Buscar
  • Sr. Site

Comprar uma franquia de odontologia ou contratar uma consultoria para dentistas?


Somos frequentemente consultados por profissionais que estão em dúvida sobre a compra de uma franquia de odontologia.

Geralmente, são pessoas com algum capital para investir mas tem sérias dúvidas se as franquias odontológicas valem realmente a pena.

Afinal, o investimento para a compra de uma franquia odontológica não é baixo. Além do preço de uma franquia odontológica ser alto existe o risco do "casamento" entre o franqueador (quem vende a franquia) e o franqueador (quem compra a franquia) não dar certo.

Quando comprar uma franquia de odontologia vale a pena?

Se você é um profissional técnico seja da área de odontologia ou de outras profissões e não tem nenhum conhecimento sobre gestão, finanças e marketing vale a pena contratar uma franquia, desde que tenha o capital necessário para o investimento inicial e esteja disposto a seguir ordens.

Por mais que os franqueados queiram suavizar a situação, na verdade o dono do negócio, pelo menos, o dono que dita as regras sempre será o franqueador.

Ao franqueado cabe seguir e usufruir, se tudo der certo, o modelo de negócio criado pelo franqueador. É o franqueador que decide qual o aspecto da clínica, quais são os móveis e equipamentos, como eles vão estar dispostos internamente (layout), quais são os procedimentos e tratamentos a serem oferecidos, a que preço, qual a margem de lucro, quais as condições de pagamento, quais são os funcionários, a média salarial, como contrata-lós, gerencia-lós e remunera-lós. Além disso é o franqueado que define as metas do negócio. Metas de faturamento por cadeira, metas de captação de pacientes e outras que variam de franquia para franquia.

Costumo dizer que as franquias são modelos de negócios feitos para funcionar "apesar" do franqueado. Claro, cada vez mais as franquias tem sido seletivas e buscado encontrar franqueados que tenham o perfil mais próximo do desejado pela rede.

Afinal vale ou não a pena comprar uma franquia de odontologia? Sim se você não tem problema em seguir ordens e remunerar o franqueador (bem alto) por tudo que ele esta te passando. O modelo de negócios, a marca e o know-how.

Existe garantia de que a franquia vai dar certo? Não, não existe. Tem mais chances de que um negócio que começa sozinho? Com certeza sim, pois a franquia é um modelo testado em outras praças e o aprendizado dos demais é disponibilizado para os demais franqueados.

Existem boas e más franquias. Assim como existem boas e más consultorias para dentistas. Quando não vale comprar uma franquia de odontologia? Se você tem um espírito empreendedor, se gosta de criar suas próprias regras, se acredita que o custo de manter uma franquia é muito alto (royaltes mensais + taxas de propaganda) e que poderia com ajuda de um empresa de marketing odontológico fazer mais com menos, a franquia não é para você.

A consultoria para dentistas

Consultorias de marketing odontológico são empresas que se especializaram em um campo restrito : o marketing e gestão para clínicas odontológicas.

Geralmente uma boa empresa de gestão e marketing odontológico tem anos de experiência e vivência nacional e as vezes até internacionalmente, geralmente assessorando clínicas e consultórios de odontologia de perfil mais amplo do que uma rede de franquias.

Nas franquias pelo próprio modelo de negócio, as redes padronizam o tipo e perfil do cliente alvo, o tipo de instalações, os locais onde devem estar localizadas as clínicas e as práticas de captação de clientes e vendas.

Já uma boa consultoria de dentistas tem uma visão mais ampla. Como atende hora clientes em locais bem pobres e em outro momento clientes que atendem público de nível alto, as consultorias acabam sendo mais ecléticas que as franquias.

Isso é um valor para você? Então a consultoria para dentistas é mais indicado no seu caso. Outro benefício das boas consultorias para dentistas é de que elas geralmente tem um corpo profissional formado por pessoal de mais alto nível em termos de gestão e marketing. Na Sênior Marketing por exemplo, todos os consultores são mestres e doutores em administração e marketing de serviços. Não conheço nenhuma rede de franquias cujos consultores de campo tem essa formação. Isso tem valor para você? Então, novamente a consultoria para dentistas é sua praia.

As franquias tem mais recursos e conseguem disponibilizar algumas ferramentas já integradas no seu custo e preço de vendas. Por exemplo, estudos de geomarketing. Elas geralmente já mapearam as cidades de seu interesse usando ferramentas que misturam imagens aeroespaciais (mapas) com base de dados diversas (IBGE, IPEA, etc) e com isso conseguem mostrar para o futuro franqueado com muita precisão os melhores pontos de várias cidades para se instalar uma nova unidade franqueada.

As consultorias também conseguem e tem acesso as essas ferramentas, mas geralmente como não fazem esse tipo de projeto toda hora, o custo para uma única unidade é mais caro. Se isso pesa para você, então a franquia é uma opção melhor.

A franquia vai te cobrar entre 8% a 10% do seu faturamento BRUTO todo mês, para o resto da sua vida, ou enquanto durar o relacionamento comercial com eles. Na consultoria você define quanto tempo deseja a assessoria deles (3 meses, 6 meses, 1 ano) e paga somente por um pacote de horas. Decidiu parar, basta avisar e o contrato é cancelado. Se isso pesa para você, então a consultoria de dentistas é a melhor opção.

Conclusão

Consultoria para dentistas pode ser uma opção a compra de uma franquia de odontologia desde que você se associe a uma boa empresa que tenha capacidade real de assessora-ló em tudo que a franquia faz sem o custo desta e de forma mais personalizada, com hora de entrada e saída. Porém, as coisas não estão prontas como na franquia, que por isso cobra (bem) mais caro e por tempo indeterminado.

A decisão é sua. Se quiser ajudar para definir o que é melhor para você, entre em contato conosco e um consultor de dentistas vai ligar para você e esclarecer todas suas dúvidas, em qualquer lugar do Brasil.

Sênior Marketing

Consultor de Dentistas

#consultordedentistas #franquiadeodontologia #franquiaxconsultoria

0 visualização
Senior Marketing.png