mês", prefira "gostaria de avaliar a possibilidade de uma carência de 3 meses no pagamento do aluguel".


03 - Utilize os subsídios do governo durante a crise


Nesse exato momento (abril de 2020) diversas medidas de auxílio aos pequenos empresários foram anunciadas pelo governo.


Medidas como protelar o pagamento de impostos para quem esta enquadrado no SIMPLES nacional por 3 meses e crédito para pagamento de folha de pagamento estão disponíveis.


Claro, esse tipo de medida precisa de um envolvimento direto de você e seu contador para que as condições sejam aproveitadas. Não está nada fácil conversar com os bancos nesse momento. Mas não é impossível.


Se sua clinica já tem uma faturamento superior a 360 mil reais por ano, vale muito a pena buscar entender e usufruir dos créditos disponibilizados pelo governo.


Novamente, dada a grande procura existe muita desinformação sobre como utilizar esses recursos. Ligue para o seu gerente de relacionamento, busque auxílio do seu contador. Enfim, não desista na primeira dificuldade.


Conclusão


A pandemia está ai e consigo trouxe vários prejuízos financeiros para as empresas. É preciso pensar nesse momento em uma estratégia de sobrevivência da sua clínica odontológica.


Não existe bala de prata e somente uma combinação de ações de preservação e aumento da receita, junto a medidas de contenção de custos fixos não estratégicos é que será possível sair dessa situação.


Se você deseja ficar bem informado sobre práticas de gestão, marketing e vendas para odontologia, assine nossa newsletter e receba conteúdos atualizados toda semana.



Senior Marketing

Gestão, marketing e vendas para empresas de saúde

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br



18 visualizações

SENIOR GESTÃO E MARKETING 

A Senior é especialista em estratégia e gestão e marketing para dentistas, médicos e demais empresas de saúde.

  Somos uma empresa focada em resultados e trazemos para nossos clientes um conjunto completo de soluções em gestão empresarial, marketing e sistemas.

Conheça : www.seniormarketing.com.br

ONDE ESTAMOS

 

Brasil: 

Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 550, 4º andar, conjunto 42 |  Brooklin |  São Paulo – SP | +55 11 3254 74 51 

atendimento@seniormarketing.com.br

Portugal:

Av. da Liberdade, 110 - 1269 - Lisboa | Portugal | +351 21 145 13 70

geral@seniormarketing.pt

Horário de Funcionamento: 09:00 hs. as 17:30 hs. 

 

 

Senior Marketing.png