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3 estratégias de captação de pacientes


Todo profissional de saúde sabe que sem pacientes não existe negócio. Mas até o melhor médico ou dentista precisa de uma estratégia de captação de pacientes.

Uma estratégia de captação de pacientes é uma maneira estrutura de atrair, converter e reter pacientes na sua clínica.

Para que uma estratégia de captação de pacientes, seja ela qual for funcione é necessários que os seguintes elementos estejam presentes:

A - Uma meta

Quantos pacientes e em quanto tempo?

B - Um perfil de público-alvo bem definido

Quem são as pessoas que vão ser alvo da nossa meta? Qual a faixa etária? Qual a faixa de renda? Elas moram onde? O que buscam em um serviço de saúde como o que você oferece?

C - Uma ou mais estratégias bem definidas para atingir a meta escolhida.

Para atrair, reter e converter o número de pacientes definidos na sua meta qual ou quais as melhores estratégias a seguir?

Bom, agora que você sabe quais os elementos que não podem faltar dentro de um plano para captar mais pacientes para seu consultório ou clínica é preciso que fique claro a diferença entre estratégias e táticas.

A estratégia se refere a objetivos situados no longo prazo, enquanto a tática se refere a objetivos de médio prazo. Para a implementação da estratégia são necessárias muitas táticas que se sucedem ordenadamente no tempo.

Já deu para perceber que captar bons pacientes para o seu consultório ou clínica não pode se resumir a jogar dinheiro em publicidade e propaganda aleatoriamente. Não, vai muito além disso.

Existem dezenas de estratégias de captação de pacientes, mas aqui vamos citar apenas 3 que são bem aceitas no meio de saúde e que trazem resultados concretos quando bem aplicadas.

01 - Estratégia de Marketing de Conteúdo

Utilizando os canais digitais são disponibilizadas informações de interesse de um determinado público-alvo nos mais diversos formatos, tais como e-books, artigos, vídeos, podcasts, lives, etc.

Esse material deve endereçar as dores e dúvidas de um determinado grupo de pessoas, como por exemplo, mulheres grávidas ou pessoas que buscam informações sobre tratamentos estéticos dentários.

A estratégia de marketing de conteúdo para captação de pacientes envolve além do conteúdo propriamente dito outras ferramentas como landing pages, e-mails, páginas de conversão e um ciclo automatizado de envio de informações de interesse para as pessoas que vão se interessando por um tema específico até o momento que essas pessoas estejam prontas para marcar uma consulta e agendar uma avaliação no seu consultório.

É um processo contínuo que começa a demonstrar seus resultados depois de alguns meses de execução mas que costuma trazer pacientes muito segmentados, pois os mesmos estão muito bem informados e conscientes da sua oferta, enxergando valor no seu serviço e prontos para comprar.

02 - Estratégia de Marketing Digital

Todo mundo sabe que as pessoas hoje em dia são altamente conectadas à internet. Somos milhões de brasileiros acessando diariamente sites, redes sociais, blogs, vídeos, etc.

Uma boa estratégia de marketing digital para captação de pacientes é aquela que estuda o perfil do seu público-alvo e faz um link entre os melhores canais de divulgação na internet, que são acessados pelo seu público.

Mas não basta apenas estar presente onde seu público está. Para funcionar, o marketing digital para médicos e o marketing digital para dentistas tem que se apoiar em uma estratégia.

E ai é preciso entender que é necessário um plano que apresente no lugar certo, no momento adequado, uma oferta que vá de encontro aos desejos e necessidades de um determinado público-alvo.

Esse é o papel da estratégia de marketing digital para captar pacientes. A montagem de um site, a escolha das redes sociais adequadas, as postagens e a gravação de vídeos ou produção de qualquer conteúdo, bem como, a vinculação de tudo isso são atividades que vão fazer parte da estratégia.

Entenda que muitas vezes médicos e dentistas não tem os resultados que esperam no marketing digital para dentistas ou no marketing digital para médicos porque eles estão apenas executando atividades (criam um site, postam no Instagram, etc.) mas sem uma estratégia por trás disso.

Estratégias de Marketing Offline

Apesar de todo o barulho provocado pelo marketing digital, se você tem uma clínica em uma cidade do interior brasileiro deveria considerar seriamente os canais offline.

É certo que cada vez mais pessoas estão migrando para os canais digitais, mas ainda existe uma grande parcela da população brasileira que ouve rádio, lê jornal e vê televisão, especialmente no interior brasileiro.

Então, avalie o perfil do seu público-alvo, leve em consideração os regionalismos e tendências locais e não caia no canto da sereia de agências de marketing para dentista e agências de marketing para médicos que só conhecem e se limitam ao canal digital.

Uma boa estratégia que envolva uma ampla cobertura no rádio e jornal local adequado ao seu público-alvo ainda é bastante efetiva.

Logicamente, a linguagem, o tipo de oferta e principalmente o timing para anunciar nos canais offline são diferentes dos canais online e por isso você deveria contar com a ajuda de uma empresa de marketing especializada.

Conclusão

Esse artigo não tem a pretensão de ensinar a fazer a captação de pacientes, mesmo porque uma estratégia de captação de pacientes genérica é uma falácia!

Se você precisa captar pacientes para sua clínica entre em contato conosco. Vamos avaliar a sua situação específica e montar uma estratégia de captação de pacientes que realmente traga os melhores pacientes para a sua clínica.


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Captação de pacientes para médicos e dentistas

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