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5 erros no marketing odontológico


Os profissionais de odontologia já perceberam que os tempos mudaram e que é necessário investir em marketing para seus consultórios e clínicas odontológicas.

Toda essa revolução que o marketing digital trouxe para o mundo da odontologia é positivo, porém, ainda existe muita confusão sobre o papel do marketing na odontologia e o que pode e o que não pode ser feito em termos de marketing para dentistas.

Da mesma forma, muitos profissionais de odontologia ainda não sabem ao certo o que esperar qual resultado concreto dos seus esforços e investimentos em marketing para suas clínicas e consultórios.

Se você está nesse time dos profissionais que tem dúvidas sobre marketing na odontologia, sobre o que o marketing para dentistas pode fazer para o seu consultório odontológico, continue lendo esse artigo e confira os 5 erros de marketing odontológico que você deve evitar para ter melhores resultados com marketing na odontologia.

Erro 01 - Confundir marketing com publicidade

Marketing e publicidade trabalham em conjunto para os objetivos da sua clínica odontológica, mas o marketing envolve mais aspectos que a publicidade.

A publicidade na odontologia, dentro de certos preceitos éticos, conforme legislação pertinente do conselho da classe, visa dar visibilidade e atrair mais pacientes para sua clínica odontológica.

Já o marketing envolve desde a escolha do ponto de prestação do serviço, a definição da carteira de serviços mais adequada as necessidades dos pacientes, a precificação científica dos serviços, o posicionamento da sua marca no mercado, os cuidados com as evidências físicas e tudo que está relacionamento com a satisfação dos pacientes, criando, ofertando e entregando valor para os pacientes.

Então, entenda, publicidade, seja ela digital ou offline é parte importante do processo de marketing, mas não é marketing. Quando alguém diz que está investindo em marketing digital para odontologia, na verdade está apenas fazendo publicidade, e no canal digital somente.

Erro 02 - Não definir objetivos claros

O investimento em marketing deve ser entendido como um plano de médio e longo prazo com objetivos claros.

Se você vai fazer uma viagem de um país a outro, desde o momento que você sai de casa até a chegada no seu destino final existem vários passos, ou etapas.

Essas etapas, ou marcos do seu projeto de viagem funcionam da mesma forma em marketing. Você precisa definir ANTES de começar a investir em marketing quais serão as etapas ou marcos que pretende atingir com aqueles investimentos.

Por exemplo, um marco do seu projeto de marketing para sua clínica odontológica poderia ser: "Atingir a marca de 150 pacientes de ortodontia até 6 meses investindo R$ 5.000,00 em publicidade digital no Instagram, links patrocinados no Google Adwords e na construção de um website."

Muito mais claro, não? Quando você tem metas fica bem mais fácil medir se você está chegando ou não nos seus objetivos a cada período e decidir se deve parar de investir, alterar o tipo de investimento ou investir ainda mais.

Erro 03 - Ter expectativas irrealistas sobre o marketing

Marketing não é mágica. Você não vai sair de um resultado negativo para um faturamento de 6 dígitos em poucos meses. Não vai acontecer.

Esqueça aquele papo do churrasco com os amigos onde sempre tem um colega "que está ganhando muito dinheiro com o Instagram". Isso não existe. Se você for olhar mais a fundo, verá que ele está fazendo muitas outras coisas certas do que simplesmente investindo corretamente no Instagram.

Tenha expectativas realistas sobre seus investimentos em marketing para clínicas odontológicas. O marketing na odontologia costuma trazer resultados positivos após 6 a 12 meses de investimentos constantes.

Pode acontecer que vez ou outra o resultado aconteça antes disso, mas é mais uma questão de sorte ou de conjuntura específica de mercado. Não é a regra.

Erro 04 - Acreditar que marketing é igual a vendas

Muitas pessoas nós procuraram dizendo que precisam aumentar as vendas imediatamente e que para isso precisam investir em marketing odontológico.

Existe um erro conceitual aqui. Primeiro que marketing não é vendas. Marketing é um processo que torna a venda o próximo provável passo.

Ele faz isso criando uma solução certa para as pessoas certas e comunicando isso nos locais corretos.

O segundo erro, e talvez o pior, é acreditar que tudo isso pode ocorrer de forma rápida. Geralmente isso não acontece.

Erro 05 - Gastar dinheiro com cursinhos online

Existe um indústria faturando alto vendendo o que gostamos de chamar de "marketing da esperança.

Como isso funciona? Bem, junte de um lado pessoas que vendem fórmulas, receitas e sacadas de sucesso infalíveis e de outro profissionais de odontologia massacrados por um mercado cada dia mais concorrido e competitivo. Bingo!

Existem profissionais de odontologia e proprietários de clínicas odontológicas que "ensinam" seus "colegas" a ganhar muito dinheiro da "mesma forma que eles fizeram em suas clínicas (SIC)". Quanta generosidade!!

É interessante, mas Bill Gates ou Steve Jobs nunca fizeram cursos do tipo: "Crie a próxima Microsoft", ou "Como se tornar maior que a Apple". Por que será? Porque eles realmente não queriam concorrentes.

Veja, não seja ingênuo, não caia nessa história de vídeos bem produzidos e "depoimentos espontâneos" realizados com a ajuda de empresas de assessoria de imprensa. Nem tudo que reluz é ouro e no caso do mercado de odontologia não é mesmo!

Conclusão

Se você quer investir e marketing na odontologia e atrair mais clientes para seu consultório odontológico precisa evitar os erros acima.

Marketing tem a haver com entender, atender e superar expectativas das pessoas. Não é mágica. É ciência, precisa de investimento de dinheiro e tempo.

Dá trabalho e precisa ser realizado por profissionais, mas a boa notícia é que uma vez que seja bem feito vai atrair os melhores pacientes para sua clínica odontológica e gerar um negócio lucrativo e perene para você.

Se você quer ajuda para instalar um processo de marketing para dentistas na sua clínica ou consultório que realmente funcione, entre em contato conosco:


Senior Marketing

Marketing para dentistas

atendimento@seniormarketing.com.br

(11) 3254-7451

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